Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Daniela Filipa Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40192
Resumo: Vivemos num mundo onde ainda é esperado coisas diferentes dos rapazes e das raparigas. São vários os estudos científicos, incluindo estudos ligados às neurociências, que procuram justificar as (des)igualdades que encontramos no quotidiano. O relatório Final “Posso ser o que eu quiser! – Um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB” incide sobre como as questões de género e sexualidade podem estar presentes nos contextos educativos, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação, pretendeu-se compreender a relação das crianças de uma turma do 2.º ano com a educação sexual. Ao deparar-me com uma realidade educativa onde as crianças mostravam que a reprodução era um assunto curioso para grande parte da turma foi mobilizado um projeto que, depressa, suscitou interesse por parte dos alunos e alunas acerca das diferenças entre ser menino e ser menina. Através de uma metodologia de trabalho de projeto, onde a criança foi convidada a investigar sobre os temas que despertavam o seu interesse, baseando-se no que já sabiam e no que desejavam descobrir, procurou-se proporcionar um ambiente educativo onde os saberes pudessem estar interligados e as questões de género pudessem ser desocultadas. Foi ressaltada, também, a importância das famílias por serem parte integrante do processo educativo, estabelecendo, assim, uma relação de co-construção. O projeto decorreu de abril a junho de 2018, seguindo uma pedagogia flexível, onde as sessões foram conduzidas de acordo com o interesse das crianças, podendo durar 1 a 4 horas por sessão. Através da ação estruturada pelas próprias crianças, os resultados da investigação destacam a evolução do comportamento das mesmas face ao eu e ao/à outro/a. Observou-se que os/as alunos/as desenvolveram um olhar mais crítico sobre as questões de género, passando a reconhecer determinados comportamentos como estereotipados e a respeitar os vários gostos e preferências de cada menino ou menina. Mostraram-se mais sensíveis para a importância de valores como a empatia e o respeito, princípios fulcrais numa educação cidadã, onde a igualdade de género é fomentada.
id RCAP_4f971042dd007afe1b6a0b20313afaa8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEBEducação SexualTrabalho de ProjetoEnsino Básico 1º CicloVivemos num mundo onde ainda é esperado coisas diferentes dos rapazes e das raparigas. São vários os estudos científicos, incluindo estudos ligados às neurociências, que procuram justificar as (des)igualdades que encontramos no quotidiano. O relatório Final “Posso ser o que eu quiser! – Um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB” incide sobre como as questões de género e sexualidade podem estar presentes nos contextos educativos, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação, pretendeu-se compreender a relação das crianças de uma turma do 2.º ano com a educação sexual. Ao deparar-me com uma realidade educativa onde as crianças mostravam que a reprodução era um assunto curioso para grande parte da turma foi mobilizado um projeto que, depressa, suscitou interesse por parte dos alunos e alunas acerca das diferenças entre ser menino e ser menina. Através de uma metodologia de trabalho de projeto, onde a criança foi convidada a investigar sobre os temas que despertavam o seu interesse, baseando-se no que já sabiam e no que desejavam descobrir, procurou-se proporcionar um ambiente educativo onde os saberes pudessem estar interligados e as questões de género pudessem ser desocultadas. Foi ressaltada, também, a importância das famílias por serem parte integrante do processo educativo, estabelecendo, assim, uma relação de co-construção. O projeto decorreu de abril a junho de 2018, seguindo uma pedagogia flexível, onde as sessões foram conduzidas de acordo com o interesse das crianças, podendo durar 1 a 4 horas por sessão. Através da ação estruturada pelas próprias crianças, os resultados da investigação destacam a evolução do comportamento das mesmas face ao eu e ao/à outro/a. Observou-se que os/as alunos/as desenvolveram um olhar mais crítico sobre as questões de género, passando a reconhecer determinados comportamentos como estereotipados e a respeitar os vários gostos e preferências de cada menino ou menina. Mostraram-se mais sensíveis para a importância de valores como a empatia e o respeito, princípios fulcrais numa educação cidadã, onde a igualdade de género é fomentada.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumAntunes, Daniela Filipa Fernandes2022-04-11T14:12:22Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40192202988732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:30.634946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
title Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
spellingShingle Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
Antunes, Daniela Filipa Fernandes
Educação Sexual
Trabalho de Projeto
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
title_full Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
title_fullStr Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
title_full_unstemmed Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
title_sort Posso ser o que eu quiser! – um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB
author Antunes, Daniela Filipa Fernandes
author_facet Antunes, Daniela Filipa Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Daniela Filipa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Trabalho de Projeto
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Educação Sexual
Trabalho de Projeto
Ensino Básico 1º Ciclo
description Vivemos num mundo onde ainda é esperado coisas diferentes dos rapazes e das raparigas. São vários os estudos científicos, incluindo estudos ligados às neurociências, que procuram justificar as (des)igualdades que encontramos no quotidiano. O relatório Final “Posso ser o que eu quiser! – Um projeto sobre questões de género e sexualidade no 1.ºCEB” incide sobre como as questões de género e sexualidade podem estar presentes nos contextos educativos, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmbito da investigação, pretendeu-se compreender a relação das crianças de uma turma do 2.º ano com a educação sexual. Ao deparar-me com uma realidade educativa onde as crianças mostravam que a reprodução era um assunto curioso para grande parte da turma foi mobilizado um projeto que, depressa, suscitou interesse por parte dos alunos e alunas acerca das diferenças entre ser menino e ser menina. Através de uma metodologia de trabalho de projeto, onde a criança foi convidada a investigar sobre os temas que despertavam o seu interesse, baseando-se no que já sabiam e no que desejavam descobrir, procurou-se proporcionar um ambiente educativo onde os saberes pudessem estar interligados e as questões de género pudessem ser desocultadas. Foi ressaltada, também, a importância das famílias por serem parte integrante do processo educativo, estabelecendo, assim, uma relação de co-construção. O projeto decorreu de abril a junho de 2018, seguindo uma pedagogia flexível, onde as sessões foram conduzidas de acordo com o interesse das crianças, podendo durar 1 a 4 horas por sessão. Através da ação estruturada pelas próprias crianças, os resultados da investigação destacam a evolução do comportamento das mesmas face ao eu e ao/à outro/a. Observou-se que os/as alunos/as desenvolveram um olhar mais crítico sobre as questões de género, passando a reconhecer determinados comportamentos como estereotipados e a respeitar os vários gostos e preferências de cada menino ou menina. Mostraram-se mais sensíveis para a importância de valores como a empatia e o respeito, princípios fulcrais numa educação cidadã, onde a igualdade de género é fomentada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T14:12:22Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40192
202988732
url http://hdl.handle.net/10400.26/40192
identifier_str_mv 202988732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037038874624