A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Bruno Alexandre Miranda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4612
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação
id RCAP_4f614246b727bc6f59f7d5026a05c584
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolarAvaliação de políticas públicasPolicy learningAbandono escolar precoceImplementação de políticas públicasPIEFPolíticas educativasPublic policies evaluationPolicy learningEarly school leavingPolicies implementationPIEFEducational policiesDissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da EducaçãoEm Janeiro de dois mil e onze a comissão europeia propôs, através de uma proposta de recomendação aos estados europeus, que os estados adoptassem políticas de prevenção de um fenómeno que apesar de ter vindo a diminuir ainda apresenta, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados. Os governos sucessivos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas segundo Grilo (2010) os programas acima citados deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expectativas e vivências experienciadas. Desta forma, procederemos à caracterização da organização escola, na sua relação triangular ESCOLA-ESTADO-MERCADO, reportando à missão principal da escola, tentando responder às perguntas: PARA QUEM? O QUÊ? COMO? QUANDO? COM QUEM? PARA QUÊ? (Cardim, 2010) e tentar explicar as causas do fenómeno do abandono escolar através do processo de formulação das políticas públicas, contextualizadas no contexto da união europeia. Centralizaremos o nosso estudo numa organização específica e num curso específico PIEF que segundo Bilhim (2006) são constituídas por grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem, entre elas, relações de cooperação (...) que exigem a coordenação formal de acções e que se caracterizam pela prossecução de metas e numa política pública no combate ao abandono escolar. Tentaremos traçar o perfil da organização, dos seus aprendentes e das suas trajectórias e percursos escolares numa perspectiva diacrónica, no seio das políticas da administração pública.In January two-thousand and eleven, the European commission launched a proposal to member states in order to adopt policies, strategies in order to prevent early school leaving. Despite the fact the numbers are decreasing, in some countries like Portugal and Malta the numbers are still high and subject to some concern. Governments have been promoting nation programs in order to tackle the issue of early school leaving but according to Grilo (2010) the programs/the policies need to be done at a local level, involving those in the filed (street level bureaucrats) having in mind the community and the environment. Nonetheless and according to latest statistics students tend to stay more time at school with courses that meet students’ needs. This way, we will proceed to the study of school as an organization in its triangular form SCHOOL-STATE-LABOUR MARKET, reporting to the main mission of the school trying to answer the questions: TO WHOM? WHAT? HOW? WHEN? WITH WHOM? WHAT FOR? (Cardim, 2010) and try to explain the causes that lead to early school leaving through the formulation of public policies within the European union This study will take place in a specific organization within a specific course PIEF that according to Bilhim (2006) are constituted by a group of two or three people, that establish different relations (...) that demand full formal coordination of joint actions, characterize by attaining goals as far as the object of this study is concerned. We will try to trace the the vision the organization, of its clients (students, parents) ) within public administration.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSerra, Fernando HumbertoRepositório da Universidade de LisboaCoimbra, Bruno Alexandre Miranda2012-07-31T09:49:20Z2012-06-292012-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:14.558408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
title A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
spellingShingle A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
Coimbra, Bruno Alexandre Miranda
Avaliação de políticas públicas
Policy learning
Abandono escolar precoce
Implementação de políticas públicas
PIEF
Políticas educativas
Public policies evaluation
Policy learning
Early school leaving
Policies implementation
PIEF
Educational policies
title_short A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
title_full A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
title_fullStr A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
title_full_unstemmed A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
title_sort A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar
author Coimbra, Bruno Alexandre Miranda
author_facet Coimbra, Bruno Alexandre Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Fernando Humberto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Bruno Alexandre Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de políticas públicas
Policy learning
Abandono escolar precoce
Implementação de políticas públicas
PIEF
Políticas educativas
Public policies evaluation
Policy learning
Early school leaving
Policies implementation
PIEF
Educational policies
topic Avaliação de políticas públicas
Policy learning
Abandono escolar precoce
Implementação de políticas públicas
PIEF
Políticas educativas
Public policies evaluation
Policy learning
Early school leaving
Policies implementation
PIEF
Educational policies
description Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31T09:49:20Z
2012-06-29
2012-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4612
url http://hdl.handle.net/10400.5/4612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130998901833728