Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Raquel Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1207
Resumo: O presente trabalho propõe-se iluminar diferenças, vistas como significativas entre a vídeo-arte e o cinema, assim como os pontos fulcrais de semelhança e proximidade. Estas duas formas artísticas contemporâneas assistem-se uma à outra numa conformidade que muitas vezes se torna difícil explicar na prática e na lógica. Numa tentativa de clarificar alguns pontos que permanecem na obscuridade, interpreto objectivamente o que ambos têm em comum e também onde divergem declaradamente. É minha intenção criar uma ligação entre vídeo-arte e cinema para a sua compreensão sem que para isso se extinga a essência de cada forma de arte, mas antes a sua integração e inclusão numa sociedade cada vez mais complexa como é a nossa. ABSTRACT: This thesis proposes to to illuminate differences, seen as significant differences between video art and cinema, as well as the focal points of similarity and proximity. These two contemporary art forms, are assisting each other in a in a line that often becomes difficult to explain in practice or logic. Attempting to clarify some points that remain in the dark, I objectively take what both have in common and where they clearly diverge. It is my intention to create a link between video art and cinema for their understanding, without extinguish their essence, but to promote their integration and inclusion in an increasingly complex society such as ours.
id RCAP_4f24b5bdbba61d84d1a0776deb3fb4c9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneasCriação artísticaProdução cinematográficaEstética cinematográficaVídeoO presente trabalho propõe-se iluminar diferenças, vistas como significativas entre a vídeo-arte e o cinema, assim como os pontos fulcrais de semelhança e proximidade. Estas duas formas artísticas contemporâneas assistem-se uma à outra numa conformidade que muitas vezes se torna difícil explicar na prática e na lógica. Numa tentativa de clarificar alguns pontos que permanecem na obscuridade, interpreto objectivamente o que ambos têm em comum e também onde divergem declaradamente. É minha intenção criar uma ligação entre vídeo-arte e cinema para a sua compreensão sem que para isso se extinga a essência de cada forma de arte, mas antes a sua integração e inclusão numa sociedade cada vez mais complexa como é a nossa. ABSTRACT: This thesis proposes to to illuminate differences, seen as significant differences between video art and cinema, as well as the focal points of similarity and proximity. These two contemporary art forms, are assisting each other in a in a line that often becomes difficult to explain in practice or logic. Attempting to clarify some points that remain in the dark, I objectively take what both have in common and where they clearly diverge. It is my intention to create a link between video art and cinema for their understanding, without extinguish their essence, but to promote their integration and inclusion in an increasingly complex society such as ours.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:35:28Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1207porCarrilho, Raquel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:48Zoai:ria.ua.pt:10773/1207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:56.549849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
title Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
spellingShingle Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
Carrilho, Raquel Martins
Criação artística
Produção cinematográfica
Estética cinematográfica
Vídeo
title_short Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
title_full Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
title_fullStr Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
title_full_unstemmed Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
title_sort Vídeo-arte e cinema: cruzamento de linguagens contemporâneas
author Carrilho, Raquel Martins
author_facet Carrilho, Raquel Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Raquel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Produção cinematográfica
Estética cinematográfica
Vídeo
topic Criação artística
Produção cinematográfica
Estética cinematográfica
Vídeo
description O presente trabalho propõe-se iluminar diferenças, vistas como significativas entre a vídeo-arte e o cinema, assim como os pontos fulcrais de semelhança e proximidade. Estas duas formas artísticas contemporâneas assistem-se uma à outra numa conformidade que muitas vezes se torna difícil explicar na prática e na lógica. Numa tentativa de clarificar alguns pontos que permanecem na obscuridade, interpreto objectivamente o que ambos têm em comum e também onde divergem declaradamente. É minha intenção criar uma ligação entre vídeo-arte e cinema para a sua compreensão sem que para isso se extinga a essência de cada forma de arte, mas antes a sua integração e inclusão numa sociedade cada vez mais complexa como é a nossa. ABSTRACT: This thesis proposes to to illuminate differences, seen as significant differences between video art and cinema, as well as the focal points of similarity and proximity. These two contemporary art forms, are assisting each other in a in a line that often becomes difficult to explain in practice or logic. Attempting to clarify some points that remain in the dark, I objectively take what both have in common and where they clearly diverge. It is my intention to create a link between video art and cinema for their understanding, without extinguish their essence, but to promote their integration and inclusion in an increasingly complex society such as ours.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:35:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1207
url http://hdl.handle.net/10773/1207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448835416064