Diagnóstico e proposta de um plano de melhoria da eficiência organizacional de uma empresa de consultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Eliana Beatriz Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29948
Resumo: Neste mundo muito competitivo e em constante mudança, são as empresas que se regem sob um sistemas de gestão da qualidade adequado, assumindo uma abordagem por processos, que mais robustamente se organizam em torno da melhoria da eficiência, como base de suporte para atingir a eficácia, estrategicamente definida, no mercado. Este estudo foi desenvolvido numa empresa de consultoria, que presta serviço no diagnóstico e/ou formulação de ações que conduzam à melhoria da sua eficiência e excelência operacional. O ponto de partida foi a deteção de falhas que a própria empresa mitiga nas suas empresas clientes, conduzindo estas à disparidade dos resultados esperados pela administração, relativamente à rentabilidade da organização. Assim, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, centrada nos seus processos. Posteriormente, definidas as fontes de maior carência de melhoria, seguiu-se um plano de ações priorizado, com afetação de recursos e com atribuição de responsáveis, com vista a suprir os problemas. Para o efeito, fez-se uso dos requisitos da norma ISO 9001:2015, que tiveram um peso significativo no desenvolvimento prático, sem qualquer intuito de formalização de um sistema de gestão da qualidade certificado. Teve-se como objetivo melhorar o processo comercial num contexto de melhoria contínua, constituindo os alicerces para uma sólida abordagem por processos. A implementação do plano de ações teve um impacto positivo no processo, tornando-o mais eficiente, apesar de nem todas as ações planeadas terem sido implementadas devido à pandemia. Desta forma, a longo prazo será expectável atingir a eficácia pretendida pela gestão de topo, caso as ações continuem a ser apreendidas.
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