O efeito do sentimento do investidor no retorno das ações dos mercados acionistas dos PIIGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18619 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do sentimento do investidor no retorno das ações dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), para o horizonte temporal de Janeiro de 1998 a Dezembro de 2015. Usaram-se os índices de confiança do consumidor como medida do sentimento do investidor. Consistentemente com a literatura existente, espera-se que o elevado sentimento (otimismo) tenha um efeito negativo no retorno futuro das ações. As evidências empíricas (obtidas através das estimação de um modelo VEC e da análise dos Testes de Causalidade de Granger, da Decomposição da Variância e das Funções de Resposta Impulso) revelam que o sentimento do investidor (usando como proxy o índice de confiança do consumidor) não tem qualquer influência no retorno das ações dos mercados acionistas do conjunto de países PIIGS. Estes resultados parecem indiciar que o índice de confiança do consumidor não é uma boa medida do sentimento do investidor. Todavia, pela análise das funções de resposta impulso efetuada verificou-se que os três países alvo de resgate (Portugal, Irlanda e Grécia) foram os que também revelaram impactos negativos por parte do sentimento dos investidores sobre os seus mercados acionistas. |
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O efeito do sentimento do investidor no retorno das ações dos mercados acionistas dos PIIGSInvestimentos financeirosComportamento dos consumidoresAcções (Bolsa de valores)O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do sentimento do investidor no retorno das ações dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), para o horizonte temporal de Janeiro de 1998 a Dezembro de 2015. Usaram-se os índices de confiança do consumidor como medida do sentimento do investidor. Consistentemente com a literatura existente, espera-se que o elevado sentimento (otimismo) tenha um efeito negativo no retorno futuro das ações. As evidências empíricas (obtidas através das estimação de um modelo VEC e da análise dos Testes de Causalidade de Granger, da Decomposição da Variância e das Funções de Resposta Impulso) revelam que o sentimento do investidor (usando como proxy o índice de confiança do consumidor) não tem qualquer influência no retorno das ações dos mercados acionistas do conjunto de países PIIGS. Estes resultados parecem indiciar que o índice de confiança do consumidor não é uma boa medida do sentimento do investidor. Todavia, pela análise das funções de resposta impulso efetuada verificou-se que os três países alvo de resgate (Portugal, Irlanda e Grécia) foram os que também revelaram impactos negativos por parte do sentimento dos investidores sobre os seus mercados acionistas.This study aims to analyze the effects of investor sentiment in the stock returns of the PIIGS (Portugal, Ireland, Italy, Greece and Spain) in the time frame of January 1998 to December 2015. The consumer confidence index is used as a measure of investor sentiment. Consistent with the existing literature, it is expected that the high sentiment (optimism) has a negative effect on future stock returns. Empirical evidence (obtained from the estimation of a VEC model and analysis of Granger Causality Test, the decomposition of variance and Impulse Response Functions) shows that the investor sentiment (using as a proxy the consumer confidence index) has no influence on stock returns of the equity markets of the set of PIIGS countries. Leading to state that the consumer confidence index is not a good measure of investor sentiment. However, by analyzing the impulse response functions, it was found that the three target countries (Portugal, Ireland and Greece) were those that also showed negative impacts from investor sentiment on their stock markets.Universidade de Aveiro2017-10-24T10:32:59Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18619TID:201934612porTavares, Ana Lúcia Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:04Zoai:ria.ua.pt:10773/18619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:34.954045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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