A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11616 |
Resumo: | Introdução: O presente estágio curricular realizou-se no Boavista Futebol Clube e teve como principal objetivo a integração no seu departamento de comunicação. Dado o crescimento do desporto a nível mundial, urge a necessidade de se promover a comunicação de um clube. Dessa forma, o presente trabalho pretende explorar a relação existente entre as redes sociais utilizadas pelo clube e os comportamentos de envolvimento dos adeptos do Boavista FC. Método: A recolha de dados foi efetuada através de instrumentos de autorrelato que permitiram a contemplação das variáveis sociodemográficas, de algumas dimensões do comportamento e envolvimento dos adeptos e a frequência do uso dos média, numa amostra com 133 participantes (X = 44.4 anos). Resultados: Verificou-se uma associação positiva e significativa entre alguns dos domínios definidores do envolvimento dos adeptos, bem como com a frequência do uso dos média e, ainda, três modelos de predição estatisticamente significativos. Discussão e conclusão: O presente estudo assume um caráter inovador, realçando a importância de se investir nas redes sociais, uma vez que são um excelente complemento aos meios de comunicação social externos ao clube. O uso assíduo das redes sociais promove comportamentos de maior envolvimento com o clube, o que impacta positivamente em toda a estrutura do Boavista FC. |
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A importância da comunicação e do marketing num clube de futebol: o caso do Boavista FCComunicaçãoMarketingIntrodução: O presente estágio curricular realizou-se no Boavista Futebol Clube e teve como principal objetivo a integração no seu departamento de comunicação. Dado o crescimento do desporto a nível mundial, urge a necessidade de se promover a comunicação de um clube. Dessa forma, o presente trabalho pretende explorar a relação existente entre as redes sociais utilizadas pelo clube e os comportamentos de envolvimento dos adeptos do Boavista FC. Método: A recolha de dados foi efetuada através de instrumentos de autorrelato que permitiram a contemplação das variáveis sociodemográficas, de algumas dimensões do comportamento e envolvimento dos adeptos e a frequência do uso dos média, numa amostra com 133 participantes (X = 44.4 anos). Resultados: Verificou-se uma associação positiva e significativa entre alguns dos domínios definidores do envolvimento dos adeptos, bem como com a frequência do uso dos média e, ainda, três modelos de predição estatisticamente significativos. Discussão e conclusão: O presente estudo assume um caráter inovador, realçando a importância de se investir nas redes sociais, uma vez que são um excelente complemento aos meios de comunicação social externos ao clube. O uso assíduo das redes sociais promove comportamentos de maior envolvimento com o clube, o que impacta positivamente em toda a estrutura do Boavista FC.Introduction: This curricular internship took place at Boavista Futebol Clube and had as its main objective the integration in its communication department. Given the growth of sport worldwide, there is an urgent need to promote the communication of a club. Thus, this paper intends to explore the relationship between the social media used by the club and the engagement behaviors of Boavista FC supporters. Method: Data was collected using self-report instruments that allowed for the consideration of sociodemographic variables, some dimensions of behavior and involvement of supporters and the frequency of media use, in a sample of 133 participants (X = 44.4 years). Results: There was a positive and significant association between some of the defining domains of supporter engagement, as well as with the frequency of use of the media, and also three statistically significant prediction models. Discussion and conclusion: This study takes on an innovative character, highlighting the importance of investing in social networks, as they are an excellent complement to social communication outside the club. The assiduous use of social media promotes behaviors of greater involvement with the club, which positively impacts the entire structure of Boavista FC.2023-06-09T17:44:42Z2023-01-16T00:00:00Z2023-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11616porCouto, João Pedro Teixeira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:09.168910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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