Alimentação e educação para a saúde no 1º CEB com orientação CTS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12642 |
Resumo: | O presente trabalho, a concepção e implementação de uma sequência didática de cariz CTS para alunos do 1.º CEB sobre alimentação no âmbito da educação para a saúde, foi desenvolvido no intuito de dar resposta à problemática dos lanches pouco saudáveis encontrada no contexto. Assenta ainda na importância da educação em ciências para os primeiros anos de escolaridade e a sua pertinência justifica-se pela atualidade e relevância do tema. Foi suportado por pilares teóricos como a educação para o desenvolvimento sustentável, cidadania e literacia científica, a orientação CTS e a perspetiva do ensino por pesquisa, bem como a educação alimentar numa perspetiva de educação para a saúde. Os seus objetivos passam por averiguar qual o impacte do projeto de intervenção-investigação nas aprendizagens dos alunos, assim como no desenvolvimento profissional da professorainvestigadora que o concebeu e implementou, A sequência didática incluiu estratégias e atividades diversificadas, desenvolvidas ao longo de quinze sessões, tendo sido complementada pela tabela dos lanches, onde se registaram e analisaram os lanches trazidos pelos alunos da turma durante cinco semanas da implementação do projeto, assim como pela dinamização do blogue da turma, envolvendo as famílias de forma mais sistemática no mesmo. Antes da implementação do projeto, realizou-se um inquérito por questionário, de modo a caracterizar os hábitos alimentares dos alunos e dos seus encarregados de educação. No final do mesmo, realizou-se ainda uma entrevista de grupo semiestruturada aos alunos, assim como à professora da turma, de modo a complementar a recolha de dados ao nível do impacte que teve nas aprendizagens dos alunos. Os dados recolhidos indiciam uma alteração nas aprendizagens dos alunos, ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, denotando-se uma maior abertura no que toca ao conceito de alimentação saudável, passando os alunos a encará-lo de forma mais abrangente e menos dicotómica; uma maior capacidade para selecionar e avaliar escolhas de alimentos, fazendo-o de forma sustentada e ainda a alteração dos comportamentos alimentares. Esta última pode ser comprovada, não só pela análise da tabela dos lanches, assim como pela avaliação da equipa de saúde do Centro de Saúde de Aveiro, que considerou os lanches satisfatórios após a implementação do projeto. Em relação à professora-investigadora que a concebeu e implementou foram desenvolvidas competências enquanto profissional da educação, assim como enquanto investigadora. Por fim, considerou-se ainda outra dimensão de análise do projeto, a respeitante às famílias, observando-se que o impacte do mesmo foi positivo e influenciou a forma como os pais lidam com a temática, assim como as abertura que têm para a sua importância. |
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Alimentação e educação para a saúde no 1º CEB com orientação CTSEducação para a saúdeDesenvolvimento sustentávelEducação para a cidadania - Ensino básico 1º cicloEducação científicaAlimentaçãoTécnicas pedagógicasO presente trabalho, a concepção e implementação de uma sequência didática de cariz CTS para alunos do 1.º CEB sobre alimentação no âmbito da educação para a saúde, foi desenvolvido no intuito de dar resposta à problemática dos lanches pouco saudáveis encontrada no contexto. Assenta ainda na importância da educação em ciências para os primeiros anos de escolaridade e a sua pertinência justifica-se pela atualidade e relevância do tema. Foi suportado por pilares teóricos como a educação para o desenvolvimento sustentável, cidadania e literacia científica, a orientação CTS e a perspetiva do ensino por pesquisa, bem como a educação alimentar numa perspetiva de educação para a saúde. Os seus objetivos passam por averiguar qual o impacte do projeto de intervenção-investigação nas aprendizagens dos alunos, assim como no desenvolvimento profissional da professorainvestigadora que o concebeu e implementou, A sequência didática incluiu estratégias e atividades diversificadas, desenvolvidas ao longo de quinze sessões, tendo sido complementada pela tabela dos lanches, onde se registaram e analisaram os lanches trazidos pelos alunos da turma durante cinco semanas da implementação do projeto, assim como pela dinamização do blogue da turma, envolvendo as famílias de forma mais sistemática no mesmo. Antes da implementação do projeto, realizou-se um inquérito por questionário, de modo a caracterizar os hábitos alimentares dos alunos e dos seus encarregados de educação. No final do mesmo, realizou-se ainda uma entrevista de grupo semiestruturada aos alunos, assim como à professora da turma, de modo a complementar a recolha de dados ao nível do impacte que teve nas aprendizagens dos alunos. Os dados recolhidos indiciam uma alteração nas aprendizagens dos alunos, ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, denotando-se uma maior abertura no que toca ao conceito de alimentação saudável, passando os alunos a encará-lo de forma mais abrangente e menos dicotómica; uma maior capacidade para selecionar e avaliar escolhas de alimentos, fazendo-o de forma sustentada e ainda a alteração dos comportamentos alimentares. Esta última pode ser comprovada, não só pela análise da tabela dos lanches, assim como pela avaliação da equipa de saúde do Centro de Saúde de Aveiro, que considerou os lanches satisfatórios após a implementação do projeto. Em relação à professora-investigadora que a concebeu e implementou foram desenvolvidas competências enquanto profissional da educação, assim como enquanto investigadora. Por fim, considerou-se ainda outra dimensão de análise do projeto, a respeitante às famílias, observando-se que o impacte do mesmo foi positivo e influenciou a forma como os pais lidam com a temática, assim como as abertura que têm para a sua importância.This paper, the design and implementation of an instructional sequence CTS orientated for Primary school students about food within the health education, was developed in order to address the problem of unhealthy snacks found in this context. It also draws attention to the importance of education in science for the early years of schooling and its relevance is justified by the current relevance of the topic. This study was grounded by theoretical pillars of education for sustainable development, citizenship and scientific literacy, CTS guidance and within the education through research framework, as well as nutrition education in a perspective of health education. Its objectives are to determine the impact of the project intervention-research on student learning, as well as the professional development of the teacherresearcher who conceived and implemented it. The didactic sequence included strategies and diversified activities, developed over fifteen sessions. It was complemented by the table of snacks, where snacks brought by the students in the class for five weeks of project implementation were recorded and analyzed, as well as the promotion of the class’s blog, involving families in a more systematical fashion. Prior to the implementation of the project, a questionnaire survey was carried out, in order to categorize the eating habits of students and their parents. A debriefing took place in a semi-structured group interview manner to students and the classroom teacher, to complement the data collection in terms of the impact it had on student learning. The data collected indicate a change in student learning, the level of knowledge, skills, attitudes and values, denoting a greater openness with regard to the concept of healthy eating, where students now embrace it in a more comprehensive and less dichotomous nature; a greater ability to select and evaluate food choices, making it sustainably and also the change in eating habits. This may be verified not only by the assessment of the table of snacks, as well as the assessment of the health team of the Health Centre of Aveiro, which considered the snacks to be satisfactory following the implementation of the project. Regarding the teacher researcher who conceived and implemented it, skills were developed as a professional of education, as well as researcher. Finally, another dimension of analysis of the project was considered, concerning families, noting that the impact of it was positive and influenced the way parents deal with the issue, as well as the open-mindedness they have towards its importance.Universidade de Aveiro2014-09-09T08:47:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12642TID:201594366porSantos, Sónia Gabriela Ferreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:04Zoai:ria.ua.pt:10773/12642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:46.517370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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