Inteligência artificial e big data no entretenimento televisivo: aplicação e regulação na União Europeia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, José Manuel dos Santos Sotero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/138059
Resumo: A interseção da Inteligência Artificial (IA) e big data com o entretenimento televisivo tem permitido o surgimento de novas soluções, com benefícios tanto para os consumidores a nível da qualidade da experiência, como para os prestadores serviços, estimulando o crescimento do setor. A presente dissertação, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa e indutiva, parte das perguntas de investigação (PI) 1 “De que forma está a ser aplicada a IA e a big data no entretenimento televisivo, nos últimos 5 anos?” e PI 2 “De que forma está regulada a aplicação da IA e big data no entretenimento Televisivo, em concreto os sistemas de recomendação, na União Europeia (UE)?”, e tem como objetivos analisar de que forma a IA e big data estão a ser aplicadas no entretenimento televisivo e sintetizar as principais diretivas que regulam esta integração. Para responder à PI 1 realizou-se uma revisão sistemática da literatura, cujos critérios de elegibilidade foram artigos e atas de conferência, em língua inglesa, nas áreas das Ciências da Comunicação e IA, produzidos entre 2016 e 2021, recolhidos em 167 Revistas e Atas de Conferências. Foram incluídos na revisão 24 documentos, cujos resultados indicam uma tendência de aplicação na distribuição e consumo, em concreto nos sistemas de recomendação e na gestão de informação. Para responder à PI 2, realizou-se um caso de estudo da ação regulatória da UE, tendo como instrumentos, entre outros, a proposta de Regulamento para IA (2021) e a proposta de Mercado Único de Serviços Digitais (2020). Nos resultados destacam-se a ausência de orientações específicas a produzir efeito e a abordagem tendencialmente colaborativa entre o setor público, as empresas e os consumidores.
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