Da área do tapete às mesas de madeira:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41215 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Mestrado pretende, antes de mais, realçar a importância da transição do pré-escolar para o 1ºano do 1ºciclo do Ensino Básico. Através desta questão, muitas outras surgiram, tais como a necessidade urgente de uma parceria mais vinculada e definida entre professores e educadores, bem como o papel essencial, participativo e mais ativo dos encarregados de educação nesta etapa tão delicada na educação. Esta questão inicial, surgiu em contexto de estágio e dá lugar a um estudo de caso, o qual foca-se em duas instituições de ambas as valências: Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, relatando práticas e alguns aspetos bastante importantes nesta transição e adaptação. Foram realizadas entrevistas a docentes de ambas as valências com o objetivo de, não só conhecer as práticas e opiniões de professoras e educadoras, mas também das respetivas coordenações que revelaram um papel tão fulcral neste tema. Serão também retratados alguns aspetos essenciais das Práticas de Ensino Supervisionadas, visando um enquadramento e contextualização do estudo, apresentando-se as instituições em causa, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos estágios. Apresentar-se-ão ainda os resultados e informações obtidas nestas entrevistas, de onde podemos retirar conclusões interessantes. Assim, não deixarão de constar aqui presentes as implicações deste estudo de caso e do Relatório Final no percurso formativo. |
id |
RCAP_4f140861efd7a231a0dd7eafe8ef0ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da área do tapete às mesas de madeira:a transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico – um estudo de casoTransiçãoAdaptaçãoProcessoEducação pré-escolar1º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final de Mestrado pretende, antes de mais, realçar a importância da transição do pré-escolar para o 1ºano do 1ºciclo do Ensino Básico. Através desta questão, muitas outras surgiram, tais como a necessidade urgente de uma parceria mais vinculada e definida entre professores e educadores, bem como o papel essencial, participativo e mais ativo dos encarregados de educação nesta etapa tão delicada na educação. Esta questão inicial, surgiu em contexto de estágio e dá lugar a um estudo de caso, o qual foca-se em duas instituições de ambas as valências: Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, relatando práticas e alguns aspetos bastante importantes nesta transição e adaptação. Foram realizadas entrevistas a docentes de ambas as valências com o objetivo de, não só conhecer as práticas e opiniões de professoras e educadoras, mas também das respetivas coordenações que revelaram um papel tão fulcral neste tema. Serão também retratados alguns aspetos essenciais das Práticas de Ensino Supervisionadas, visando um enquadramento e contextualização do estudo, apresentando-se as instituições em causa, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos estágios. Apresentar-se-ão ainda os resultados e informações obtidas nestas entrevistas, de onde podemos retirar conclusões interessantes. Assim, não deixarão de constar aqui presentes as implicações deste estudo de caso e do Relatório Final no percurso formativo.Nogueira, ClementinaRepositório ComumMira, Ana Rute2022-06-29T10:37:36Z2016-06-172016-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41215TID:201548615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:09.400804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da área do tapete às mesas de madeira: a transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico – um estudo de caso |
title |
Da área do tapete às mesas de madeira: |
spellingShingle |
Da área do tapete às mesas de madeira: Mira, Ana Rute Transição Adaptação Processo Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da área do tapete às mesas de madeira: |
title_full |
Da área do tapete às mesas de madeira: |
title_fullStr |
Da área do tapete às mesas de madeira: |
title_full_unstemmed |
Da área do tapete às mesas de madeira: |
title_sort |
Da área do tapete às mesas de madeira: |
author |
Mira, Ana Rute |
author_facet |
Mira, Ana Rute |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Clementina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mira, Ana Rute |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Adaptação Processo Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Transição Adaptação Processo Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final de Mestrado pretende, antes de mais, realçar a importância da transição do pré-escolar para o 1ºano do 1ºciclo do Ensino Básico. Através desta questão, muitas outras surgiram, tais como a necessidade urgente de uma parceria mais vinculada e definida entre professores e educadores, bem como o papel essencial, participativo e mais ativo dos encarregados de educação nesta etapa tão delicada na educação. Esta questão inicial, surgiu em contexto de estágio e dá lugar a um estudo de caso, o qual foca-se em duas instituições de ambas as valências: Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, relatando práticas e alguns aspetos bastante importantes nesta transição e adaptação. Foram realizadas entrevistas a docentes de ambas as valências com o objetivo de, não só conhecer as práticas e opiniões de professoras e educadoras, mas também das respetivas coordenações que revelaram um papel tão fulcral neste tema. Serão também retratados alguns aspetos essenciais das Práticas de Ensino Supervisionadas, visando um enquadramento e contextualização do estudo, apresentando-se as instituições em causa, bem como os projetos desenvolvidos ao longo dos estágios. Apresentar-se-ão ainda os resultados e informações obtidas nestas entrevistas, de onde podemos retirar conclusões interessantes. Assim, não deixarão de constar aqui presentes as implicações deste estudo de caso e do Relatório Final no percurso formativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 2016-06-17T00:00:00Z 2022-06-29T10:37:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41215 TID:201548615 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41215 |
identifier_str_mv |
TID:201548615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134915934027776 |