A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11511 |
Resumo: | O presente trabalho pretende destacar a importância da influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional no desempenho profissional. Na tentativa de desvendar algumas especificidades relacionadas com este tema pretendemos com este estudo esclarecer os efeitos das percepções de diferentes estilos de liderança no compromisso dos profissionais (docentes e não docentes) e nas diferentes dimensões da satisfação face à sua actividade profissional. Definiram-se como principais objectivos do estudo: i) Compreender as práticas de liderança do gestor pedagógico, ii) Analisar até que ponto o estilo de liderança utilizado influencia o empenho e a satisfação dos docentes e não docentes, iii) Analisar e identificar as diferentes percepções dos docentes e não docentes sobre a liderança efectuada no seu contexto escolar, iv) Relacionar os diferentes factores influenciadores no desempenho profissional dos docentes e não docentes. O quadro teórico de referência aborda os conceitos de liderança, fazendo um breve historial acerca das teorias e estilos de liderança, evidenciando os estilos de liderança transformacional, transaccional e laissez-faire, abordando ainda a satisfação com o trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional. No quadro metodológico participam os actores integrantes de três escolas do ensino secundário c/ 3º ciclo, sendo que para tal utilizamos a técnica de amostragem de conveniência não probabilística. Foi construído um modelo de investigação, que envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim, identificar o estilo de liderança predominante face à satisfação e comportamentos de cidadania organizacional verificados no seu desempenho profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que a liderança transformacional influencia de forma significativa a satisfação profissional, verificando-se menor influência nos comportamentos de cidadania organizacional; ### The influence of Leadership on satisfaction of organizational citizenship behaviour and professional development in school context. Abstract: This work is part of a qualitative research aiming to highlight the importance of the leadership influence on satisfaction and organizational citizenship behavior in professional performance. In an attempt to reveal, with this study, some specificity related to this issue, we intend to clarify the effects of the perception of different leadership styles on performance of professionals (teachers and staff) as well as the different dimensions of their own satisfaction with work. As key objectives of the study were defined: i) Understand the leadership practices of the educational manager, ii) analyze how the used leadership style influences the commitment and satisfaction of faculty and staff, iii) Analyze and identify the different perceptions teachers and staff had on their school context, iv) Relate the different factors influencing the professional performance of teachers and staff. The theoretical framework deals with the concepts of leadership with a brief history about the theories and leadership styles, highlighting the transformational leadership styles, transactional and laissez-faire, still taking into account job satisfaction and organizational citizenship behaviors. In the methodological framework take part different perceptions of the members of three secondary schools plus 3rd cycle, using the sampling of the technique of nonprobability. A model of research was built involving the components of the theoretical framework, allowing us to identify the predominant leadership style facing satisfaction and organizational citizenship behaviors in their professional performance. The results of the present study showed that transformational leadership significantly influences job satisfaction, while a smaller influence was noticed on organizational citizenship behavior. |
id |
RCAP_5032be25f0a60332732dab0a494270a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolarTipos de liderançaSatisfação com o trabalhoComportamentos de cidadania organizacionalTypes of leadershipJob satisfactionOrganizational citizenship behaviorO presente trabalho pretende destacar a importância da influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional no desempenho profissional. Na tentativa de desvendar algumas especificidades relacionadas com este tema pretendemos com este estudo esclarecer os efeitos das percepções de diferentes estilos de liderança no compromisso dos profissionais (docentes e não docentes) e nas diferentes dimensões da satisfação face à sua actividade profissional. Definiram-se como principais objectivos do estudo: i) Compreender as práticas de liderança do gestor pedagógico, ii) Analisar até que ponto o estilo de liderança utilizado influencia o empenho e a satisfação dos docentes e não docentes, iii) Analisar e identificar as diferentes percepções dos docentes e não docentes sobre a liderança efectuada no seu contexto escolar, iv) Relacionar os diferentes factores influenciadores no desempenho profissional dos docentes e não docentes. O quadro teórico de referência aborda os conceitos de liderança, fazendo um breve historial acerca das teorias e estilos de liderança, evidenciando os estilos de liderança transformacional, transaccional e laissez-faire, abordando ainda a satisfação com o trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional. No quadro metodológico participam os actores integrantes de três escolas do ensino secundário c/ 3º ciclo, sendo que para tal utilizamos a técnica de amostragem de conveniência não probabilística. Foi construído um modelo de investigação, que envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim, identificar o estilo de liderança predominante face à satisfação e comportamentos de cidadania organizacional verificados no seu desempenho profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que a liderança transformacional influencia de forma significativa a satisfação profissional, verificando-se menor influência nos comportamentos de cidadania organizacional; ### The influence of Leadership on satisfaction of organizational citizenship behaviour and professional development in school context. Abstract: This work is part of a qualitative research aiming to highlight the importance of the leadership influence on satisfaction and organizational citizenship behavior in professional performance. In an attempt to reveal, with this study, some specificity related to this issue, we intend to clarify the effects of the perception of different leadership styles on performance of professionals (teachers and staff) as well as the different dimensions of their own satisfaction with work. As key objectives of the study were defined: i) Understand the leadership practices of the educational manager, ii) analyze how the used leadership style influences the commitment and satisfaction of faculty and staff, iii) Analyze and identify the different perceptions teachers and staff had on their school context, iv) Relate the different factors influencing the professional performance of teachers and staff. The theoretical framework deals with the concepts of leadership with a brief history about the theories and leadership styles, highlighting the transformational leadership styles, transactional and laissez-faire, still taking into account job satisfaction and organizational citizenship behaviors. In the methodological framework take part different perceptions of the members of three secondary schools plus 3rd cycle, using the sampling of the technique of nonprobability. A model of research was built involving the components of the theoretical framework, allowing us to identify the predominant leadership style facing satisfaction and organizational citizenship behaviors in their professional performance. The results of the present study showed that transformational leadership significantly influences job satisfaction, while a smaller influence was noticed on organizational citizenship behavior.Universidade de Évora2014-10-01T15:12:16Z2014-10-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11511http://hdl.handle.net/10174/11511porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt229Isaías, Emília Cristina Mamedeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:05.941878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
title |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
spellingShingle |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar Isaías, Emília Cristina Mamede Tipos de liderança Satisfação com o trabalho Comportamentos de cidadania organizacional Types of leadership Job satisfaction Organizational citizenship behavior |
title_short |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
title_full |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
title_fullStr |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
title_sort |
A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
author |
Isaías, Emília Cristina Mamede |
author_facet |
Isaías, Emília Cristina Mamede |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isaías, Emília Cristina Mamede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tipos de liderança Satisfação com o trabalho Comportamentos de cidadania organizacional Types of leadership Job satisfaction Organizational citizenship behavior |
topic |
Tipos de liderança Satisfação com o trabalho Comportamentos de cidadania organizacional Types of leadership Job satisfaction Organizational citizenship behavior |
description |
O presente trabalho pretende destacar a importância da influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional no desempenho profissional. Na tentativa de desvendar algumas especificidades relacionadas com este tema pretendemos com este estudo esclarecer os efeitos das percepções de diferentes estilos de liderança no compromisso dos profissionais (docentes e não docentes) e nas diferentes dimensões da satisfação face à sua actividade profissional. Definiram-se como principais objectivos do estudo: i) Compreender as práticas de liderança do gestor pedagógico, ii) Analisar até que ponto o estilo de liderança utilizado influencia o empenho e a satisfação dos docentes e não docentes, iii) Analisar e identificar as diferentes percepções dos docentes e não docentes sobre a liderança efectuada no seu contexto escolar, iv) Relacionar os diferentes factores influenciadores no desempenho profissional dos docentes e não docentes. O quadro teórico de referência aborda os conceitos de liderança, fazendo um breve historial acerca das teorias e estilos de liderança, evidenciando os estilos de liderança transformacional, transaccional e laissez-faire, abordando ainda a satisfação com o trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional. No quadro metodológico participam os actores integrantes de três escolas do ensino secundário c/ 3º ciclo, sendo que para tal utilizamos a técnica de amostragem de conveniência não probabilística. Foi construído um modelo de investigação, que envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim, identificar o estilo de liderança predominante face à satisfação e comportamentos de cidadania organizacional verificados no seu desempenho profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que a liderança transformacional influencia de forma significativa a satisfação profissional, verificando-se menor influência nos comportamentos de cidadania organizacional; ### The influence of Leadership on satisfaction of organizational citizenship behaviour and professional development in school context. Abstract: This work is part of a qualitative research aiming to highlight the importance of the leadership influence on satisfaction and organizational citizenship behavior in professional performance. In an attempt to reveal, with this study, some specificity related to this issue, we intend to clarify the effects of the perception of different leadership styles on performance of professionals (teachers and staff) as well as the different dimensions of their own satisfaction with work. As key objectives of the study were defined: i) Understand the leadership practices of the educational manager, ii) analyze how the used leadership style influences the commitment and satisfaction of faculty and staff, iii) Analyze and identify the different perceptions teachers and staff had on their school context, iv) Relate the different factors influencing the professional performance of teachers and staff. The theoretical framework deals with the concepts of leadership with a brief history about the theories and leadership styles, highlighting the transformational leadership styles, transactional and laissez-faire, still taking into account job satisfaction and organizational citizenship behaviors. In the methodological framework take part different perceptions of the members of three secondary schools plus 3rd cycle, using the sampling of the technique of nonprobability. A model of research was built involving the components of the theoretical framework, allowing us to identify the predominant leadership style facing satisfaction and organizational citizenship behaviors in their professional performance. The results of the present study showed that transformational leadership significantly influences job satisfaction, while a smaller influence was noticed on organizational citizenship behavior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2014-10-01T15:12:16Z 2014-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11511 http://hdl.handle.net/10174/11511 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551316015120384 |