O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490 |
Resumo: | Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matem?tica est? presente nas situa??es mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situa??es do cotidiano s?o objeto de estudo da etnomatem?tica. A partir da perspectiva do jogo como tradi??o familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na fam?lia Trov?o, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatem?tica, investigar conhecimentos matem?ticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa fam?lia. Foi poss?vel identificar, a partir das contribui??es de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua import?ncia para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a fam?lia Trov?o referida ao longo do presente trabalho e D?Ambr?sio sobre a etnomatem?tica, que as singularidades da sueca alcan?am desde o desenvolvimento da l?gica Matem?tica at? a comunica??o entre a dupla que ir? jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso did?tico-metodol?gico na perspectiva de ?jogo matem?tico? para o processo de ensino e aprendizagem Matem?tica na sala de aula. Identificou-se, al?m disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino m?dio quanto para o ensino fundamental. |
id |
IFPB_042a5ed32d48881aba678749a3d037a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2490 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Sarah Cabral2022-09-28T17:08:27Z2022-09-28T17:08:27Z2022-09-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matem?tica est? presente nas situa??es mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situa??es do cotidiano s?o objeto de estudo da etnomatem?tica. A partir da perspectiva do jogo como tradi??o familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na fam?lia Trov?o, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatem?tica, investigar conhecimentos matem?ticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa fam?lia. Foi poss?vel identificar, a partir das contribui??es de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua import?ncia para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a fam?lia Trov?o referida ao longo do presente trabalho e D?Ambr?sio sobre a etnomatem?tica, que as singularidades da sueca alcan?am desde o desenvolvimento da l?gica Matem?tica at? a comunica??o entre a dupla que ir? jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso did?tico-metodol?gico na perspectiva de ?jogo matem?tico? para o processo de ensino e aprendizagem Matem?tica na sala de aula. Identificou-se, al?m disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino m?dio quanto para o ensino fundamental.Submitted by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2022-09-28T17:07:38Z No. of bitstreams: 2 Sara Cabral - TCC.pdf: 1522826 bytes, checksum: af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb (MD5) Sara Cabral - Termo.pdf: 458974 bytes, checksum: 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 (MD5)Approved for entry into archive by Gustavo Nogueira (gustavo.costa@ifpb.edu.br) on 2022-09-28T17:08:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Sara Cabral - TCC.pdf: 1522826 bytes, checksum: af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb (MD5) Sara Cabral - Termo.pdf: 458974 bytes, checksum: 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-28T17:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sara Cabral - TCC.pdf: 1522826 bytes, checksum: af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb (MD5) Sara Cabral - Termo.pdf: 458974 bytes, checksum: 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 (MD5) Previous issue date: 2022-09-28Matem?tica - ensino - aprendizagemEtnomatem?ticaTeoria dos jogos - Baralho - SuecaO jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALSara Cabral - TCC.pdfSara Cabral - TCC.pdfapplication/pdf1522826http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/1/Sara+Cabral+-+TCC.pdfaf28458533cedc55cbaee0b43425fbfbMD51Sara Cabral - Termo.pdfSara Cabral - Termo.pdfapplication/pdf458974http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/2/Sara+Cabral+-+Termo.pdf16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2MD52177683/24902022-09-28 14:08:27.468oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2490Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-28T17:08:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
title |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
spellingShingle |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica Costa, Sarah Cabral Matem?tica - ensino - aprendizagem Etnomatem?tica Teoria dos jogos - Baralho - Sueca |
title_short |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
title_full |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
title_fullStr |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
title_full_unstemmed |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
title_sort |
O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matem?tica |
author |
Costa, Sarah Cabral |
author_facet |
Costa, Sarah Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sarah Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matem?tica - ensino - aprendizagem Etnomatem?tica Teoria dos jogos - Baralho - Sueca |
topic |
Matem?tica - ensino - aprendizagem Etnomatem?tica Teoria dos jogos - Baralho - Sueca |
description |
Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matem?tica est? presente nas situa??es mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situa??es do cotidiano s?o objeto de estudo da etnomatem?tica. A partir da perspectiva do jogo como tradi??o familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na fam?lia Trov?o, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatem?tica, investigar conhecimentos matem?ticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa fam?lia. Foi poss?vel identificar, a partir das contribui??es de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua import?ncia para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a fam?lia Trov?o referida ao longo do presente trabalho e D?Ambr?sio sobre a etnomatem?tica, que as singularidades da sueca alcan?am desde o desenvolvimento da l?gica Matem?tica at? a comunica??o entre a dupla que ir? jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso did?tico-metodol?gico na perspectiva de ?jogo matem?tico? para o processo de ensino e aprendizagem Matem?tica na sala de aula. Identificou-se, al?m disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino m?dio quanto para o ensino fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T17:08:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28T17:08:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/1/Sara+Cabral+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2490/2/Sara+Cabral+-+Termo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af28458533cedc55cbaee0b43425fbfb 16dc0549f0cb9bd764f1891339bfb1d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445648486400 |