Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vorobiova, Natalia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10116
Resumo: Dissertação de mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
id RCAP_4f6041c6069c4884450e7667c34529d8
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivations of tourists in wine regions: the case of La RiojaMotivação turísticaPush e pullEnoturismoLa RiojaEspanhaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017Wine tourism is a globally growing sector of tourism. In the La Rioja region, wine production is the most traditional industry, which is well-known for its internationally recognized high quality wines. This work addresses the motivations of the tourists who visit the region. It aims to find out whether tourists are attracted to La Rioja because of its famous wines and wine-related activities, or if there are other motives. To achieve this aim, a survey was applied in La Rioja’s capital city, Logroño. The survey consisted of questions regarding tourists’ stay in the region, their “push” and “pull” motives for the trip, wine-related habits, and satisfaction level during the visit and general sociodemographic characteristics. The findings of the survey were used to create different segments of tourists. First, data was grouped into five factors (motives of the visit) which afterwards were used to create two clusters: “wine tourists” and “other tourists”. Various tests suggest that there is significant difference between the two clusters regarding their inner motives to travel, interest in wine, age, marital status, education, income level, accommodation, if they are traveling alone or not, how they found out about the region, and their level of satisfaction. Out of the 217 respondents, 100 belonged to “wine tourists” and 117 to “other tourists”. The existence of two clusters suggests that tourists have various motivations to visit the region, which are not necessarily wine-related. Thus, the presentation of the region for tourist should have a wider offer as there is a demand for diverse experiences.O enoturismo é um sector em crescimento a nível global. Na região de La Rioja, a produção de vinho é a indústria mais tradicional, sendo reconhecida internacionalmente pelos seus vinhos de alta qualidade. Este trabalho aborda a motivação dos turistas que visitam a região. Pretende-se saber se os turistas são atraídos a La Rioja pelos seus famosos vinhos e atividades relacionadas com estes ou se há motivos diferentes para uma viagem. Para alcançar o objetivo pretendido, a pesquisa foi aplicada na capital da região de La Rioja, Logroño. O inquérito consistiu em questões relacionadas com estada dos turistas, os motivos push e pull para a viagem, hábitos relacionados com o vinho, nível de satisfação durante a visita e as sua características sociodemográficas. Os resultados da pesquisa foram utilizados para criar diferentes segmentos de turistas. Primeiro, os dados foram agrupados em cinco fatores (motivos da visita), que posteriormente foram utilizados para criar dois clusters: “enoturistas” e “outros turistas”. Vários testes sugerem que há uma diferença significativa entre os dois clusters relativamente aos seus motivos internos para viajar, interesse pelo vinho, idade, estado civil, educação, nível de rendimentos, alojamento, se viajam sozinhos ou não, como souberam da região e o seu nível de satisfação. Em 217 respostas, 100 pertenceram a “enoturistas” e 117 a “outros turistas”. A existência de dois clusters sugere que os turistas têm várias motivações para visitar a região, as quais não estão necessariamente relacionados com o vinho. Portanto, a apresentação da região ao turista deve ter uma oferta mais ampla, pois há procura por uma diversidade de experiências.Pintassilgo, PedroSapientiaVorobiova, Natalia2017-10-21T13:02:09Z2017-07-1320172017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10116TID:201739755enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:41Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:52.693576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
title Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
spellingShingle Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
Vorobiova, Natalia
Motivação turística
Push e pull
Enoturismo
La Rioja
Espanha
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
title_full Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
title_fullStr Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
title_full_unstemmed Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
title_sort Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja
author Vorobiova, Natalia
author_facet Vorobiova, Natalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintassilgo, Pedro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Vorobiova, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação turística
Push e pull
Enoturismo
La Rioja
Espanha
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Motivação turística
Push e pull
Enoturismo
La Rioja
Espanha
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-21T13:02:09Z
2017-07-13
2017
2017-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10116
TID:201739755
url http://hdl.handle.net/10400.1/10116
identifier_str_mv TID:201739755
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133250104328192