A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, João Pedro Teixeira do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11616
Resumo: Introdução: O presente estágio curricular realizou-se no Boavista Futebol Clube e teve como principal objetivo a integração no seu departamento de comunicação. Dado o crescimento do desporto a nível mundial, urge a necessidade de se promover a comunicação de um clube. Dessa forma, o presente trabalho pretende explorar a relação existente entre as redes sociais utilizadas pelo clube e os comportamentos de envolvimento dos adeptos do Boavista FC. Método: A recolha de dados foi efetuada através de instrumentos de autorrelato que permitiram a contemplação das variáveis sociodemográficas, de algumas dimensões do comportamento e envolvimento dos adeptos e a frequência do uso dos média, numa amostra com 133 participantes (X = 44.4 anos). Resultados: Verificou-se uma associação positiva e significativa entre alguns dos domínios definidores do envolvimento dos adeptos, bem como com a frequência do uso dos média e, ainda, três modelos de predição estatisticamente significativos. Discussão e conclusão: O presente estudo assume um caráter inovador, realçando a importância de se investir nas redes sociais, uma vez que são um excelente complemento aos meios de comunicação social externos ao clube. O uso assíduo das redes sociais promove comportamentos de maior envolvimento com o clube, o que impacta positivamente em toda a estrutura do Boavista FC.
id RCAP_4fe322f668151871a74ea2e1fbaa9937
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FCComunicaçãoMarketingIntrodução: O presente estágio curricular realizou-se no Boavista Futebol Clube e teve como principal objetivo a integração no seu departamento de comunicação. Dado o crescimento do desporto a nível mundial, urge a necessidade de se promover a comunicação de um clube. Dessa forma, o presente trabalho pretende explorar a relação existente entre as redes sociais utilizadas pelo clube e os comportamentos de envolvimento dos adeptos do Boavista FC. Método: A recolha de dados foi efetuada através de instrumentos de autorrelato que permitiram a contemplação das variáveis sociodemográficas, de algumas dimensões do comportamento e envolvimento dos adeptos e a frequência do uso dos média, numa amostra com 133 participantes (X = 44.4 anos). Resultados: Verificou-se uma associação positiva e significativa entre alguns dos domínios definidores do envolvimento dos adeptos, bem como com a frequência do uso dos média e, ainda, três modelos de predição estatisticamente significativos. Discussão e conclusão: O presente estudo assume um caráter inovador, realçando a importância de se investir nas redes sociais, uma vez que são um excelente complemento aos meios de comunicação social externos ao clube. O uso assíduo das redes sociais promove comportamentos de maior envolvimento com o clube, o que impacta positivamente em toda a estrutura do Boavista FC.Introduction: This curricular internship took place at Boavista Futebol Clube and had as its main objective the integration in its communication department. Given the growth of sport worldwide, there is an urgent need to promote the communication of a club. Thus, this paper intends to explore the relationship between the social media used by the club and the engagement behaviors of Boavista FC supporters. Method: Data was collected using self-report instruments that allowed for the consideration of sociodemographic variables, some dimensions of behavior and involvement of supporters and the frequency of media use, in a sample of 133 participants (X = 44.4 years). Results: There was a positive and significant association between some of the defining domains of supporter engagement, as well as with the frequency of use of the media, and also three statistically significant prediction models. Discussion and conclusion: This study takes on an innovative character, highlighting the importance of investing in social networks, as they are an excellent complement to social communication outside the club. The assiduous use of social media promotes behaviors of greater involvement with the club, which positively impacts the entire structure of Boavista FC.2023-06-09T17:44:42Z2023-01-16T00:00:00Z2023-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11616porCouto, João Pedro Teixeira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:09.168910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
title A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
spellingShingle A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
Couto, João Pedro Teixeira do
Comunicação
Marketing
title_short A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
title_full A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
title_fullStr A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
title_full_unstemmed A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
title_sort A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
author Couto, João Pedro Teixeira do
author_facet Couto, João Pedro Teixeira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, João Pedro Teixeira do
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Marketing
topic Comunicação
Marketing
description Introdução: O presente estágio curricular realizou-se no Boavista Futebol Clube e teve como principal objetivo a integração no seu departamento de comunicação. Dado o crescimento do desporto a nível mundial, urge a necessidade de se promover a comunicação de um clube. Dessa forma, o presente trabalho pretende explorar a relação existente entre as redes sociais utilizadas pelo clube e os comportamentos de envolvimento dos adeptos do Boavista FC. Método: A recolha de dados foi efetuada através de instrumentos de autorrelato que permitiram a contemplação das variáveis sociodemográficas, de algumas dimensões do comportamento e envolvimento dos adeptos e a frequência do uso dos média, numa amostra com 133 participantes (X = 44.4 anos). Resultados: Verificou-se uma associação positiva e significativa entre alguns dos domínios definidores do envolvimento dos adeptos, bem como com a frequência do uso dos média e, ainda, três modelos de predição estatisticamente significativos. Discussão e conclusão: O presente estudo assume um caráter inovador, realçando a importância de se investir nas redes sociais, uma vez que são um excelente complemento aos meios de comunicação social externos ao clube. O uso assíduo das redes sociais promove comportamentos de maior envolvimento com o clube, o que impacta positivamente em toda a estrutura do Boavista FC.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-09T17:44:42Z
2023-01-16T00:00:00Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11616
url http://hdl.handle.net/10348/11616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105887100928