Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5572 |
Resumo: | A entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral. |
id |
RCAP_500485f7eb894dee293dcf8bf80d6f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa ToolboxGestão da ansiedade e do estudoEstudantes universitáriosPlataforma web-interativaAnxiety and study managementUniversity studentsWeb-interactive platformPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral.Joining University is an important transition in the student's life that requires adaptation and can influence academic success or failure. When there are difficulties in adaptation, due to insecurity/uncertainties or due to the management of emotions of this new stage in the student's life, psychological disorders, including anxiety and stress, may develop. The fact that we are currently living in a situation of near post-pandemic conditions may also contribute to the development of anxiety and/or to the aggravation of existing ones. In an attempt to address this problem of anxiety management among university students, the project "Toolbox: University Student – Web-interactive Platform", a platform for learning anxiety management, emerges. The main objective of this research is to understand whether the use of the platform has proved effective in managing anxiety among university students. The sample consists of 31 students from the University of Madeira (UMa) and the Instituto Superior Técnico (IST), aged between 19 and 47 years. The participants were divided into two groups: intervention group (n=17) and control group (n=13). The results show that the participants who were subjected to the intervention with the interactive platform showed improvements in their commitment to their studies and in their anxiety levels in general.Soares, Maria Luísa PereiraDigitUMaSilva, Carla Sofia Teixeira da2024-02-22T12:27:14Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5572TID:203534093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T04:57:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:34.446441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
title |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
spellingShingle |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox Silva, Carla Sofia Teixeira da Gestão da ansiedade e do estudo Estudantes universitários Plataforma web-interativa Anxiety and study management University students Web-interactive platform Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
title_full |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
title_fullStr |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
title_full_unstemmed |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
title_sort |
Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa Toolbox |
author |
Silva, Carla Sofia Teixeira da |
author_facet |
Silva, Carla Sofia Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Maria Luísa Pereira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Sofia Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da ansiedade e do estudo Estudantes universitários Plataforma web-interativa Anxiety and study management University students Web-interactive platform Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Gestão da ansiedade e do estudo Estudantes universitários Plataforma web-interativa Anxiety and study management University students Web-interactive platform Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-25 2023-09-25T00:00:00Z 2024-02-22T12:27:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5572 TID:203534093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5572 |
identifier_str_mv |
TID:203534093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137765769609216 |