Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nadia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36478
Resumo: Neste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução.
id RCAP_4fc2011fb3c9da3f568d6caaa72ca33d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36478
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionadaProposing tasks about rational numbers: prospective teachers’ actions in supervised teaching practiceFormação inicialPráticaNúmeros racionaisTarefaAções do professorNeste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução.APMRepositório da Universidade de LisboaFerreira, NadiaPonte, João Pedro da2019-01-17T10:18:55Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36478porFerreira, N., & Ponte, J. P. (2018). Propondo tarefas sobre números racionais: As ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada. Quadrante, 27(1), 113-136.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:33.096459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
Proposing tasks about rational numbers: prospective teachers’ actions in supervised teaching practice
title Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
spellingShingle Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
Ferreira, Nadia
Formação inicial
Prática
Números racionais
Tarefa
Ações do professor
title_short Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
title_full Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
title_fullStr Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
title_sort Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
author Ferreira, Nadia
author_facet Ferreira, Nadia
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nadia
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Prática
Números racionais
Tarefa
Ações do professor
topic Formação inicial
Prática
Números racionais
Tarefa
Ações do professor
description Neste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-17T10:18:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36478
url http://hdl.handle.net/10451/36478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, N., & Ponte, J. P. (2018). Propondo tarefas sobre números racionais: As ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada. Quadrante, 27(1), 113-136.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440164687872