Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hipolito, Eglaé
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151534
Resumo: O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina.
id UFRGS-2_cff133b96bf271c297d032f0b303ad4e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151534
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hipolito, EglaéMartins, Ivam Martins de2017-02-11T02:25:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/151534001009594O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina.application/pdfporAlunoProfessorDisciplinaIndisciplinaPesquisa-açãoDisciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009594.pdf001009594.pdfTexto completoapplication/pdf630368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/1/001009594.pdf68b2cde06af951e0ce9cd60c51e7a651MD51TEXT001009594.pdf.txt001009594.pdf.txtExtracted Texttext/plain89425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/2/001009594.pdf.txtd45ca4cbc847f819e7d24b4a6497451dMD5210183/1515342017-02-12 02:21:59.572624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
title Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
spellingShingle Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
Hipolito, Eglaé
Aluno
Professor
Disciplina
Indisciplina
Pesquisa-ação
title_short Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
title_full Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
title_fullStr Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
title_full_unstemmed Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
title_sort Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
author Hipolito, Eglaé
author_facet Hipolito, Eglaé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hipolito, Eglaé
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ivam Martins de
contributor_str_mv Martins, Ivam Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Professor
Disciplina
Indisciplina
Pesquisa-ação
topic Aluno
Professor
Disciplina
Indisciplina
Pesquisa-ação
description O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151534
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009594
url http://hdl.handle.net/10183/151534
identifier_str_mv 001009594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/1/001009594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151534/2/001009594.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 68b2cde06af951e0ce9cd60c51e7a651
d45ca4cbc847f819e7d24b4a6497451d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522885496832