Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1224 |
Resumo: | Este Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real. |
id |
RCAP_a697ed23fccb9182ad2fe6d5e283d9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasBiologiaGeologiaEnsino Básico 3.º CicloEnsino SecundárioEstudos de casoEscola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEscolas Básicas integradasEscolas SecundáriasEstabelecimentos de ensinoFormação de professoresReflexãoPrática letivaPrática pedagógicaAção pedagógicaProcesso de aprendizagemAquisição de competênciasEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasEste Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaSousa, Rúben João Afonso2016-09-04T00:30:08Z2016-02-01T00:00:00Z2016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:57Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:56.680133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
spellingShingle |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Sousa, Rúben João Afonso Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Escolas Básicas integradas Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ação pedagógica Processo de aprendizagem Aquisição de competências Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
title_short |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_full |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_fullStr |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_sort |
Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
author |
Sousa, Rúben João Afonso |
author_facet |
Sousa, Rúben João Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pombo, Dora Aguin Rodrigues, Domingos Manuel Martins DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Rúben João Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Escolas Básicas integradas Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ação pedagógica Processo de aprendizagem Aquisição de competências Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
topic |
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Escolas Básicas integradas Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ação pedagógica Processo de aprendizagem Aquisição de competências Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
description |
Este Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-04T00:30:08Z 2016-02-01T00:00:00Z 2016-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1224 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129908726726656 |