Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Sofia Teixeira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5572
Resumo: A entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral.
id RCAP_500485f7eb894dee293dcf8bf80d6f92
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa ToolboxGestão da ansiedade e do estudoEstudantes universitáriosPlataforma web-interativaAnxiety and study managementUniversity studentsWeb-interactive platformPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral.Joining University is an important transition in the student's life that requires adaptation and can influence academic success or failure. When there are difficulties in adaptation, due to insecurity/uncertainties or due to the management of emotions of this new stage in the student's life, psychological disorders, including anxiety and stress, may develop. The fact that we are currently living in a situation of near post-pandemic conditions may also contribute to the development of anxiety and/or to the aggravation of existing ones. In an attempt to address this problem of anxiety management among university students, the project "Toolbox: University Student – Web-interactive Platform", a platform for learning anxiety management, emerges. The main objective of this research is to understand whether the use of the platform has proved effective in managing anxiety among university students. The sample consists of 31 students from the University of Madeira (UMa) and the Instituto Superior Técnico (IST), aged between 19 and 47 years. The participants were divided into two groups: intervention group (n=17) and control group (n=13). The results show that the participants who were subjected to the intervention with the interactive platform showed improvements in their commitment to their studies and in their anxiety levels in general.Soares, Maria Luísa PereiraDigitUMaSilva, Carla Sofia Teixeira da2024-02-22T12:27:14Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5572TID:203534093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:57:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:34.446441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
title Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
spellingShingle Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
Silva, Carla Sofia Teixeira da
Gestão da ansiedade e do estudo
Estudantes universitários
Plataforma web-interativa
Anxiety and study management
University students
Web-interactive platform
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
title_full Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
title_fullStr Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
title_full_unstemmed Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
title_sort Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
author Silva, Carla Sofia Teixeira da
author_facet Silva, Carla Sofia Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Maria Luísa Pereira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Sofia Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da ansiedade e do estudo
Estudantes universitários
Plataforma web-interativa
Anxiety and study management
University students
Web-interactive platform
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão da ansiedade e do estudo
Estudantes universitários
Plataforma web-interativa
Anxiety and study management
University students
Web-interactive platform
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-25
2023-09-25T00:00:00Z
2024-02-22T12:27:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5572
TID:203534093
url http://hdl.handle.net/10400.13/5572
identifier_str_mv TID:203534093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137765769609216