Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, João Miguel Moreira Socorro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9284
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
id RCAP_2cf95d7d8a82feb0e7ee393b14700198
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptosComunicaçãoMarketingLiga Zon SagresFutebolAdeptoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoO marketing e a comunicação são uma face cada vez menos marginalizada entre os membros que estão à frente de organizações desportivas. Na última década, o fenómeno ganhou preponderância entre a classe do dirigismo no futebol português e é, mais do que nunca, um fator de diferenciação junto do vasto público que consome aquele que é considerado o desporto-rei. Os avançados tecnológicos ditaram uma aproximação entre o clube e o adepto, hoje com muitos mais meios para produzir conteúdos e interagir com a equipa do seu coração. Mas este é também um adepto exigente. Um adepto que está presente em várias frentes, como as redes sociais, que quer ter uma palavra a dizer e que pretende ser bem tratado. Este foi o desafio proposto involuntariamente aos clubes de futebol. Na Liga Zon Sagres, o processo comunicacional ganhou força e é uma aposta de todos os clubes que compõem a competição. Os sites são uma plataforma em constante evolução; o Facebook tornou-se uma ferramenta fundamental; as campanhas são cada vez mais inovadoras e visam o bem-estar absoluto do adepto, dando-lhe os apetrechos necessários para poder vibrar com a equipa. O adepto é o target mais importante para um clube de futebol. Na primeira liga portuguesa, os esforços feitos pelos seus participantes no sentido de conquistar os fãs confirmam que esta é uma prioridade nos tempos que correm.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNViegas, João Miguel Moreira Socorro2013-04-11T09:25:23Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:15Zoai:run.unl.pt:10362/9284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:40.641739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
title Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
spellingShingle Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
Viegas, João Miguel Moreira Socorro
Comunicação
Marketing
Liga Zon Sagres
Futebol
Adepto
title_short Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
title_full Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
title_fullStr Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
title_full_unstemmed Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
title_sort Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos
author Viegas, João Miguel Moreira Socorro
author_facet Viegas, João Miguel Moreira Socorro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, João Miguel Moreira Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Marketing
Liga Zon Sagres
Futebol
Adepto
topic Comunicação
Marketing
Liga Zon Sagres
Futebol
Adepto
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10
2012-10-01T00:00:00Z
2013-04-11T09:25:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9284
url http://hdl.handle.net/10362/9284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137832120352768