Articulação de Saberes: um estudo interdisciplinar na prática de ensino supervisionada em 1.ºCEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2472 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como principal intencionalidade compreender e aplicar um estudo interdisciplinar entre as áreas curriculares de Estudo do Meio (EM) e Português. Hoje em dia, a educação requer muito mais do professor do que o cumprimento das diretrizes emanadas do Ministério de Educação (ME). É verdade que devemos seguir o programa elaborado para os diferentes ciclos, no entanto, como bons profissionais de educação, devemos ajustar a nossa prática às especificidades da turma e aos alunos em prol da melhoria e desenvolvimento das aprendizagens. Com efeito, considerou-se bastante pertinente refletir sobre a interdisciplinaridade em contexto de 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB), uma vez que se julga uma temática bastante pertinente e exigente nos dias de hoje. Portanto, este projeto foi baseado na implementação de aulas interdisciplinares e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em contexto de 1.º CEB, assim como a oportunidade que os professores do mesmo ciclo têm em lecionar aulas de cariz interdisciplinar, sendo que o principal foco reside na motivação dos alunos e nas novas aprendizagens, encontrando um elo de ligação entre as áreas curriculares destinadas para o 1.ºCEB. As principais fontes de recolha de dados foram a observação direta e grelhas de registo, assim como a autoavaliação dos alunos e avaliação da docente cooperante, relativamente às aulas lecionadas, seguindo a abordagem interdisciplinar. O contexto de estudo foi enquadrado na instituição onde se desenvolveu a prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, contemplada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes ativos da investigação foram os alunos da turma onde se desenvolveu o estágio em 1.ºCEB ao longo de dois semestres; foram elaboradas cinco aulas interdisciplinares, com base numa grelha de planificação comum a todas as aulas, que contemplava campos de preenchimento para a organização das sessões, entre os quais se destacam: conteúdos interdisciplinares, história escolhida e sinopse da mesma, materiais necessários, conteúdos programáticos e descrição da atividade. Após a lecionação das aulas, foram ainda analisadas as grelhas de registo e autoavaliação preenchida pelo grupo de alunos. Dos resultados, é de salientar que este estudo possibilitou aferir as possibilidades de exploração interdisciplinar no ensino/aprendizagem do Português e do EM |
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Portanto, este projeto foi baseado na implementação de aulas interdisciplinares e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em contexto de 1.º CEB, assim como a oportunidade que os professores do mesmo ciclo têm em lecionar aulas de cariz interdisciplinar, sendo que o principal foco reside na motivação dos alunos e nas novas aprendizagens, encontrando um elo de ligação entre as áreas curriculares destinadas para o 1.ºCEB. As principais fontes de recolha de dados foram a observação direta e grelhas de registo, assim como a autoavaliação dos alunos e avaliação da docente cooperante, relativamente às aulas lecionadas, seguindo a abordagem interdisciplinar. O contexto de estudo foi enquadrado na instituição onde se desenvolveu a prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, contemplada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes ativos da investigação foram os alunos da turma onde se desenvolveu o estágio em 1.ºCEB ao longo de dois semestres; foram elaboradas cinco aulas interdisciplinares, com base numa grelha de planificação comum a todas as aulas, que contemplava campos de preenchimento para a organização das sessões, entre os quais se destacam: conteúdos interdisciplinares, história escolhida e sinopse da mesma, materiais necessários, conteúdos programáticos e descrição da atividade. Após a lecionação das aulas, foram ainda analisadas as grelhas de registo e autoavaliação preenchida pelo grupo de alunos. Dos resultados, é de salientar que este estudo possibilitou aferir as possibilidades de exploração interdisciplinar no ensino/aprendizagem do Português e do EMThis internship aims to report the understanding and application of an interdisciplinary study between the curricular areas of Middle Study (ME) and Portuguese. Nowadays, education requires a greater effort from the teacher than from the guidelines implemented by the Ministry of Education (ME). In fact, we must follow the program elaborated for the different cycles, however, as good educational professionals we must adjust our practice to the class and the students needs, in order to improve and develop their learning. In this way, it was considered very pertinent to think over the interdisciplinarity in scope of 1st Cycle of Basic Education (CBE), since it is a very pertinent and demanding subject today. Therefore, this project was based on the implementation of interdisciplinary classes and aims to show the interpretation process of the information gathered in the context of 1st CBE, as well as the opportunity that the teachers of the same cycle have in teaching classes of interdisciplinary nature, being the main focus the student motivation and new learning, finding a link between the curricular areas destined for the 1 st CBE. The main sources of data collection were active observation and registration grids, as well as the self-assessment of the students and the cooperating teacher, regarding the classes taught, following the interdisciplinary approach. The study context was framed in the institution where the Supervised Teaching Practice was developed in the 1st Cycle of Basic Education, contemplated in the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The active participants of the research were the students of the class where the internship in 1st CEB was developed during two semesters; Five interdisciplinary classes were developed, based on a planning grid common to all classes, which included fields for the organization of classes, including: interdisciplinary content, chosen history and synopsis, necessary materials, Programmatic contents description of the activity. After lecturing the classes, the grids of registration and self-assessment completed by the group of students were also analyzed. From the results, it should be noted that this study made it possible to assess the possibilities of interdisciplinary exploration in teaching / learning of Portuguese and MS2017-09-01T15:04:34Z2017-07-12T00:00:00Z2017-07-122017-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2472TID:201722682porMartins, Filipa Cristina Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:16.126210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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