Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos Diogo da Silva Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1568
Resumo: A etapa que culmina a formação básica de um docente é o estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionada. Durante este período, cada estudante é confrontado, in loco, com desafios que terá de superar ao longo da sua carreira como parte do corpo docente. Este é um momento único de partilha de conhecimentos e de técnicas entre professores experientes, entre colegas em igualdade de circunstâncias que se vêem confrontados com problemas semelhantes e, claro, com os próprios alunos, que serão os principais beneficiados do sucesso profissional do professor em formação. Neste momento de introspeção o próprio docente formando está mais centrado em si mesmo e, portanto, disponível para melhorar a sua atividade nos níveis científico, didático-pedagógico, relacional e mesmo pessoal. O documento que aqui se apresenta é uma compilação de vivências e de trabalhos realizados no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A experiência decorreu em duas turmas de faixas etárias diferentes, com contextos familiares, escolares e formativos distintos, desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) e na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM). Ao longo dos meses em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, ou Estágio Pedagógico, pretendeu-se atuar em outras várias áreas inerentes à vida escolar, tais como a realização de Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades Complementares à Prática Letiva. Como o desenvolvimento da atividade de um docente está inerente ao próprio desenvolvimento profissional individual do docente, realizaram-se, de igual forma, Atividades Científico-Pedagógicas. Finalmente, cada atividade desenvolvida foi alvo de profunda reflexão a qual surge expressa no presente documento que, mais do que um instrumento de avaliação académica, pretende-se que seja, para quem o ler, um testemunho de apoio da atividade profissional dos docentes.
id RCAP_4f3d6985172b9edcc00e127cb9a2be70
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime MonizEstágio pedagógicoEnsinoBiologiaGeologiaCiências naturaisEducaçãoTeacher traineeshipLearningTeachingBiologyGeologyNatural sciencesEducationEnsino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA etapa que culmina a formação básica de um docente é o estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionada. Durante este período, cada estudante é confrontado, in loco, com desafios que terá de superar ao longo da sua carreira como parte do corpo docente. Este é um momento único de partilha de conhecimentos e de técnicas entre professores experientes, entre colegas em igualdade de circunstâncias que se vêem confrontados com problemas semelhantes e, claro, com os próprios alunos, que serão os principais beneficiados do sucesso profissional do professor em formação. Neste momento de introspeção o próprio docente formando está mais centrado em si mesmo e, portanto, disponível para melhorar a sua atividade nos níveis científico, didático-pedagógico, relacional e mesmo pessoal. O documento que aqui se apresenta é uma compilação de vivências e de trabalhos realizados no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A experiência decorreu em duas turmas de faixas etárias diferentes, com contextos familiares, escolares e formativos distintos, desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) e na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM). Ao longo dos meses em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, ou Estágio Pedagógico, pretendeu-se atuar em outras várias áreas inerentes à vida escolar, tais como a realização de Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades Complementares à Prática Letiva. Como o desenvolvimento da atividade de um docente está inerente ao próprio desenvolvimento profissional individual do docente, realizaram-se, de igual forma, Atividades Científico-Pedagógicas. Finalmente, cada atividade desenvolvida foi alvo de profunda reflexão a qual surge expressa no presente documento que, mais do que um instrumento de avaliação académica, pretende-se que seja, para quem o ler, um testemunho de apoio da atividade profissional dos docentes.The step that completes the basic training of a teacher is teaching practice or supervised teaching practice. During this period, each student is faced with challenges that he must have to deal throughout his future career. This is a unique opportunity to share knowledge and techniques from experienced teachers, among colleagues facing similar problems and of course with the students themselves, who are the main beneficiaries of the professional success teacher training. At this time of introspection future teachers are more self-centered and, therefore, available to improve their activity levels in scientific, educational and pedagogical, relational and even personal grounds. The document presented here is a compilation of experiences and works in the school year 2013/2014, under the Master in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The experiment took place in two groups of young students of different ages, belonging to different family, school and training contexts, and were undertaken in the Primary and Secondary School Gonçalves Zarco and Secondary School Jaime Moniz, both in Funchal, Madeira. Over the months this Supervised Teaching Practice took place it was intended to act in several other areas involved in school life, such as integration activities in School, intervention activities in the school community and activities complementary to the normal lecture practices. As the development of the teacher’s activity is inherent to the development of individual teaching capabilities, we followed specific ScientificPedagogic activities. Finally, each activity was the subject of a deep reflection which is expressed in this document. More than an academic assessment tool this document is intended to be, for those who read it, a testimony to support the professional activity of other teachers.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaPereira, Carlos Diogo da Silva Martins2017-07-21T00:30:08Z2017-01-31T00:00:00Z2017-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1568201648733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:17.023837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
title Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
spellingShingle Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
Pereira, Carlos Diogo da Silva Martins
Estágio pedagógico
Ensino
Biologia
Geologia
Ciências naturais
Educação
Teacher traineeship
Learning
Teaching
Biology
Geology
Natural sciences
Education
Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
title_fullStr Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
title_full_unstemmed Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
title_sort Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz
author Pereira, Carlos Diogo da Silva Martins
author_facet Pereira, Carlos Diogo da Silva Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pombo, Dora Aguin
Rodrigues, Domingos Manuel Martins
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carlos Diogo da Silva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Ensino
Biologia
Geologia
Ciências naturais
Educação
Teacher traineeship
Learning
Teaching
Biology
Geology
Natural sciences
Education
Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Ensino
Biologia
Geologia
Ciências naturais
Educação
Teacher traineeship
Learning
Teaching
Biology
Geology
Natural sciences
Education
Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A etapa que culmina a formação básica de um docente é o estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionada. Durante este período, cada estudante é confrontado, in loco, com desafios que terá de superar ao longo da sua carreira como parte do corpo docente. Este é um momento único de partilha de conhecimentos e de técnicas entre professores experientes, entre colegas em igualdade de circunstâncias que se vêem confrontados com problemas semelhantes e, claro, com os próprios alunos, que serão os principais beneficiados do sucesso profissional do professor em formação. Neste momento de introspeção o próprio docente formando está mais centrado em si mesmo e, portanto, disponível para melhorar a sua atividade nos níveis científico, didático-pedagógico, relacional e mesmo pessoal. O documento que aqui se apresenta é uma compilação de vivências e de trabalhos realizados no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A experiência decorreu em duas turmas de faixas etárias diferentes, com contextos familiares, escolares e formativos distintos, desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) e na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM). Ao longo dos meses em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, ou Estágio Pedagógico, pretendeu-se atuar em outras várias áreas inerentes à vida escolar, tais como a realização de Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades Complementares à Prática Letiva. Como o desenvolvimento da atividade de um docente está inerente ao próprio desenvolvimento profissional individual do docente, realizaram-se, de igual forma, Atividades Científico-Pedagógicas. Finalmente, cada atividade desenvolvida foi alvo de profunda reflexão a qual surge expressa no presente documento que, mais do que um instrumento de avaliação académica, pretende-se que seja, para quem o ler, um testemunho de apoio da atividade profissional dos docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21T00:30:08Z
2017-01-31T00:00:00Z
2017-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1568
201648733
url http://hdl.handle.net/10400.13/1568
identifier_str_mv 201648733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912841338880