Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1514
Resumo: A formação inicial de professores implica a realização de um Estágio Pedagógico que culmina com um relatório, que visa descrever todas as atividades planeadas e desenvolvidas de forma contextualizada, a diferentes níveis: pedagógico, científico e pessoal. Assim, o presente relatório evidencia as atitudes do professor estagiário para aperfeiçoar a sua intervenção pedagógica e promover o êxito do processo de ensino/aprendizagem durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. No que se refere à parte pedagógica procurou-se sempre planear e delinear estratégias/ atividades de ensino adequadas às características das turmas alvo, almejando o sucesso do processo de ensino/aprendizagem e utilizando os diferentes modelos avaliativos. Ao nível científico foram utilizados os termos/conceitos cientificamente aceites de uma forma objetiva, incutindo nos alunos a importância da literacia científica no seu quotidiano e evidenciando, sempre que possível, a relação entre os mesmos. Procurou-se ainda ter um papel de professor investigador, pois na planificação a médio prazo efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as ideias alternativas das diferentes temáticas para que aquando da intervenção pedagógica essas lacunas pudessem ser colmatadas e dirimidas. Todas as atividades executadas foram alvo de uma reflexão, na qual procurou-se identificar os aspetos positivos e os menos positivos, como forma de melhorar a intervenção pedagógica subsequente e promover um maior sucesso no processo de ensino/aprendizagem. De salientar que este trabalho é resultado do desenvolvimento pessoal e profissional, baseado num processo de análise crítico-construtiva dos observadores e ação reflexiva do professor estagiário ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Esta reflexão acarretou diferentes domínios funcionais que se interligam: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Educativa, Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, e que são essenciais para a identidade de um professor, dado que cada um deles proporciona a aquisição de diferentes competências, estratégias e recursos, que o capacitaram para, num futuro próximo, exercer a profissão de professor de uma forma integradora e desafiante.
id RCAP_a4c90ee21f23057e8a45b58ca8b15b0c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime MonizPrática de ensinoPlanificaçãoAvaliaçãoReflexãoTeaching practicePlanningAvaliationReflectionEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteA formação inicial de professores implica a realização de um Estágio Pedagógico que culmina com um relatório, que visa descrever todas as atividades planeadas e desenvolvidas de forma contextualizada, a diferentes níveis: pedagógico, científico e pessoal. Assim, o presente relatório evidencia as atitudes do professor estagiário para aperfeiçoar a sua intervenção pedagógica e promover o êxito do processo de ensino/aprendizagem durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. No que se refere à parte pedagógica procurou-se sempre planear e delinear estratégias/ atividades de ensino adequadas às características das turmas alvo, almejando o sucesso do processo de ensino/aprendizagem e utilizando os diferentes modelos avaliativos. Ao nível científico foram utilizados os termos/conceitos cientificamente aceites de uma forma objetiva, incutindo nos alunos a importância da literacia científica no seu quotidiano e evidenciando, sempre que possível, a relação entre os mesmos. Procurou-se ainda ter um papel de professor investigador, pois na planificação a médio prazo efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as ideias alternativas das diferentes temáticas para que aquando da intervenção pedagógica essas lacunas pudessem ser colmatadas e dirimidas. Todas as atividades executadas foram alvo de uma reflexão, na qual procurou-se identificar os aspetos positivos e os menos positivos, como forma de melhorar a intervenção pedagógica subsequente e promover um maior sucesso no processo de ensino/aprendizagem. De salientar que este trabalho é resultado do desenvolvimento pessoal e profissional, baseado num processo de análise crítico-construtiva dos observadores e ação reflexiva do professor estagiário ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Esta reflexão acarretou diferentes domínios funcionais que se interligam: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Educativa, Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, e que são essenciais para a identidade de um professor, dado que cada um deles proporciona a aquisição de diferentes competências, estratégias e recursos, que o capacitaram para, num futuro próximo, exercer a profissão de professor de uma forma integradora e desafiante.Initial teacher training involves performing a Teacher Training that ends in a report, which aims to describe all planned and developed activities at different levels: namely at educational, scientific and personal levels. Thus, this report highlights the attitudes of the teacher trainee to improve their pedagogical intervention and promote the sucess of the teaching / learning process during the Teacher Training held in Escola Básica e Secundária Zarco and Escola Secundária Jaime Moniz, in the academic year 2013 / 2014 within the scope of the master’s degree in Biology and Geology in Master Teaching of Biology and Geology in the 3.rd Cycle of the Basic Education and Secondary Education. Regarding the pedagogical level, I searched for strategies and learning activities suitable for the characteristics of the target classes, aiming at the success of the teaching and learning process through different evaluation models. At the scientific level, terms and concepts scientifically accepted were used in an objective manner, instilling in students the importance of scientific literacy in their daily lives showing whenever possible the relationship between them. Teachers have also an investigator role, achieved through a theoretical research for a medium-term planning, which was performed on alternative ideas concerning different topics, in order to settle them or bridge the gaps during the teaching process. All activities performed were subjected to a reflection, seeking positive and less positive aspects, in order to improve subsequent pedagogical intervention and promote greater success in the teaching / learning process. It should be stressed that this work is the result of a personal and professional development, based on a critical and constructive review process by observers in addition to a deep reflection of the teacher trainee throughout the Supervised Teaching Practice. This reflection brought together different functional domains that are interconnected: Supervised Teaching Practice, Integration Activities in School, Intervention Activities in the Educational Community, Scientific and Pedagogical Activities, which are essential to the identity of a teacher, since each one provides the acquisition of different skills, strategies, and resources that enabled him/her to pursue the profession in an integrated and challenging way.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaFerreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana2017-05-24T00:30:08Z2016-12-20T00:00:00Z2016-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1514201635810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:13.710138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
title Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
spellingShingle Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
Ferreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana
Prática de ensino
Planificação
Avaliação
Reflexão
Teaching practice
Planning
Avaliation
Reflection
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
title_short Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
title_full Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
title_fullStr Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
title_full_unstemmed Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
title_sort Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime Moniz
author Ferreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana
author_facet Ferreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pombo, Dora Aguin
Rodrigues, Domingos Manuel Martins
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Planificação
Avaliação
Reflexão
Teaching practice
Planning
Avaliation
Reflection
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
topic Prática de ensino
Planificação
Avaliação
Reflexão
Teaching practice
Planning
Avaliation
Reflection
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
description A formação inicial de professores implica a realização de um Estágio Pedagógico que culmina com um relatório, que visa descrever todas as atividades planeadas e desenvolvidas de forma contextualizada, a diferentes níveis: pedagógico, científico e pessoal. Assim, o presente relatório evidencia as atitudes do professor estagiário para aperfeiçoar a sua intervenção pedagógica e promover o êxito do processo de ensino/aprendizagem durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. No que se refere à parte pedagógica procurou-se sempre planear e delinear estratégias/ atividades de ensino adequadas às características das turmas alvo, almejando o sucesso do processo de ensino/aprendizagem e utilizando os diferentes modelos avaliativos. Ao nível científico foram utilizados os termos/conceitos cientificamente aceites de uma forma objetiva, incutindo nos alunos a importância da literacia científica no seu quotidiano e evidenciando, sempre que possível, a relação entre os mesmos. Procurou-se ainda ter um papel de professor investigador, pois na planificação a médio prazo efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as ideias alternativas das diferentes temáticas para que aquando da intervenção pedagógica essas lacunas pudessem ser colmatadas e dirimidas. Todas as atividades executadas foram alvo de uma reflexão, na qual procurou-se identificar os aspetos positivos e os menos positivos, como forma de melhorar a intervenção pedagógica subsequente e promover um maior sucesso no processo de ensino/aprendizagem. De salientar que este trabalho é resultado do desenvolvimento pessoal e profissional, baseado num processo de análise crítico-construtiva dos observadores e ação reflexiva do professor estagiário ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Esta reflexão acarretou diferentes domínios funcionais que se interligam: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Educativa, Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, e que são essenciais para a identidade de um professor, dado que cada um deles proporciona a aquisição de diferentes competências, estratégias e recursos, que o capacitaram para, num futuro próximo, exercer a profissão de professor de uma forma integradora e desafiante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20T00:00:00Z
2016-12-20T00:00:00Z
2017-05-24T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1514
201635810
url http://hdl.handle.net/10400.13/1514
identifier_str_mv 201635810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129911977312256