A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4040 |
Resumo: | Face à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige. |
id |
RCAP_b0539ef9a67c97fd1f372f558539407e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4040 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolarEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARLIDERANÇAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARORGANIZAÇÃO ESCOLAREDUCATIONSCHOOL MANAGEMENTLEADERSHIPSCHOOL ORGANIZATIONFace à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige.In light of the ineffectiveness of externally planned changes, recent research highlights the relevance of school organisational culture with regard to the quality of educational processes and school achievement, as well as the crucial importance of the role of leadership in improvements in schools. Taking the question “How can leaders promote improvements in school organisation?” as a starting point, the researcher describes the school as an organisation, examines the importance of organisational culture in improvements, assesses the role of leadership in improving school organisation and proposes courses of action aimed at school improvement. The theoretical framework addresses the concepts of school organisation, leadership and improvement. In this project work, data collection and processing were conducted by means of reading and analysis of the external evaluation and self-assessment reports of a cluster of schools, following the qualitative research methodology. On the basis of the resulting diagnosis, three areas for improvement were determined: educational achievement, professional development of teachers and other educational staff, and consolidation of the identity of the grouping of schools and collaboration with the community. As a resolution plan, an improvement plan comprising strategic objectives and steps/dynamics to be implemented in the grouping of schools directed by the researcher is proposed.2013-10-11T13:14:06Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4040porOliveira, Maria Luísa Gadanho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:49.659660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
title |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
spellingShingle |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar Oliveira, Maria Luísa Gadanho de EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR LIDERANÇA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL MANAGEMENT LEADERSHIP SCHOOL ORGANIZATION |
title_short |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
title_full |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
title_fullStr |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
title_full_unstemmed |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
title_sort |
A liderança na promoção da melhoria da organização escolar |
author |
Oliveira, Maria Luísa Gadanho de |
author_facet |
Oliveira, Maria Luísa Gadanho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Luísa Gadanho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR LIDERANÇA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL MANAGEMENT LEADERSHIP SCHOOL ORGANIZATION |
topic |
EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR LIDERANÇA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL MANAGEMENT LEADERSHIP SCHOOL ORGANIZATION |
description |
Face à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11T13:14:06Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4040 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131245558366208 |