A liderança na promoção da melhoria da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Luísa Gadanho de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4040
Resumo: Face à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige.
id RCAP_b0539ef9a67c97fd1f372f558539407e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança na promoção da melhoria da organização escolarEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARLIDERANÇAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARORGANIZAÇÃO ESCOLAREDUCATIONSCHOOL MANAGEMENTLEADERSHIPSCHOOL ORGANIZATIONFace à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige.In light of the ineffectiveness of externally planned changes, recent research highlights the relevance of school organisational culture with regard to the quality of educational processes and school achievement, as well as the crucial importance of the role of leadership in improvements in schools. Taking the question “How can leaders promote improvements in school organisation?” as a starting point, the researcher describes the school as an organisation, examines the importance of organisational culture in improvements, assesses the role of leadership in improving school organisation and proposes courses of action aimed at school improvement. The theoretical framework addresses the concepts of school organisation, leadership and improvement. In this project work, data collection and processing were conducted by means of reading and analysis of the external evaluation and self-assessment reports of a cluster of schools, following the qualitative research methodology. On the basis of the resulting diagnosis, three areas for improvement were determined: educational achievement, professional development of teachers and other educational staff, and consolidation of the identity of the grouping of schools and collaboration with the community. As a resolution plan, an improvement plan comprising strategic objectives and steps/dynamics to be implemented in the grouping of schools directed by the researcher is proposed.2013-10-11T13:14:06Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4040porOliveira, Maria Luísa Gadanho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:49.659660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
title A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
spellingShingle A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
Oliveira, Maria Luísa Gadanho de
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
LEADERSHIP
SCHOOL ORGANIZATION
title_short A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
title_full A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
title_fullStr A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
title_full_unstemmed A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
title_sort A liderança na promoção da melhoria da organização escolar
author Oliveira, Maria Luísa Gadanho de
author_facet Oliveira, Maria Luísa Gadanho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Luísa Gadanho de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
LEADERSHIP
SCHOOL ORGANIZATION
topic EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
LIDERANÇA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL MANAGEMENT
LEADERSHIP
SCHOOL ORGANIZATION
description Face à ineficácia das mudanças planificadas externamente, a investigação recente evidencia a relevância da cultura organizacional de escola na qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares, bem como a importância decisiva do papel liderança na melhoria da escola. A partir da questão “Como podem os líderes promover a melhoria na organização escolar?”, a investigadora caracteriza a escola como organização, analisa a importância da cultura organizacional na melhoria, afere o papel da liderança na melhoria da organização escolar e apresenta formas de atuação que conduzam à melhoria escolar. O enquadramento teórico debruça-se sobre os conceitos de organização escolar, liderança e melhoria. Neste trabalho de projeto, procedeu-se à recolha e tratamento de dados a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação externa e de autoavaliação de um agrupamento de escolas, seguindo a metodologia de investigação qualitativa. Face ao diagnóstico realizado, foram definidas três áreas de melhoria: o sucesso educativo, o desenvolvimento profissional de docentes e outros agentes educativos e a consolidação da identidade do agrupamento e colaboração com a comunidade. Como plano de resolução é apresentado um plano de melhoria, em que constam os objetivos estratégicos e as ações/dinâmicas a implementar no agrupamento que a investigadora dirige.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11T13:14:06Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4040
url http://hdl.handle.net/10437/4040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131245558366208