Uma análise do potencial das mulheres portuguesas para contribuir para o sucesso das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Tânia Sofia Meneses
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44936
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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spelling Uma análise do potencial das mulheres portuguesas para contribuir para o sucesso das organizaçõesGéneroPersonalidadeMercado de trabalhoLiderançaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020O mercado de trabalho encontra-se em constante mudança, sendo uma das principais alterações nas últimas décadas o progressivo aumento da participação das mulheres nas organizações. Contudo, a integração das mulheres no mercado de trabalho tem estado acompanhada de limitações que derivam de uma desigual disponibilidade de oportunidades, salários mais baixos, uma menor probabilidade de serem promovidas e uma menor representação ao nível da gestão de topo das empresas (Turban, Freeman & Waber, 2017). Através da análise dos resultados obtidos a partir das respostas dadas por participantes dos géneros feminino e masculino ao questionário de personalidade OPQ32r (Occupational Personality Questionnaire), a presente dissertação de mestrado tem como objetivo identificar as diferenças entre géneros numa amostra da população portuguesa relativamente às características da personalidade que se consideram estar associadas ao sucesso organizacional quando manifestadas pelos líderes. Procura-se, assim, analisar dados sobre as tendências comportamentais das mulheres no contexto laboral e compreender de que forma podem ambos os géneros favorecer a evolução e o sucesso das organizações. Pretende-se, assim, contribuir para a implementação de políticas e práticas fundamentadas e benéficas, tanto para as empresas como para os seus colaboradores. Os resultados desta dissertação demonstram que, na amostra da população portuguesa analisada, as participantes do género feminino se descrevem, em média, como mais preocupadas, metódicas, enérgicas, humanas, conscienciosas, extrovertidas, democráticas, observadoras, afiliativas, cumpridoras, otimistas, adaptáveis e agradáveis do que os participantes do género masculino. Por outro lado, os participantes do género masculino descrevem-se, em média, como mais calculadores, tranquilos, imperturbáveis, emocionalmente controlados, competitivos, convencionais, independentes, persuasivos, conceptuais e emocionalmente estáveis do que as participantes do género feminino. As diferenças entre as médias dos resultados nas dimensões de personalidade referidas são estatisticamente significativas.The labor market is constantly changing, being one of the main modifications in the recent decades the progressive increase of women’s participation in organizations. However, the integration of women in the labor market has been accompanied by limitations related to an unequal availability of opportunities, lower wages, lower promotion rates and less representation at the level of top management of companies (Turban, Freeman & Waber, 2017). Through the analysis of the responses given by participants of feminine and male gender to the Occupational Personality Questionnaire (OPQ32r), the present master’s dissertation aims to identify the differences between genders in a sample of the Portuguese population regarding the personality characteristics that are considered to be associated with organizational success when exhibited by leaders. Thus, seeking to analyze concrete data about women’s likely behavior in the workplace and understand how both genders can contribute to the evolution and success of organizations, facilitating the implementation of policies and practices that are beneficial for both companies and their employees. The results of this dissertation show that, in the Portuguese population sample studied, the participants of the feminine gender describe themselves, on average, as being more worried, detailconscious, vigorous, caring, conscientious, outgoing, democratic, behavioral, affiliative, rule follower, optimistic, adaptable and agreeable than the masculine gender participants. On the other hand, the participants of the male gender describe themselves, on average, as being more data rational, relaxed, tough-minded, emotionally controlled, competitive, conventional, independent-minded, persuasive and emotionally stable than the feminine gender participants. In all the personality dimensions reported, the difference between means are significant.Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaRepositório da Universidade de LisboaFreitas, Tânia Sofia Meneses2020-11-19T14:37:07Z20202020-07-062020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44936TID:202694380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:25.653741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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