Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Quaresma, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6562
Resumo: Este artigo apresenta a preparação e concretização de uma unidade de ensino para o 5.º ano sobre a noção e representação de número racional, a comparação e ordenação de números racionais e equivalência de fracções que tem por base uma abordagem com representações múltiplas, de cunho exploratório, em conformidade com as actuais orientações curriculares. O modo como decorreu a unidade e o balanço das aprendizagens dos alunos sustentam, em termos globais, a conjectura geral de ensino-aprendizagem, sendo notada a necessidade de trabalhar mais os problemas com fracções impróprias e a densidade dos números racionais. Apontam-se ainda possíveis alternativas a investigar futuramente, no que se refere à representação na recta numérica, à abordagem à equivalência de fracções e ao trabalho no significado razão.
id RCAP_c45a3f93bf99941dd6572d8d41904eb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricularNúmeros racionaisRepresentaçõesTarefas de ExploraçãoComparaçãoOrdenaçãoEquivalênciaEste artigo apresenta a preparação e concretização de uma unidade de ensino para o 5.º ano sobre a noção e representação de número racional, a comparação e ordenação de números racionais e equivalência de fracções que tem por base uma abordagem com representações múltiplas, de cunho exploratório, em conformidade com as actuais orientações curriculares. O modo como decorreu a unidade e o balanço das aprendizagens dos alunos sustentam, em termos globais, a conjectura geral de ensino-aprendizagem, sendo notada a necessidade de trabalhar mais os problemas com fracções impróprias e a densidade dos números racionais. Apontam-se ainda possíveis alternativas a investigar futuramente, no que se refere à representação na recta numérica, à abordagem à equivalência de fracções e ao trabalho no significado razão.This paper presents the preparation and implementation of a teaching unit for grade 5 pupils on the concept and representation of rational numbers, the comparison and sorting of rational numbers and equivalence of fractions, based on an exploratory approach with multiple representations, aligned with current curriculum guidelines. The way the unit unfolded and the results regarding pupils’ learning support, overall, the general teaching and learning conjecture. It was noted the need to continue working with improper fractions, and the density of the rational numbers. Some possible alternatives to investigate in the future are suggested, regarding the representation on number line, the approach to the equivalence of fractions, and work in the ration meaning of rational numbers.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, Marisa2012-06-21T11:29:54Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6562porPonte, J. P., & Quaresma, M. (2011). Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular. Quadrante, 20(1), 55-81.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:09:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:09:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
title Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
spellingShingle Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
Ponte, João Pedro da
Números racionais
Representações
Tarefas de Exploração
Comparação
Ordenação
Equivalência
title_short Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
title_full Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
title_fullStr Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
title_full_unstemmed Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
title_sort Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais
Representações
Tarefas de Exploração
Comparação
Ordenação
Equivalência
topic Números racionais
Representações
Tarefas de Exploração
Comparação
Ordenação
Equivalência
description Este artigo apresenta a preparação e concretização de uma unidade de ensino para o 5.º ano sobre a noção e representação de número racional, a comparação e ordenação de números racionais e equivalência de fracções que tem por base uma abordagem com representações múltiplas, de cunho exploratório, em conformidade com as actuais orientações curriculares. O modo como decorreu a unidade e o balanço das aprendizagens dos alunos sustentam, em termos globais, a conjectura geral de ensino-aprendizagem, sendo notada a necessidade de trabalhar mais os problemas com fracções impróprias e a densidade dos números racionais. Apontam-se ainda possíveis alternativas a investigar futuramente, no que se refere à representação na recta numérica, à abordagem à equivalência de fracções e ao trabalho no significado razão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-06-21T11:29:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6562
url http://hdl.handle.net/10451/6562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2011). Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números racionais: Um estudo de desenvolvimento curricular. Quadrante, 20(1), 55-81.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548772179181568