A supervisão no contexto das estruturas de gestão intermédia: o Coordenador de Departamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuna, Dilma Maria Teixeira Maio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/75
Resumo: A formação centrada na escola tem alcançado grande relevo, tanto nos discursos institucionais, como nos trabalhos dos investigadores das Ciências da Educação, sendo um elemento de referência quando se preconiza a mudança e a melhoria das práticas com impacto na qualidade da educação. Nestas circunstâncias, as estruturas de gestão intermédia, pólos de interacção privilegiados, têm visto reforçado o seu valor estratégico, uma vez que o trabalho colaborativo é entendido como potenciador da estruturação de uma escola reflexiva e da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste pressuposto e num quadro de re-conceptualização do conceito de supervisão, perspectivado no seu contexto mais abrangente, os desafios que se colocam hoje ao coordenador de departamento conferemlhe um papel de proa na estruturação de uma escola de qualidade. Esta problemática inspirou a estruturação do nosso trabalho de investigação para o qual partimos questionando o modo como os coordenadores de departamento percepcionam e exercem a supervisão na estrutura de gestão intermédia que coordenam. O percurso global da investigação foi delineado com o objectivo de dar resposta a esta questão. Em consonância, inserimos o procedimento metodológico num paradigma quantitativo ancorado num estudo de caso múltiplo. Para cumprirmos a estratégia de pesquisa envolvemos os coordenadores e os professores de seis escolas e elaborámos dois questionários que foram aplicados aos coordenadores e aos professores. O tratamento dos dados quantitativos foi efectuado com recurso a métodos da estatística descritiva e indutiva e para o tratamento das respostas abertas utilizámos a técnica de análise de conteúdo. Os dados recolhidos permitiram-nos obter informações sobre o modo como o coordenador de departamento actua, fazendo sobressair as questões de liderança, supervisão, trabalho colaborativo e, desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados do estudo indicam que o coordenador de departamento assume comportamentos que avalizam o seu compromisso com os profissionais e com a instituição, potenciando o desenvolvimento de todos os actores com quem interage. Palavras-
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