Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rúben João Afonso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1224
Resumo: Este Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.
id RCAP_a697ed23fccb9182ad2fe6d5e283d9eb
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasBiologiaGeologiaEnsino Básico 3.º CicloEnsino SecundárioEstudos de casoEscola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEscolas Básicas integradasEscolas SecundáriasEstabelecimentos de ensinoFormação de professoresReflexãoPrática letivaPrática pedagógicaAção pedagógicaProcesso de aprendizagemAquisição de competênciasEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Faculdade de Ciências da VidaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências BiológicasEste Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaSousa, Rúben João Afonso2016-09-04T00:30:08Z2016-02-01T00:00:00Z2016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:57Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:56.680133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Sousa, Rúben João Afonso
Estágios pedagógicos
Ensino das ciências
Biologia
Geologia
Ensino Básico 3.º Ciclo
Ensino Secundário
Estudos de caso
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Escolas Básicas integradas
Escolas Secundárias
Estabelecimentos de ensino
Formação de professores
Reflexão
Prática letiva
Prática pedagógica
Ação pedagógica
Processo de aprendizagem
Aquisição de competências
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
title_short Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Sousa, Rúben João Afonso
author_facet Sousa, Rúben João Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pombo, Dora Aguin
Rodrigues, Domingos Manuel Martins
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rúben João Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios pedagógicos
Ensino das ciências
Biologia
Geologia
Ensino Básico 3.º Ciclo
Ensino Secundário
Estudos de caso
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Escolas Básicas integradas
Escolas Secundárias
Estabelecimentos de ensino
Formação de professores
Reflexão
Prática letiva
Prática pedagógica
Ação pedagógica
Processo de aprendizagem
Aquisição de competências
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
topic Estágios pedagógicos
Ensino das ciências
Biologia
Geologia
Ensino Básico 3.º Ciclo
Ensino Secundário
Estudos de caso
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Escolas Básicas integradas
Escolas Secundárias
Estabelecimentos de ensino
Formação de professores
Reflexão
Prática letiva
Prática pedagógica
Ação pedagógica
Processo de aprendizagem
Aquisição de competências
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Faculdade de Ciências da Vida
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Biológicas
description Este Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-04T00:30:08Z
2016-02-01T00:00:00Z
2016-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1224
url http://hdl.handle.net/10400.13/1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908726726656