(Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1228
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I - Educação Pré-Escolar e Estágio II - 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, visando a experiência da estagiária durante a sua intervenção educativa. Este relatório teve por base uma revisão literária sobre as teorias públicas relativas aos dois contextos, bem como aos documentos orientadores da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e, ainda, na opção metodológica que teve em conta uma recolha de dados de investigação, tais como: registos de observação, registos fotográficos, reflexões semanais, entre outros. Pode-se encontrar, ainda, a análise detalhada da experiência da estagiária na sua intervenção educativa, clarificando, desta forma, quais as estratégias aplicadas pela mesma após as leituras efetuadas, assim como o modo como problematizou a construção da profissionalidade. The present report was elaborated in the context of the curricular units “Estágio I – Educação Pré-Escolar” and “Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, undertaken at Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, covering the intern’s experience during her educational intervention. The report is based on a literature review about the public theories on both contexts, on the guiding documents of “Educação Pré-Escolar (EPE)” and of 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)” and also on the adopted methodology, which included a collection of research data, like records of observation, photographic records, weekly reflections, among others. The report also contains a detailed analysis of the intern’s experience during the educational intervention she conducted, clarifying the strategies she chose after completion of the readings, as well as the way in which she problematized the construction of professionality.
id RCAP_4f3d2dc9d5abeee238569045f240e503
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)Formação de professoresEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I - Educação Pré-Escolar e Estágio II - 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, visando a experiência da estagiária durante a sua intervenção educativa. Este relatório teve por base uma revisão literária sobre as teorias públicas relativas aos dois contextos, bem como aos documentos orientadores da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e, ainda, na opção metodológica que teve em conta uma recolha de dados de investigação, tais como: registos de observação, registos fotográficos, reflexões semanais, entre outros. Pode-se encontrar, ainda, a análise detalhada da experiência da estagiária na sua intervenção educativa, clarificando, desta forma, quais as estratégias aplicadas pela mesma após as leituras efetuadas, assim como o modo como problematizou a construção da profissionalidade. The present report was elaborated in the context of the curricular units “Estágio I – Educação Pré-Escolar” and “Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, undertaken at Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, covering the intern’s experience during her educational intervention. The report is based on a literature review about the public theories on both contexts, on the guiding documents of “Educação Pré-Escolar (EPE)” and of 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)” and also on the adopted methodology, which included a collection of research data, like records of observation, photographic records, weekly reflections, among others. The report also contains a detailed analysis of the intern’s experience during the educational intervention she conducted, clarifying the strategies she chose after completion of the readings, as well as the way in which she problematized the construction of professionality.2013-05-27T14:22:47Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1228porSantos, Franciscainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.250842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
title (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
spellingShingle (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
Santos, Francisca
Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
title_short (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
title_full (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
title_fullStr (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
title_full_unstemmed (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
title_sort (Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
author Santos, Francisca
author_facet Santos, Francisca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
topic Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
description O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I - Educação Pré-Escolar e Estágio II - 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, visando a experiência da estagiária durante a sua intervenção educativa. Este relatório teve por base uma revisão literária sobre as teorias públicas relativas aos dois contextos, bem como aos documentos orientadores da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e, ainda, na opção metodológica que teve em conta uma recolha de dados de investigação, tais como: registos de observação, registos fotográficos, reflexões semanais, entre outros. Pode-se encontrar, ainda, a análise detalhada da experiência da estagiária na sua intervenção educativa, clarificando, desta forma, quais as estratégias aplicadas pela mesma após as leituras efetuadas, assim como o modo como problematizou a construção da profissionalidade. The present report was elaborated in the context of the curricular units “Estágio I – Educação Pré-Escolar” and “Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, undertaken at Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, covering the intern’s experience during her educational intervention. The report is based on a literature review about the public theories on both contexts, on the guiding documents of “Educação Pré-Escolar (EPE)” and of 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)” and also on the adopted methodology, which included a collection of research data, like records of observation, photographic records, weekly reflections, among others. The report also contains a detailed analysis of the intern’s experience during the educational intervention she conducted, clarifying the strategies she chose after completion of the readings, as well as the way in which she problematized the construction of professionality.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-27T14:22:47Z
2013-02-01T00:00:00Z
2013-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1228
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620938088448