Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reste, Carmen Domingues
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ançã, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561
Resumo: Con la finalidad de promover una educación intercultural – reto que el fenómeno de la inmigración ha colocado a la escuela en Portugal – el presente artículo se propone analizar algunos datos del estudio exploratorio de un proyecto de investigación sobre Representaciones Sociales (RS) recíprocas, entre alumnos nativos y extranjeros. Nuestro propósito es reflexionar sobre las relaciones de convivencia en el alumnado y el modo como se enfrentan a la diversidad étnica y cultural en el centro escolar.
id RCAP_4f8f31db281b98c19c024ea6008e6a32
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeirosCon la finalidad de promover una educación intercultural – reto que el fenómeno de la inmigración ha colocado a la escuela en Portugal – el presente artículo se propone analizar algunos datos del estudio exploratorio de un proyecto de investigación sobre Representaciones Sociales (RS) recíprocas, entre alumnos nativos y extranjeros. Nuestro propósito es reflexionar sobre las relaciones de convivencia en el alumnado y el modo como se enfrentan a la diversidad étnica y cultural en el centro escolar.Afin de promouvoir une éducation interculturelle – une exigence que le phénomène de l’immigration pose à l’école au Portugal – cet article prétend analyser quelques données de l’étude exploratoire d’un projet de recherche sur les Représentations Sociales (RS) réciproques entre étudiants autochtones et étudiants étrangers. Notre finalité est de réfléchir sur les rapports entre ces étudiants et la façon comme ils envisagent la diversité ethnique et culturelle à l’école.Tendo em vista a promoção de uma Educação Intercultural – exigência que o fenómeno da imigração tem colocado à escola em Portugal – o presente artigo pretende analisar alguns dados do Estudo Exploratório de um projeto de Investigação sobre Representações Sociais (RS) recíprocas entre alunos autóctones e alunos estrangeiros. A nossa finalidade é refletir sobre as relações de convivência entre aqueles alunos e a forma como encaram a diversidade étnico-cultural em espaço escolar.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-1391647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561/3470Reste, Carmen DominguesAnçã, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:58Zoai:proa.ua.pt:article/4561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:13.354246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
title Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
spellingShingle Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
Reste, Carmen Domingues
title_short Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
title_full Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
title_fullStr Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
title_full_unstemmed Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
title_sort Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
author Reste, Carmen Domingues
author_facet Reste, Carmen Domingues
Ançã, Maria Helena
author_role author
author2 Ançã, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reste, Carmen Domingues
Ançã, Maria Helena
description Con la finalidad de promover una educación intercultural – reto que el fenómeno de la inmigración ha colocado a la escuela en Portugal – el presente artículo se propone analizar algunos datos del estudio exploratorio de un proyecto de investigación sobre Representaciones Sociales (RS) recíprocas, entre alumnos nativos y extranjeros. Nuestro propósito es reflexionar sobre las relaciones de convivencia en el alumnado y el modo como se enfrentan a la diversidad étnica y cultural en el centro escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561
url https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561/3470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139
Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139
Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139
Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133570019622912