O direito à educação das crianças refugiadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40446 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta como foco de estudo o direito da criança refugiada à educação. Hodiernamente o mundo vivencia uma intrincada crise humanitária sem precedentes, na qual uma grande quantidade de pessoas, devido à intensificação de conflitos internacionais e regionais , assim como em virtude de inúmeras violações de seus direitos humanos, abandonam seus países de origem em busca de proteção e refúgio em outros Estados. Neste grupo de pessoas forçados a deixar seus lares, as crianças representam a grande maioria desta categoria e, dentre estas, apenas metade possui o acesso à educação nos países de acolhimento. As crianças em refúgio encontram-se em posição de dupla vulnerabilidade devido a sua precária situação de refugiada bem como sua condição de ser criança. Para além dessa conjuntura, os infantes enfrentam no Estado acolhedor inúmeras barreiras em virtude da utilização de políticas e parâmetros jurídicos centrados em adultos e em decorrência da ausência de acompanhamento e proteção específicos para a sua condição de criança e em situação de refúgio. Um dos problemas mais complexos enfrentados é precisamente a negligência quanto ao acesso ao ensino formal desta categoria social, encontrando-se a educação das crianças refugiadas atualmente em crise e a fomentar a criação de uma geração perdida, tendo o seu futuro comprometido. É neste contexto que a educação assume função essencial como ferramenta empoderante tanto nos inúmeros benefícios ofertados através do ensino em si mesmo bem como na promoção dos direitos humanos e de um desenvolvimento sustentável por meio de uma percepção de pertencimento , integração e inclusão sociocultural que acarreta nesta categoria. Sem prejuízo de referências esparsas de aspetos de Direito da União Europeia, este estudo visa fornecer uma visão geral do quadro legal internacional dos mecanismos de proteção do direito à educação da criança refugiada, dentro da perspectiva do Estatuto dos Refugiados e da aplicação do princípio do non refoulement , sob a análise da atuação da Convenção Sobre os Direitos da Criança e da proteção exercida por esta através da aplicação dos princípios da não discriminação, do interesse superior da criança. Também almeja analisar a CDC como um parâmetro de ação para os Estados e como reforço ao Direito Internacional dos Refugiados e o Direito Internacional dos Direitos Humanos. Ao final, em virtude da indivisibilidade dos direitos humanos, pretende-se proceder a uma visão integral acerca da convergência e da complementaridade entre os regimes internacionais e igualmente a invocação destes direitos nos planos dos ordenamentos jurídicos domésticos, sob um viés de direito fundamental e social, no escopo de assegurar o cumprimento do direito das crianças refugiadas à educação. |
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Para além dessa conjuntura, os infantes enfrentam no Estado acolhedor inúmeras barreiras em virtude da utilização de políticas e parâmetros jurídicos centrados em adultos e em decorrência da ausência de acompanhamento e proteção específicos para a sua condição de criança e em situação de refúgio. Um dos problemas mais complexos enfrentados é precisamente a negligência quanto ao acesso ao ensino formal desta categoria social, encontrando-se a educação das crianças refugiadas atualmente em crise e a fomentar a criação de uma geração perdida, tendo o seu futuro comprometido. É neste contexto que a educação assume função essencial como ferramenta empoderante tanto nos inúmeros benefícios ofertados através do ensino em si mesmo bem como na promoção dos direitos humanos e de um desenvolvimento sustentável por meio de uma percepção de pertencimento , integração e inclusão sociocultural que acarreta nesta categoria. Sem prejuízo de referências esparsas de aspetos de Direito da União Europeia, este estudo visa fornecer uma visão geral do quadro legal internacional dos mecanismos de proteção do direito à educação da criança refugiada, dentro da perspectiva do Estatuto dos Refugiados e da aplicação do princípio do non refoulement , sob a análise da atuação da Convenção Sobre os Direitos da Criança e da proteção exercida por esta através da aplicação dos princípios da não discriminação, do interesse superior da criança. Também almeja analisar a CDC como um parâmetro de ação para os Estados e como reforço ao Direito Internacional dos Refugiados e o Direito Internacional dos Direitos Humanos. Ao final, em virtude da indivisibilidade dos direitos humanos, pretende-se proceder a uma visão integral acerca da convergência e da complementaridade entre os regimes internacionais e igualmente a invocação destes direitos nos planos dos ordenamentos jurídicos domésticos, sob um viés de direito fundamental e social, no escopo de assegurar o cumprimento do direito das crianças refugiadas à educação.The present work aims to focus on the right to education of the refugee child. Nowadays, the world is experiencing an unprecedented and intricate humanitarian crisis where large numbers of people, due to the intensification of international and regional conflicts as well because of a numerous human rights violations, are forced to leave their home countries in search of protection and refuge in other states. In this group of people forced to leave their homes, children represent the vast majority of this category and amongst them only half have access to education in the host countries. Children in refuge are in a position of double vulnerability because of their precarious refugee status and also their child-like status. In addition to this situation, infants face numerous barriers in the welcoming State due to the use of adult-centered parameters and legal policies, also because of the absence of specific monitoring and protection for their child's condition and refugee situation. One of the most complex problems faced is precisely the neglect of access to instruction in this group. Nowadays children’s refugee education is in crisis and fostering the creation of a lost generation, the future of these children is compromised. It is in this context that education assumes an essential role as an empowering tool for the many benefits offered through teaching itself as well as on the promotion of human rights and sustainable development, through a perception of belonging, integration and socio-cultural inclusion that entails in this category. Without prejudice of sparse references to European Union law aspects , this study aims to provide an overview of the international legal framework protection mechanisms to the right of education of refugee children, within the perspective of the Refugee Statute and the principle of non refoulement, under the context of the Convention on the Rights of the Child protection and also the protection exercised by CRC through the application of the principles of non-discrimination and the best interests of the child. This work also seeks to analyze the CRC as a parameter for actions of the States and as reinforcement to international refugee law and international human rights law. Finally, due to the human rights indivisibility, this thesis intends to proceed a comprehensive vision about the convergence and complementarity between international regimes, as well as the invocation of these rights in domestic legal systems, under a fundamental and social law bias, in order to ensure fulfillment of the right of refugee children to education.Fonseca, Rui Guerra daRepositório da Universidade de LisboaPorto, Hiro da Justa2019-12-10T13:27:15Z2019-10-252019-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:09.046997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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