Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Casanova Vidal da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14743
Resumo: O presente relatório final de estágio visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação desenvolvido com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja temática, “Máquina simples”. O projeto foi desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada com a pressuposta planificação, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática que teve como objetivos: 1) avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores; 2) avaliar os efeitos da conceção e da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. A sequência didática foi concebida, implementada e avaliada pela professora-investigadora, tendo por base orientações teóricas de suporte, como a importância do ensino das ciências desde os primeiros anos de escolaridade, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. Consistiu num conjunto de atividades práticas do tipo classificatório e investigativo, exploradas ao longo de várias sessões. O projeto possui características de investigação-ação, sendo que foram adotadas técnicas de recolha de dados como o inquérito por entrevista, a observação participante, a compilação documental e o inquérito por questionário. Para a realização da análise de dados privilegiou-se a análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa – webQDA. Os resultados permitiram concluir que a implementação da sequência didática teve um impacte positivo, havendo evolução das aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e verificando-se o desenvolvimento de competências da professora-investigadora enquanto profissional da educação e investigadora. Considera-se o presente projeto como um impulsionador do ensino das ciências desde cedo, recorrendo a estratégias diversificadas que permitem o desenvolvimento de várias aprendizagens nas crianças.
id RCAP_aff0037befea32c6cb446ac42dfc5412
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTSCiências da educaçãoEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento tecnológicoActividades de aprendizagemPráticas educativasO presente relatório final de estágio visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação desenvolvido com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja temática, “Máquina simples”. O projeto foi desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada com a pressuposta planificação, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática que teve como objetivos: 1) avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores; 2) avaliar os efeitos da conceção e da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. A sequência didática foi concebida, implementada e avaliada pela professora-investigadora, tendo por base orientações teóricas de suporte, como a importância do ensino das ciências desde os primeiros anos de escolaridade, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. Consistiu num conjunto de atividades práticas do tipo classificatório e investigativo, exploradas ao longo de várias sessões. O projeto possui características de investigação-ação, sendo que foram adotadas técnicas de recolha de dados como o inquérito por entrevista, a observação participante, a compilação documental e o inquérito por questionário. Para a realização da análise de dados privilegiou-se a análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa – webQDA. Os resultados permitiram concluir que a implementação da sequência didática teve um impacte positivo, havendo evolução das aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e verificando-se o desenvolvimento de competências da professora-investigadora enquanto profissional da educação e investigadora. Considera-se o presente projeto como um impulsionador do ensino das ciências desde cedo, recorrendo a estratégias diversificadas que permitem o desenvolvimento de várias aprendizagens nas crianças.This final apprenticeship report aims to inform about a research-intervention project developed in a 4th grade class of primary education, with “Simple Machines” as the theme. The project was developed under the training componente of Supervised Pedagogical and presupposed the planning, conception, implementation and evaluation of a teaching sequence that had as main objectives: 1) the evaluation of the effects of implementation of a teaching sequence in the learning of the children at the level of knowledge, skills, attitudes and values; 2) the evaluation of the effects of planning, conception and implementation of a teaching sequence in the professional development of the investigating teacher. The teaching sequence was planned, implemented and evaluated by the investigating teacher, based on the theoretical orientations of support, such as the importance of science education since young age, the orientation lines of STS and the prospect of teaching by research. Consisted on a group of practical activities of the type classificatory and investigative explored over various sessions. This was a project with features of action research, and the data collection techniques were adopted by survey interview, participant observation, document compilation and survey questionnaire. For the data analysis was privileged the contents analysis, via webQDA. The results have enabled to conclude that the didactic sequence had a positive impact, there was evidence of development of learning by the children, in terms of knowledge, skills and attitudes and values and of development of professional skills by the teacher-researcher to learn sciences. This project is considered as a booster of science education since young age, using diverse strategies which enable the development of various learning in children.Universidade de Aveiro2015-10-15T13:57:05Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14743TID:201565889porSilva, Andreia Casanova Vidal dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:01Zoai:ria.ua.pt:10773/14743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:15.666638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
title Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
spellingShingle Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
Silva, Andreia Casanova Vidal da
Ciências da educação
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento tecnológico
Actividades de aprendizagem
Práticas educativas
title_short Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
title_full Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
title_fullStr Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
title_full_unstemmed Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
title_sort Explorando rampas no 1º CEB: abordagem integrada com orientação CTS
author Silva, Andreia Casanova Vidal da
author_facet Silva, Andreia Casanova Vidal da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Casanova Vidal da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento tecnológico
Actividades de aprendizagem
Práticas educativas
topic Ciências da educação
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento tecnológico
Actividades de aprendizagem
Práticas educativas
description O presente relatório final de estágio visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação desenvolvido com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja temática, “Máquina simples”. O projeto foi desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada com a pressuposta planificação, conceção, implementação e avaliação de uma sequência didática que teve como objetivos: 1) avaliar os efeitos da implementação da sequência didática nas aprendizagens das crianças, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores; 2) avaliar os efeitos da conceção e da implementação da sequência didática no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. A sequência didática foi concebida, implementada e avaliada pela professora-investigadora, tendo por base orientações teóricas de suporte, como a importância do ensino das ciências desde os primeiros anos de escolaridade, a orientação CTS e a perspetiva de ensino por pesquisa. Consistiu num conjunto de atividades práticas do tipo classificatório e investigativo, exploradas ao longo de várias sessões. O projeto possui características de investigação-ação, sendo que foram adotadas técnicas de recolha de dados como o inquérito por entrevista, a observação participante, a compilação documental e o inquérito por questionário. Para a realização da análise de dados privilegiou-se a análise de conteúdo, com recurso a um software de análise qualitativa – webQDA. Os resultados permitiram concluir que a implementação da sequência didática teve um impacte positivo, havendo evolução das aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores e verificando-se o desenvolvimento de competências da professora-investigadora enquanto profissional da educação e investigadora. Considera-se o presente projeto como um impulsionador do ensino das ciências desde cedo, recorrendo a estratégias diversificadas que permitem o desenvolvimento de várias aprendizagens nas crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-15T13:57:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14743
TID:201565889
url http://hdl.handle.net/10773/14743
identifier_str_mv TID:201565889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137553043947520