Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2877 |
Resumo: | A informação é um valor patrimonial das organizações, o seu reconhecimento como um recurso significa que esta terá que ser gerida como tal, será necessária a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus consumidores, ou seja, que tenha qualidade. O impacto negativo traduz-se em custos desnecessários, em processos de decisão afectados ou na perda de confiança dos clientes. Os problemas com a qualidade da informação são sentidos de forma rotineira nas organizações, com diferentes níveis de gravidade e de prejuízo. Neste trabalho procurou-se analisar, através de um pequeno estudo empírico, até que ponto uma empresa se preocupa com a qualidade da informação veiculada entre os stakeolders, e quais as medidas implementadas para a eventual melhoria ou correcção. Neste contexto e por uma questão de facilidade e conveniência fez-se o estudo na empresa Bricolage & Jardim, não podendo ser considerado um pré-teste, mas mais um caso a considerar em futuras investigações, com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa. Do estudo pode concluir-se que embora a empresa tenha procedimentos específicos para o veicular da informação com qualidade, estes nem sempre são respeitados. Alguns desvios por parte dos stakeolders acarretam por vezes falhas na informação, levando á perda de confiança dos clientes, e causando prejuízos a vários níveis. |
id |
RCAP_4fa1d48925383728798ea3dee3f9840f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresaGestão de informação - EmpresasQualidade de informação - EmpresasA informação é um valor patrimonial das organizações, o seu reconhecimento como um recurso significa que esta terá que ser gerida como tal, será necessária a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus consumidores, ou seja, que tenha qualidade. O impacto negativo traduz-se em custos desnecessários, em processos de decisão afectados ou na perda de confiança dos clientes. Os problemas com a qualidade da informação são sentidos de forma rotineira nas organizações, com diferentes níveis de gravidade e de prejuízo. Neste trabalho procurou-se analisar, através de um pequeno estudo empírico, até que ponto uma empresa se preocupa com a qualidade da informação veiculada entre os stakeolders, e quais as medidas implementadas para a eventual melhoria ou correcção. Neste contexto e por uma questão de facilidade e conveniência fez-se o estudo na empresa Bricolage & Jardim, não podendo ser considerado um pré-teste, mas mais um caso a considerar em futuras investigações, com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa. Do estudo pode concluir-se que embora a empresa tenha procedimentos específicos para o veicular da informação com qualidade, estes nem sempre são respeitados. Alguns desvios por parte dos stakeolders acarretam por vezes falhas na informação, levando á perda de confiança dos clientes, e causando prejuízos a vários níveis.Pinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumRodrigues, Maria Emília Videira2015-01-19T14:43:18Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:27.855585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
title |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
spellingShingle |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa Rodrigues, Maria Emília Videira Gestão de informação - Empresas Qualidade de informação - Empresas |
title_short |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
title_full |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
title_fullStr |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
title_full_unstemmed |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
title_sort |
Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa |
author |
Rodrigues, Maria Emília Videira |
author_facet |
Rodrigues, Maria Emília Videira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Paulo Gonçalves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Emília Videira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de informação - Empresas Qualidade de informação - Empresas |
topic |
Gestão de informação - Empresas Qualidade de informação - Empresas |
description |
A informação é um valor patrimonial das organizações, o seu reconhecimento como um recurso significa que esta terá que ser gerida como tal, será necessária a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus consumidores, ou seja, que tenha qualidade. O impacto negativo traduz-se em custos desnecessários, em processos de decisão afectados ou na perda de confiança dos clientes. Os problemas com a qualidade da informação são sentidos de forma rotineira nas organizações, com diferentes níveis de gravidade e de prejuízo. Neste trabalho procurou-se analisar, através de um pequeno estudo empírico, até que ponto uma empresa se preocupa com a qualidade da informação veiculada entre os stakeolders, e quais as medidas implementadas para a eventual melhoria ou correcção. Neste contexto e por uma questão de facilidade e conveniência fez-se o estudo na empresa Bricolage & Jardim, não podendo ser considerado um pré-teste, mas mais um caso a considerar em futuras investigações, com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa. Do estudo pode concluir-se que embora a empresa tenha procedimentos específicos para o veicular da informação com qualidade, estes nem sempre são respeitados. Alguns desvios por parte dos stakeolders acarretam por vezes falhas na informação, levando á perda de confiança dos clientes, e causando prejuízos a vários níveis. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2008-01-01T00:00:00Z 2015-01-19T14:43:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2877 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136341655552000 |