Tendências e Desafios da Geração Z no Mercado de Trabalho no contexto da Transformação Digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2844 |
Resumo: | O estudo investiga o impacto da Geração Z no mercado de trabalho, contextualizando-o na transformação digital e na necessidade de as organizações reterem talentos. Para dar resposta ao objetivo apresentado optouse por um estudo empírico assente numa abordagem mista. A abordagem quantitativa apresenta uma amostra de 224 jovens da Geração Z. A abordagem qualitativa é constituída por uma amostra de 5 PMEs portuguesas. Os objetivos são identificar os benefícios da transformação digital, perceber os contributos que os jovens oferecem às organizações e evidenciar as estratégias de retenção de talentos. Os resultados destacam benefícios da adoção de novas tecnologias, incluindo maior eficiência, expansão de serviços, sustentabilidade e vantagem competitiva. A Geração Z é reconhecida pela sua influência positiva na introdução dessas tecnologias, mas enfrenta desafios de adaptação devido, entre outros, à diversidade de gerações que encontra no mercado de trabalho, ao pouco investimento digital que as empresas fazem e à pouca valorização que as instituições de ensino continuam a dar à componente humana em detrimento da tecnologia. Em relação à retenção de talentos, as organizações vão de encontro a algumas expectativas dos seus colaboradores, mas devem alargar o leque de estratégias, incluindo investimento na formação, progressão na carreira, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros. Ao abordar diretamente os desafios da era digital e a integração da Geração Z no mercado de trabalho, esta investigação oferece orientações práticas e soluções possíveis, agregando um valor substancial ao campo académico e ao mundo empresarial ao abordar de forma direta e propositiva os desafios da era digital e da integração da Geração Z no mercado de trabalho. |
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O estudo investiga o impacto da Geração Z no mercado de trabalho, contextualizando-o na transformação digital e na necessidade de as organizações reterem talentos. Para dar resposta ao objetivo apresentado optouse por um estudo empírico assente numa abordagem mista. A abordagem quantitativa apresenta uma amostra de 224 jovens da Geração Z. A abordagem qualitativa é constituída por uma amostra de 5 PMEs portuguesas. Os objetivos são identificar os benefícios da transformação digital, perceber os contributos que os jovens oferecem às organizações e evidenciar as estratégias de retenção de talentos. Os resultados destacam benefícios da adoção de novas tecnologias, incluindo maior eficiência, expansão de serviços, sustentabilidade e vantagem competitiva. A Geração Z é reconhecida pela sua influência positiva na introdução dessas tecnologias, mas enfrenta desafios de adaptação devido, entre outros, à diversidade de gerações que encontra no mercado de trabalho, ao pouco investimento digital que as empresas fazem e à pouca valorização que as instituições de ensino continuam a dar à componente humana em detrimento da tecnologia. Em relação à retenção de talentos, as organizações vão de encontro a algumas expectativas dos seus colaboradores, mas devem alargar o leque de estratégias, incluindo investimento na formação, progressão na carreira, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros. Ao abordar diretamente os desafios da era digital e a integração da Geração Z no mercado de trabalho, esta investigação oferece orientações práticas e soluções possíveis, agregando um valor substancial ao campo académico e ao mundo empresarial ao abordar de forma direta e propositiva os desafios da era digital e da integração da Geração Z no mercado de trabalho. |
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