Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Emília Videira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2877
Resumo: A informação é um valor patrimonial das organizações, o seu reconhecimento como um recurso significa que esta terá que ser gerida como tal, será necessária a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus consumidores, ou seja, que tenha qualidade. O impacto negativo traduz-se em custos desnecessários, em processos de decisão afectados ou na perda de confiança dos clientes. Os problemas com a qualidade da informação são sentidos de forma rotineira nas organizações, com diferentes níveis de gravidade e de prejuízo. Neste trabalho procurou-se analisar, através de um pequeno estudo empírico, até que ponto uma empresa se preocupa com a qualidade da informação veiculada entre os stakeolders, e quais as medidas implementadas para a eventual melhoria ou correcção. Neste contexto e por uma questão de facilidade e conveniência fez-se o estudo na empresa Bricolage & Jardim, não podendo ser considerado um pré-teste, mas mais um caso a considerar em futuras investigações, com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa. Do estudo pode concluir-se que embora a empresa tenha procedimentos específicos para o veicular da informação com qualidade, estes nem sempre são respeitados. Alguns desvios por parte dos stakeolders acarretam por vezes falhas na informação, levando á perda de confiança dos clientes, e causando prejuízos a vários níveis.
id RCAP_4fa1d48925383728798ea3dee3f9840f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresaGestão de informação - EmpresasQualidade de informação - EmpresasA informação é um valor patrimonial das organizações, o seu reconhecimento como um recurso significa que esta terá que ser gerida como tal, será necessária a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus consumidores, ou seja, que tenha qualidade. O impacto negativo traduz-se em custos desnecessários, em processos de decisão afectados ou na perda de confiança dos clientes. Os problemas com a qualidade da informação são sentidos de forma rotineira nas organizações, com diferentes níveis de gravidade e de prejuízo. Neste trabalho procurou-se analisar, através de um pequeno estudo empírico, até que ponto uma empresa se preocupa com a qualidade da informação veiculada entre os stakeolders, e quais as medidas implementadas para a eventual melhoria ou correcção. Neste contexto e por uma questão de facilidade e conveniência fez-se o estudo na empresa Bricolage & Jardim, não podendo ser considerado um pré-teste, mas mais um caso a considerar em futuras investigações, com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa. Do estudo pode concluir-se que embora a empresa tenha procedimentos específicos para o veicular da informação com qualidade, estes nem sempre são respeitados. Alguns desvios por parte dos stakeolders acarretam por vezes falhas na informação, levando á perda de confiança dos clientes, e causando prejuízos a vários níveis.Pinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumRodrigues, Maria Emília Videira2015-01-19T14:43:18Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:27.855585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
title Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
spellingShingle Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
Rodrigues, Maria Emília Videira
Gestão de informação - Empresas
Qualidade de informação - Empresas
title_short Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
title_full Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
title_fullStr Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
title_full_unstemmed Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
title_sort Qualidade e perdas de informação: estudo de caso de empresa
author Rodrigues, Maria Emília Videira
author_facet Rodrigues, Maria Emília Videira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Paulo Gonçalves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Emília Videira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de informação - Empresas
Qualidade de informação - Empresas
topic Gestão de informação - Empresas
Qualidade de informação - Empresas
description A informação é um valor patrimonial das organizações, o seu reconhecimento como um recurso significa que esta terá que ser gerida como tal, será necessária a existência de uma estrutura capaz de assegurar que a informação esteja disponível no momento, na forma e na quantidade desejável para os seus consumidores, ou seja, que tenha qualidade. O impacto negativo traduz-se em custos desnecessários, em processos de decisão afectados ou na perda de confiança dos clientes. Os problemas com a qualidade da informação são sentidos de forma rotineira nas organizações, com diferentes níveis de gravidade e de prejuízo. Neste trabalho procurou-se analisar, através de um pequeno estudo empírico, até que ponto uma empresa se preocupa com a qualidade da informação veiculada entre os stakeolders, e quais as medidas implementadas para a eventual melhoria ou correcção. Neste contexto e por uma questão de facilidade e conveniência fez-se o estudo na empresa Bricolage & Jardim, não podendo ser considerado um pré-teste, mas mais um caso a considerar em futuras investigações, com a finalidade de conhecer a realidade portuguesa. Do estudo pode concluir-se que embora a empresa tenha procedimentos específicos para o veicular da informação com qualidade, estes nem sempre são respeitados. Alguns desvios por parte dos stakeolders acarretam por vezes falhas na informação, levando á perda de confiança dos clientes, e causando prejuízos a vários níveis.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2008-01-01T00:00:00Z
2015-01-19T14:43:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2877
url http://hdl.handle.net/10400.6/2877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136341655552000