Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561 |
Resumo: | Con la finalidad de promover una educación intercultural – reto que el fenómeno de la inmigración ha colocado a la escuela en Portugal – el presente artículo se propone analizar algunos datos del estudio exploratorio de un proyecto de investigación sobre Representaciones Sociales (RS) recíprocas, entre alumnos nativos y extranjeros. Nuestro propósito es reflexionar sobre las relaciones de convivencia en el alumnado y el modo como se enfrentan a la diversidad étnica y cultural en el centro escolar. |
id |
RCAP_4f8f31db281b98c19c024ea6008e6a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeirosCon la finalidad de promover una educación intercultural – reto que el fenómeno de la inmigración ha colocado a la escuela en Portugal – el presente artículo se propone analizar algunos datos del estudio exploratorio de un proyecto de investigación sobre Representaciones Sociales (RS) recíprocas, entre alumnos nativos y extranjeros. Nuestro propósito es reflexionar sobre las relaciones de convivencia en el alumnado y el modo como se enfrentan a la diversidad étnica y cultural en el centro escolar.Afin de promouvoir une éducation interculturelle – une exigence que le phénomène de l’immigration pose à l’école au Portugal – cet article prétend analyser quelques données de l’étude exploratoire d’un projet de recherche sur les Représentations Sociales (RS) réciproques entre étudiants autochtones et étudiants étrangers. Notre finalité est de réfléchir sur les rapports entre ces étudiants et la façon comme ils envisagent la diversité ethnique et culturelle à l’école.Tendo em vista a promoção de uma Educação Intercultural – exigência que o fenómeno da imigração tem colocado à escola em Portugal – o presente artigo pretende analisar alguns dados do Estudo Exploratório de um projeto de Investigação sobre Representações Sociais (RS) recíprocas entre alunos autóctones e alunos estrangeiros. A nossa finalidade é refletir sobre as relações de convivência entre aqueles alunos e a forma como encaram a diversidade étnico-cultural em espaço escolar.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-1391647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561/3470Reste, Carmen DominguesAnçã, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:58Zoai:proa.ua.pt:article/4561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:13.354246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
title |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
spellingShingle |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros Reste, Carmen Domingues |
title_short |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
title_full |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
title_fullStr |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
title_full_unstemmed |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
title_sort |
Gostar da pessoa pelo que ela tem dentro… relações de convivência entre alunos autóctones e alunos estrangeiros |
author |
Reste, Carmen Domingues |
author_facet |
Reste, Carmen Domingues Ançã, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Ançã, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reste, Carmen Domingues Ançã, Maria Helena |
description |
Con la finalidad de promover una educación intercultural – reto que el fenómeno de la inmigración ha colocado a la escuela en Portugal – el presente artículo se propone analizar algunos datos del estudio exploratorio de un proyecto de investigación sobre Representaciones Sociales (RS) recíprocas, entre alumnos nativos y extranjeros. Nuestro propósito es reflexionar sobre las relaciones de convivencia en el alumnado y el modo como se enfrentan a la diversidad étnica y cultural en el centro escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561 https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4561/3470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139 Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139 Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139 Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 126-139 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133570019622912 |