O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Sofia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pires, Ãngela, Brito, Elisabete, Rodrigues, Florbela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4037
Resumo: O estudo, realizado numa escola do 1º CEB, com um grupo de 26 crianças de 7/8 anos, que frequentam o 2º ano do Ensino Básico, tem como principal objetivo analisar a influência das TIC no processo de ensino aprendizagem, como recurso motivador. Metodologicamente, foi realizada uma investigação que teve por base a observação participante do professor que assumiu, simultaneamente, o papel de investigador. Neste âmbito, aferiu-se que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, em ambiente educativo, se assume como um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma interdisciplinaridade mais interativa e motivante.
id RCAP_503cdc1228f192942bc0728d78cef975
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.TICmotivaçãoaprendizagemO estudo, realizado numa escola do 1º CEB, com um grupo de 26 crianças de 7/8 anos, que frequentam o 2º ano do Ensino Básico, tem como principal objetivo analisar a influência das TIC no processo de ensino aprendizagem, como recurso motivador. Metodologicamente, foi realizada uma investigação que teve por base a observação participante do professor que assumiu, simultaneamente, o papel de investigador. Neste âmbito, aferiu-se que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, em ambiente educativo, se assume como um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma interdisciplinaridade mais interativa e motivante.Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións2018-07-01T22:33:40Z2018-07-012017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/4037http://hdl.handle.net/10314/4037por2386-7418Batista, Ana SofiaPires, ÃngelaBrito, ElisabeteRodrigues, Florbelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:48Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:11.364723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
title O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
spellingShingle O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
Batista, Ana Sofia
TIC
motivação
aprendizagem
title_short O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
title_full O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
title_fullStr O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
title_full_unstemmed O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
title_sort O uso das T.I.C. como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
author Batista, Ana Sofia
author_facet Batista, Ana Sofia
Pires, Ãngela
Brito, Elisabete
Rodrigues, Florbela
author_role author
author2 Pires, Ãngela
Brito, Elisabete
Rodrigues, Florbela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Sofia
Pires, Ãngela
Brito, Elisabete
Rodrigues, Florbela
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
motivação
aprendizagem
topic TIC
motivação
aprendizagem
description O estudo, realizado numa escola do 1º CEB, com um grupo de 26 crianças de 7/8 anos, que frequentam o 2º ano do Ensino Básico, tem como principal objetivo analisar a influência das TIC no processo de ensino aprendizagem, como recurso motivador. Metodologicamente, foi realizada uma investigação que teve por base a observação participante do professor que assumiu, simultaneamente, o papel de investigador. Neste âmbito, aferiu-se que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, em ambiente educativo, se assume como um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma interdisciplinaridade mais interativa e motivante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01T00:00:00Z
2018-07-01T22:33:40Z
2018-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4037
http://hdl.handle.net/10314/4037
url http://hdl.handle.net/10314/4037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136925208018944