An evolving cognitive approach to dyscalculia screening and therapeutics
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76851 |
Resumo: | Doctoral program in Biomedical Engineering |
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An evolving cognitive approach to dyscalculia screening and therapeuticsUma abordagem cognitiva evolutiva para o despiste e terapêutica da discalculiaDiscalculia para criançasDespiste de discalculiaSistemas inteligentesTerapêutica de discalculiaDyscalculia in childrenDyscalculia screeningDyscalculia therapeuticsIntelligent SystemsEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDoctoral program in Biomedical EngineeringA crescente taxa de insucesso escolar e o aumento da aversão à matemática têm geralmente origem na discalculia. A sua incidência na população é de cerca de 6 a 7%, e o facto de que é praticamente desconhecida faz com que a sua associação à discalculia seja difícil de se realizar, tendo um impacto negativo no quotidiano dos indivíduos. Uma vez que esta desordem existe desde a conceção, é crucial iniciar a terapêutica nas fases iniciais da vida para mitigar a sua severidade. Atualmente não existe um teste standard para o diagnóstico da discalculia, e a sua origem ainda não está bem definida. Adicionalmente, os sistemas de apoio à aprendizagem para crianças com discalculia apenas existem sob a forma de papel ou software para computador, somente na língua inglesa. Por isso, é uma lacuna a sua não-consciencialização no sistema de educação especial português, assim como a inexistência de ferramentas de apoio direcionadas para este tipo de dificuldade de aprendizagem. É relevante criar um sistema de apoio à aprendizagem português adequado à discalculia, em linha com as novas tendências tecnológicas. A falta de sensibilização para este tipo de desordem, assim como a inexistência de sistemas de apoio resultam nos maus resultados observados nos exames nacionais de matemática. É importante criar conhecimento nesta área para permitir o desenvolvimento de ferramentas eficientes de apoio compatível com qualquer dispositivo móvel e que visa auxiliar as crianças a evoluir os seus conhecimentos matemáticos, permitindo-lhes ao mesmo tempo divertirem-se enquanto jogam. Doravante, a inclusão de características inteligentes no software que ajusta o jogo às dificuldades das crianças, e o estudo da atividade cerebral enquanto usam a aplicação, são dois potenciais ganhos diferenciadores para o estudo e dedução de novas perspetivas sobre a discalculia. O objetivo principal é desenvolver e extrair conhecimento suficiente de modo a se conseguir uma solução inovadora, atrativa e dinâmica para terapêutica e diagnóstico de discalculia, direcionada para ajudar crianças a melhorar as suas capacidades de ordem matemática enquanto jogam. A inovação surge da inclusão de competências inteligentes e evolutivas na solução de acordo com as dificuldades das crianças e do seu progresso.The growing scholar failure rate among pupils and the increasing aversion to mathematics generally have their origins in dyscalculia. The incidence is around 6-7% and the fact that it is hardly known makes its association hard to accomplish, having a negative impact on everyday life. As it is a disorder that exists since conception, it is important to start therapy early in life to mitigate its severity. Currently, there are no standard tests to detect dyscalculia and its origins are not yet well-identified. In addition, learning support systems for children with dyscalculia exist only in English in the form of paper or computer software. Therefore, it is a big gap that there is no awareness of this disorder in Portuguese special education, as well as the non-existence of support tools targeted at this type of learning disability. It is important to create an appropriate Portuguese learning support system for dyscalculia, in line with new technological trends. The non-awareness of this disorder and the non-existence of support systems contribute to the tragic results seen in the national mathematics tests. It is important to create knowledge in this area to allow the development of efficient support tools that can be adapted to any mobile device and that aims to help children develop their mathematical knowledge, allowing them to have fun while they play it. Henceforth, incorporating intelligent features into the software according to children's difficulties and studying brain activity while playing are two potential gains in studying and deriving new perspectives about dyscalculia. The main goal is to develop and extract enough knowledge to achieve an innovative, engaging, and dynamic solution for dyscalculia therapeutics and screening, aimed at helping children to improve their mathematical skills while playing. Innovation comes from incorporating intelligence and developing skills into the solution according to children's difficulties and progress.This work was supported by a scholarship awarded to Filipa Tinoco Ferraz by the University of Minho, financed by CCDR-N, with the reference UMINHO/BD/35/2016.Neves, JoséAlves, VictorUniversidade do MinhoFerraz, Filipa Tinoco2022-04-062022-04-06T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76851eng101551436info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:29:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:29:49Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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