A casa de acolhimento onde eu vivo: narrativas de crianças e jovens sob medida de acolhimento residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rute Catarina de Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24836
Resumo: A Medida de Acolhimento Residencial é aplicada em última instância, quando se verifica que uma criança ou jovem se encontra em perigo, apresentando-se como uma das respostas sociais e do Estado para as proteger de situações e condutas que comprometam o exercício pleno dos seus direitos e o seu desenvolvimento saudável. As Crianças e os Jovens são sujeitos de direitos, com capacidade de participar e dar a sua opinião em tomadas de decisão face às suas vivências, representações e expetativas, não só no presente, como no futuro. A participação da criança em pesquisas acerca de assuntos e temáticas que lhe dizem respeito, nomeadamente para perceber e compreender os Problemas de Comportamento e os Comportamentos de Risco verificados nas Casas de Acolhimento é de elevada relevância, pois só os próprios sujeitos são capazes de esclarecer e elucidarem os seus próprios pensamentos acerca da sua vida e as suas condutas. O ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa foca-se nas narrativas de crianças e jovens, em medida de acolhimento residencial. Assim o presente estudo apresenta-se como uma proposta de reflexão sobre os contextos de vida das crianças e jovens em situação de acolhimento, no sentido de caraterizar e compreender as representações e significados atribuídos à sua Casa de Acolhimento relacionando-os com os seus comportamentos. A investigação realizou-se num Lar de Infância e Juventude e numa Casa de Acolhimento, no distrito do Porto que acolhe no seu todo vinte e oito crianças e jovens do género feminino e masculino respetivamente, com idades compreendidas entre os seis e os vinte e quatro anos. A investigação é de caráter qualitativo, tendo a informação sido recolhida através de Observação Participante e Inquéritos por Entrevista. Pela interpretação e análise das narrativas das crianças e jovens pode compreender-se e identificar-se a problemática dos Problemas Comportais e dos Comportamentos de Risco existentes.
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