Diagnóstico e proposta de um plano de melhoria da eficiência organizacional de uma empresa de consultoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29948 |
Resumo: | Neste mundo muito competitivo e em constante mudança, são as empresas que se regem sob um sistemas de gestão da qualidade adequado, assumindo uma abordagem por processos, que mais robustamente se organizam em torno da melhoria da eficiência, como base de suporte para atingir a eficácia, estrategicamente definida, no mercado. Este estudo foi desenvolvido numa empresa de consultoria, que presta serviço no diagnóstico e/ou formulação de ações que conduzam à melhoria da sua eficiência e excelência operacional. O ponto de partida foi a deteção de falhas que a própria empresa mitiga nas suas empresas clientes, conduzindo estas à disparidade dos resultados esperados pela administração, relativamente à rentabilidade da organização. Assim, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, centrada nos seus processos. Posteriormente, definidas as fontes de maior carência de melhoria, seguiu-se um plano de ações priorizado, com afetação de recursos e com atribuição de responsáveis, com vista a suprir os problemas. Para o efeito, fez-se uso dos requisitos da norma ISO 9001:2015, que tiveram um peso significativo no desenvolvimento prático, sem qualquer intuito de formalização de um sistema de gestão da qualidade certificado. Teve-se como objetivo melhorar o processo comercial num contexto de melhoria contínua, constituindo os alicerces para uma sólida abordagem por processos. A implementação do plano de ações teve um impacto positivo no processo, tornando-o mais eficiente, apesar de nem todas as ações planeadas terem sido implementadas devido à pandemia. Desta forma, a longo prazo será expectável atingir a eficácia pretendida pela gestão de topo, caso as ações continuem a ser apreendidas. |
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Diagnóstico e proposta de um plano de melhoria da eficiência organizacional de uma empresa de consultoriaTQMISO 9001:2015Ferramentas da qualidadeAbordagem por processosNeste mundo muito competitivo e em constante mudança, são as empresas que se regem sob um sistemas de gestão da qualidade adequado, assumindo uma abordagem por processos, que mais robustamente se organizam em torno da melhoria da eficiência, como base de suporte para atingir a eficácia, estrategicamente definida, no mercado. Este estudo foi desenvolvido numa empresa de consultoria, que presta serviço no diagnóstico e/ou formulação de ações que conduzam à melhoria da sua eficiência e excelência operacional. O ponto de partida foi a deteção de falhas que a própria empresa mitiga nas suas empresas clientes, conduzindo estas à disparidade dos resultados esperados pela administração, relativamente à rentabilidade da organização. Assim, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, centrada nos seus processos. Posteriormente, definidas as fontes de maior carência de melhoria, seguiu-se um plano de ações priorizado, com afetação de recursos e com atribuição de responsáveis, com vista a suprir os problemas. Para o efeito, fez-se uso dos requisitos da norma ISO 9001:2015, que tiveram um peso significativo no desenvolvimento prático, sem qualquer intuito de formalização de um sistema de gestão da qualidade certificado. Teve-se como objetivo melhorar o processo comercial num contexto de melhoria contínua, constituindo os alicerces para uma sólida abordagem por processos. A implementação do plano de ações teve um impacto positivo no processo, tornando-o mais eficiente, apesar de nem todas as ações planeadas terem sido implementadas devido à pandemia. Desta forma, a longo prazo será expectável atingir a eficácia pretendida pela gestão de topo, caso as ações continuem a ser apreendidas.In this competitive and ever-changing world, the companies that are regulated by an appropriate quality management system, based on a process approach, are best oriented themselves around efficiency improvement, providing the strategic foundation for achieving market-defined effectiveness. This study was carried out in a consulting company, which offers services in the diagnosis and/or in the formulation of actions for improvement of its efficiency and operational excellence. The baseline of this project was the detection of failures - that the company itself mitigates in its client companies – that was leading them to the disparity of results expected by management, concerning the profitability of the organization. Thus, a qualitative research methodology was used, a case study, focused on its processes. After defining the main sources of improvement, a prioritized plan of actions was followed, allocating resources and the assignment of those responsible for dealing with the problems. To such purpose, the requirements of ISO 9001:2015 were used, having a significant weight in the practical development, even no intention in having a certified quality management system. The goal was to improve the business process in a continuous improvement context, laying the foundations for a consistent process approach. The implementation of the action plan had a positive impact on the process, making it more efficient. Indeed, in the long term it is expected to achieve the top management’s intended effectiveness.2020-072020-07-01T00:00:00Z2021-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29948porPimenta, Eliana Beatriz Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:57Zoai:ria.ua.pt:10773/29948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:11.697765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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