O efeito do sentimento do investidor no retorno das ações dos mercados acionistas dos PIIGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Lúcia Valente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18619
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do sentimento do investidor no retorno das ações dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), para o horizonte temporal de Janeiro de 1998 a Dezembro de 2015. Usaram-se os índices de confiança do consumidor como medida do sentimento do investidor. Consistentemente com a literatura existente, espera-se que o elevado sentimento (otimismo) tenha um efeito negativo no retorno futuro das ações. As evidências empíricas (obtidas através das estimação de um modelo VEC e da análise dos Testes de Causalidade de Granger, da Decomposição da Variância e das Funções de Resposta Impulso) revelam que o sentimento do investidor (usando como proxy o índice de confiança do consumidor) não tem qualquer influência no retorno das ações dos mercados acionistas do conjunto de países PIIGS. Estes resultados parecem indiciar que o índice de confiança do consumidor não é uma boa medida do sentimento do investidor. Todavia, pela análise das funções de resposta impulso efetuada verificou-se que os três países alvo de resgate (Portugal, Irlanda e Grécia) foram os que também revelaram impactos negativos por parte do sentimento dos investidores sobre os seus mercados acionistas.
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