Memorization of brand marks in short-term

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, C.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Laginha, J., Raposo, D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6217
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender o processo de memorização das Marcas gráficas (logótipo e símbolo), particularmente, revelando a relação entre os parâmetros de rastreamento ocular e a memorização de marca de curto prazo. Desenho / metodologia / abordagem - O estudo foi realizado online através da ferramenta BrainAnswer, utilizando um sistema de rastreio ocular e um questionário, com 63 consumidores portugueses de azeite. Foi pedido aos consumidores que visualizassem um painel de 15 Marcas gráficas de azeite, seguido de um processo de distração, após o qual lhes foi pedido que identificassem as Marcas gráficas agora misturadas com outras. Os resultados mostram que é possível estabelecer uma correlação entre o processo de memorização de Marcas gráficas a curto prazo e: o Glances r (-0,375), as últimas visualizações r (0,4929), o maior tempo médio de fixação r (-0,28954), Grande variação no tamanho de fixação r (0,21626) e fixações mais longas r (0,21626), como podemos detectar no r de Spearman. Não foi identificada nenhuma correlação entre a seqüência de visualização e o processo de memória. A sequência de visualização é estatisticamente significativa considerando o processo de leitura ocidental.
id RCAP_50070047b9b8441bce921309618280a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memorization of brand marks in short-termMarca gráficaEye trackingNeuromarkeLogótipoSímboloMemorizaçãoSector agro-alimentarBrand marksLogotypeSymbolMemorabilityAgri-food sectorEste estudo tem como objetivo compreender o processo de memorização das Marcas gráficas (logótipo e símbolo), particularmente, revelando a relação entre os parâmetros de rastreamento ocular e a memorização de marca de curto prazo. Desenho / metodologia / abordagem - O estudo foi realizado online através da ferramenta BrainAnswer, utilizando um sistema de rastreio ocular e um questionário, com 63 consumidores portugueses de azeite. Foi pedido aos consumidores que visualizassem um painel de 15 Marcas gráficas de azeite, seguido de um processo de distração, após o qual lhes foi pedido que identificassem as Marcas gráficas agora misturadas com outras. Os resultados mostram que é possível estabelecer uma correlação entre o processo de memorização de Marcas gráficas a curto prazo e: o Glances r (-0,375), as últimas visualizações r (0,4929), o maior tempo médio de fixação r (-0,28954), Grande variação no tamanho de fixação r (0,21626) e fixações mais longas r (0,21626), como podemos detectar no r de Spearman. Não foi identificada nenhuma correlação entre a seqüência de visualização e o processo de memória. A sequência de visualização é estatisticamente significativa considerando o processo de leitura ocidental.ABSTRACT : This study aims to understand the process of memorization of Brand marks particularly, revealing relation between eye-tracking parameters and short-term memorization of Brand marks (logotype and symbol). Design/methodology/approach – The study was conducted online through BrainAnswer tool, using eye-tracker and questionnaire, with 63 Portuguese olive oil consumers. Consumers were asked to visualize a 15 olive oil brands marks panel, followed by a distraction process after which they were asked to identify the sawed Brand marks now mixed with others. The results show that it’s possible to establish a correlation between the process of short-term memorization of Brand marks and: the Glances r(-0,375), latest views r(0,4929), Higher average fixation time r(-0.28954), large variation in fixation size r(0.21626) and more longer fixations r(0.21626), like we can detect in Spearman's r. It wasn’t identified any correlation between the visualization sequence and the memory process. The visualization sequence is statistically significant with the occidental reading process.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoValente, C.Laginha, J.Raposo, D.2018-09-26T11:41:31Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6217engVALENTE, C. ; LAGINHA, J. ; RAPOSO, D. (2017) - Memorization of brand marks in short-term. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. IX, nº 18.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:55Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:51.831539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memorization of brand marks in short-term
title Memorization of brand marks in short-term
spellingShingle Memorization of brand marks in short-term
Valente, C.
Marca gráfica
Eye tracking
Neuromarke
Logótipo
Símbolo
Memorização
Sector agro-alimentar
Brand marks
Logotype
Symbol
Memorability
Agri-food sector
title_short Memorization of brand marks in short-term
title_full Memorization of brand marks in short-term
title_fullStr Memorization of brand marks in short-term
title_full_unstemmed Memorization of brand marks in short-term
title_sort Memorization of brand marks in short-term
author Valente, C.
author_facet Valente, C.
Laginha, J.
Raposo, D.
author_role author
author2 Laginha, J.
Raposo, D.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, C.
Laginha, J.
Raposo, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Marca gráfica
Eye tracking
Neuromarke
Logótipo
Símbolo
Memorização
Sector agro-alimentar
Brand marks
Logotype
Symbol
Memorability
Agri-food sector
topic Marca gráfica
Eye tracking
Neuromarke
Logótipo
Símbolo
Memorização
Sector agro-alimentar
Brand marks
Logotype
Symbol
Memorability
Agri-food sector
description Este estudo tem como objetivo compreender o processo de memorização das Marcas gráficas (logótipo e símbolo), particularmente, revelando a relação entre os parâmetros de rastreamento ocular e a memorização de marca de curto prazo. Desenho / metodologia / abordagem - O estudo foi realizado online através da ferramenta BrainAnswer, utilizando um sistema de rastreio ocular e um questionário, com 63 consumidores portugueses de azeite. Foi pedido aos consumidores que visualizassem um painel de 15 Marcas gráficas de azeite, seguido de um processo de distração, após o qual lhes foi pedido que identificassem as Marcas gráficas agora misturadas com outras. Os resultados mostram que é possível estabelecer uma correlação entre o processo de memorização de Marcas gráficas a curto prazo e: o Glances r (-0,375), as últimas visualizações r (0,4929), o maior tempo médio de fixação r (-0,28954), Grande variação no tamanho de fixação r (0,21626) e fixações mais longas r (0,21626), como podemos detectar no r de Spearman. Não foi identificada nenhuma correlação entre a seqüência de visualização e o processo de memória. A sequência de visualização é estatisticamente significativa considerando o processo de leitura ocidental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-09-26T11:41:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6217
url http://hdl.handle.net/10400.11/6217
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv VALENTE, C. ; LAGINHA, J. ; RAPOSO, D. (2017) - Memorization of brand marks in short-term. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. IX, nº 18.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829463486464