A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4612 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação |
id |
RCAP_4f614246b727bc6f59f7d5026a05c584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4612 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolarAvaliação de políticas públicasPolicy learningAbandono escolar precoceImplementação de políticas públicasPIEFPolíticas educativasPublic policies evaluationPolicy learningEarly school leavingPolicies implementationPIEFEducational policiesDissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da EducaçãoEm Janeiro de dois mil e onze a comissão europeia propôs, através de uma proposta de recomendação aos estados europeus, que os estados adoptassem políticas de prevenção de um fenómeno que apesar de ter vindo a diminuir ainda apresenta, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados. Os governos sucessivos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas segundo Grilo (2010) os programas acima citados deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expectativas e vivências experienciadas. Desta forma, procederemos à caracterização da organização escola, na sua relação triangular ESCOLA-ESTADO-MERCADO, reportando à missão principal da escola, tentando responder às perguntas: PARA QUEM? O QUÊ? COMO? QUANDO? COM QUEM? PARA QUÊ? (Cardim, 2010) e tentar explicar as causas do fenómeno do abandono escolar através do processo de formulação das políticas públicas, contextualizadas no contexto da união europeia. Centralizaremos o nosso estudo numa organização específica e num curso específico PIEF que segundo Bilhim (2006) são constituídas por grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem, entre elas, relações de cooperação (...) que exigem a coordenação formal de acções e que se caracterizam pela prossecução de metas e numa política pública no combate ao abandono escolar. Tentaremos traçar o perfil da organização, dos seus aprendentes e das suas trajectórias e percursos escolares numa perspectiva diacrónica, no seio das políticas da administração pública.In January two-thousand and eleven, the European commission launched a proposal to member states in order to adopt policies, strategies in order to prevent early school leaving. Despite the fact the numbers are decreasing, in some countries like Portugal and Malta the numbers are still high and subject to some concern. Governments have been promoting nation programs in order to tackle the issue of early school leaving but according to Grilo (2010) the programs/the policies need to be done at a local level, involving those in the filed (street level bureaucrats) having in mind the community and the environment. Nonetheless and according to latest statistics students tend to stay more time at school with courses that meet students’ needs. This way, we will proceed to the study of school as an organization in its triangular form SCHOOL-STATE-LABOUR MARKET, reporting to the main mission of the school trying to answer the questions: TO WHOM? WHAT? HOW? WHEN? WITH WHOM? WHAT FOR? (Cardim, 2010) and try to explain the causes that lead to early school leaving through the formulation of public policies within the European union This study will take place in a specific organization within a specific course PIEF that according to Bilhim (2006) are constituted by a group of two or three people, that establish different relations (...) that demand full formal coordination of joint actions, characterize by attaining goals as far as the object of this study is concerned. We will try to trace the the vision the organization, of its clients (students, parents) ) within public administration.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSerra, Fernando HumbertoRepositório da Universidade de LisboaCoimbra, Bruno Alexandre Miranda2012-07-31T09:49:20Z2012-06-292012-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:14.558408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
title |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
spellingShingle |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar Coimbra, Bruno Alexandre Miranda Avaliação de políticas públicas Policy learning Abandono escolar precoce Implementação de políticas públicas PIEF Políticas educativas Public policies evaluation Policy learning Early school leaving Policies implementation PIEF Educational policies |
title_short |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
title_full |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
title_fullStr |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
title_full_unstemmed |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
title_sort |
A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar |
author |
Coimbra, Bruno Alexandre Miranda |
author_facet |
Coimbra, Bruno Alexandre Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serra, Fernando Humberto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coimbra, Bruno Alexandre Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de políticas públicas Policy learning Abandono escolar precoce Implementação de políticas públicas PIEF Políticas educativas Public policies evaluation Policy learning Early school leaving Policies implementation PIEF Educational policies |
topic |
Avaliação de políticas públicas Policy learning Abandono escolar precoce Implementação de políticas públicas PIEF Políticas educativas Public policies evaluation Policy learning Early school leaving Policies implementation PIEF Educational policies |
description |
Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31T09:49:20Z 2012-06-29 2012-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/4612 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/4612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130998901833728 |