O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sarah Cabral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490
Resumo: Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matem?tica est? presente nas situa??es mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situa??es do cotidiano s?o objeto de estudo da etnomatem?tica. A partir da perspectiva do jogo como tradi??o familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na fam?lia Trov?o, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatem?tica, investigar conhecimentos matem?ticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa fam?lia. Foi poss?vel identificar, a partir das contribui??es de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua import?ncia para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a fam?lia Trov?o referida ao longo do presente trabalho e D?Ambr?sio sobre a etnomatem?tica, que as singularidades da sueca alcan?am desde o desenvolvimento da l?gica Matem?tica at? a comunica??o entre a dupla que ir? jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso did?tico-metodol?gico na perspectiva de ?jogo matem?tico? para o processo de ensino e aprendizagem Matem?tica na sala de aula. Identificou-se, al?m disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino m?dio quanto para o ensino fundamental.
id IFPB_042a5ed32d48881aba678749a3d037a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2490
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Costa, Sarah Cabral2022-09-28T17:08:27Z2022-09-28T17:08:27Z2022-09-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matem?tica est? presente nas situa??es mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situa??es do cotidiano s?o objeto de estudo da etnomatem?tica. A partir da perspectiva do jogo como tradi??o familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na fam?lia Trov?o, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatem?tica, investigar conhecimentos matem?ticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa fam?lia. Foi poss?vel identificar, a partir das contribui??es de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua import?ncia para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a fam?lia Trov?o referida ao longo do presente trabalho e D?Ambr?sio sobre a etnomatem?tica, que as singularidades da sueca alcan?am desde o desenvolvimento da l?gica Matem?tica at? a comunica??o entre a dupla que ir? jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso did?tico-metodol?gico na perspectiva de ?jogo matem?tico? para o processo de ensino e aprendizagem Matem?tica na sala de aula. Identificou-se, al?m disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino m?dio quanto para o ensino fundamental.Submitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2022-09-28T17:07:38Z No. of bitstreams: 2 Sara Cabral - TCC.pdf: 1522826 bytes, checksum: af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb (MD5) Sara Cabral - Termo.pdf: 458974 bytes, checksum: 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 (MD5)Approved for entry into archive by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2022-09-28T17:08:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Sara Cabral - TCC.pdf: 1522826 bytes, checksum: af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb (MD5) Sara Cabral - Termo.pdf: 458974 bytes, checksum: 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-28T17:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sara Cabral - TCC.pdf: 1522826 bytes, checksum: af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb (MD5) Sara Cabral - Termo.pdf: 458974 bytes, checksum: 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 (MD5) Previous issue date: 2022-09-28Matem?tica - ensino - aprendizagemEtnomatem?ticaTeoria dos jogos - Baralho - SuecaO jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALSara Cabral - TCC.pdfSara Cabral - TCC.pdfapplication/pdf1522826http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/1/Sara+Cabral+-+TCC.pdfaf28458533cedc55cbaee0b43425fbfbMD51Sara Cabral - Termo.pdfSara Cabral - Termo.pdfapplication/pdf458974http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/2/Sara+Cabral+-+Termo.pdf16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2MD52177683/24902022-09-28 14:08:27.468oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2490Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-28T17:08:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
title O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
spellingShingle O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
Costa, Sarah Cabral
Matem?tica - ensino - aprendizagem
Etnomatem?tica
Teoria dos jogos - Baralho - Sueca
title_short O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
title_full O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
title_fullStr O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
title_full_unstemmed O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
title_sort O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
author Costa, Sarah Cabral
author_facet Costa, Sarah Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sarah Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Matem?tica - ensino - aprendizagem
Etnomatem?tica
Teoria dos jogos - Baralho - Sueca
topic Matem?tica - ensino - aprendizagem
Etnomatem?tica
Teoria dos jogos - Baralho - Sueca
description Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matem?tica est? presente nas situa??es mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situa??es do cotidiano s?o objeto de estudo da etnomatem?tica. A partir da perspectiva do jogo como tradi??o familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na fam?lia Trov?o, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatem?tica, investigar conhecimentos matem?ticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa fam?lia. Foi poss?vel identificar, a partir das contribui??es de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua import?ncia para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a fam?lia Trov?o referida ao longo do presente trabalho e D?Ambr?sio sobre a etnomatem?tica, que as singularidades da sueca alcan?am desde o desenvolvimento da l?gica Matem?tica at? a comunica??o entre a dupla que ir? jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso did?tico-metodol?gico na perspectiva de ?jogo matem?tico? para o processo de ensino e aprendizagem Matem?tica na sala de aula. Identificou-se, al?m disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino m?dio quanto para o ensino fundamental.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T17:08:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T17:08:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/1/Sara+Cabral+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/2/Sara+Cabral+-+Termo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb
16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445648486400