Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36478 |
Resumo: | Neste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução. |
id |
RCAP_4fc2011fb3c9da3f568d6caaa72ca33d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionadaProposing tasks about rational numbers: prospective teachers’ actions in supervised teaching practiceFormação inicialPráticaNúmeros racionaisTarefaAções do professorNeste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução.APMRepositório da Universidade de LisboaFerreira, NadiaPonte, João Pedro da2019-01-17T10:18:55Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36478porFerreira, N., & Ponte, J. P. (2018). Propondo tarefas sobre números racionais: As ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada. Quadrante, 27(1), 113-136.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:33.096459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada Proposing tasks about rational numbers: prospective teachers’ actions in supervised teaching practice |
title |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada Ferreira, Nadia Formação inicial Prática Números racionais Tarefa Ações do professor |
title_short |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada |
title_full |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Propondo tarefas sobre números racionais: as ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada |
author |
Ferreira, Nadia |
author_facet |
Ferreira, Nadia Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nadia Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Prática Números racionais Tarefa Ações do professor |
topic |
Formação inicial Prática Números racionais Tarefa Ações do professor |
description |
Neste artigo analisamos as práticas letivas de três futuras professoras do 2.º ciclo, procurando compreender como propõem tarefas sobre números racionais, identificando as ações que realizam e os desafios com que se deparam. Dependendo das tarefas propostas e da comunicação desenvolvida, consideramos duas práticas distintas que se diferenciam também nas ações das futuras professoras, enquadradas numa abordagem de ensino direto ou de ensino-aprendizagem exploratório. A recolha de dados foi realizada através da observação e gravação vídeo de quatro aulas de cada futura professora que, depois de transcritas, foram analisadas considerando a natureza das ações dos professores na prática letiva. Foram também realizadas entrevistas áudio-gravadas antes e depois das aulas. Os resultados mostram que as ações das futuras professoras dependem dos seus propósitos de ensino e, especificamente, do papel e natureza das tarefas que propõem aos alunos para a aprendizagens sobre números racionais. No entanto, esta relação é complexa, sendo marcada pela visão que as futuras professoras têm sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais. O principal desafio que se lhes coloca é manter o nível de desafio e abertura das tarefas elevado quando apoiam e guiam os alunos na sua resolução. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-17T10:18:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36478 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, N., & Ponte, J. P. (2018). Propondo tarefas sobre números racionais: As ações de futuras professoras durante a prática de ensino supervisionada. Quadrante, 27(1), 113-136. 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134440164687872 |