Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Ana Catarina Dias Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3946
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_4fa27dfee7c52f1026f36c494d782a84
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão e auto-avaliação do/a educador/aReflexividade docenteAuto-avaliaçãoEducadorInstrumento reguladorTeaching staff reflectivitySelf-assessmentEducatorAdjustment instrumentRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório é fruto das vivências realizadas na Prática Profissional Supervisionada (PPS) nos contextos socioeducativos de Creche e Jardim-de-infância (JI), realizando uma análise reflexiva, crítica e fundamentada da intervenção. Este trabalho tem como objetivo dar a conhecer o percurso realizado em parceria com os dois grupos de crianças, com as suas famílias e com as equipas educativas. O trabalho que vim a desenvolver nestes últimos meses teve início no estágio em Creche, onde pude trabalhar com crianças dos 22 aos 36 meses, sendo finalizado com o estágio em JI, com uma maior duração do que o anterior, onde tive o privilégio de partilhar saberes com crianças dos 3 aos 6 anos. Ao longo da minha prática surgiu o interesse de aprofundar uma problemática que foi transversal ao período de intervenção desde o começo do estágio em Creche, iniciado a 9 de dezembro e terminado a 31 de janeiro, ao estágio em JI, iniciado a 10 de fevereiro e terminado a 23 de maio. A problemática, que dá título ao relatório apresentado, designa-se “A reflexão e auto-avaliação do/a educador/a”. Na minha intervenção o processo formativo resultante da reflexão e auto-avaliação, tecida diariamente, sobre a minha ação educativa, foi relevante para a alteração de práticas e consolidação de uma postura profissional adequada e de qualidade. É objetivo do estudo da problemática compreender as práticas reflexivas e avaliativas manifestadas ao longo do estágio e, também, as dos profissionais desta área. Para a mobilização da compreensão sobre a minha prática, identifica-se como ponto de partida os dados recolhidos do instrumento de avaliação da ação. Salienta-se a importância da revisão da literatura na compreensão da problemática, na reflexão das práticas e na construção do instrumento. Pela natureza do estudo identifica-se a abordagem mista como metodologia investigativa.Abstract This report is the result of the experiences lived during the Supervised Professional Practice (SPP) in Infant Daycare and Kindergarten socio and educational context, while performing a reflective, critical and reasoned analysis of the intervention. The objective of the present paperwork is to showcase the path accomplished in partnership with two group of children, its families and educational teams. The work that I have been developing during the past few months began as an internship at Infant Daycare, where I was able to work with children from 22 to 36 months, having its end with an internship at Kindergarten with a longer duration than the former, where I had the privilege of sharing learnings with children from 3 to 6 years. During the exercise of these internships, the interest of going deeper on a thematic that was a constant throughout the whole period of intervention in the Infant Daycare, from the 9th of December to 31st of January, and in the internship at the Kindergarten, from 10th of February until the 23rd of May, rose. The thematic, which entitles this report, is "The reflection and self-assessment of the educator". On my intervention, the formative process result of reflection and self-assessment, produced daily, about my educational action, led to changes in practices and consolidation of an adequate and above average professional attitude. It is the scope of the study of this thematic to understand the reflective and assessment practices performed during the internship, as well as those from this area's professionals. I identify as starting point the data collected from the action evaluation instrument in order to better understand my practice. It is highlighted the importance of revising the literature on the understanding of the thematic, reflection of the practices and creation of the instrument. Given the study's nature the mixed approach in identified as the research methodology.Gomes, ElisabeteRCIPLSabino, Ana Catarina Dias Ribeiro2014-11-21T11:08:50Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3946TID:201346036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:28.668570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
title Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
spellingShingle Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
Sabino, Ana Catarina Dias Ribeiro
Reflexividade docente
Auto-avaliação
Educador
Instrumento regulador
Teaching staff reflectivity
Self-assessment
Educator
Adjustment instrument
title_short Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
title_full Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
title_fullStr Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
title_full_unstemmed Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
title_sort Reflexão e auto-avaliação do/a educador/a
author Sabino, Ana Catarina Dias Ribeiro
author_facet Sabino, Ana Catarina Dias Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Ana Catarina Dias Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade docente
Auto-avaliação
Educador
Instrumento regulador
Teaching staff reflectivity
Self-assessment
Educator
Adjustment instrument
topic Reflexividade docente
Auto-avaliação
Educador
Instrumento regulador
Teaching staff reflectivity
Self-assessment
Educator
Adjustment instrument
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21T11:08:50Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3946
TID:201346036
url http://hdl.handle.net/10400.21/3946
identifier_str_mv TID:201346036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391920037888