Elaboração de um guia do cliente enquanto ferramenta de comunicação na meeting industry : caso prático do Centro de Congressos de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10932 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Elaboração de um guia do cliente enquanto ferramenta de comunicação na meeting industry : caso prático do Centro de Congressos de LisboaMeeting IndustryGestão de EventosMarketing de ServiçosBusiness-to-businessFerramenta de ComunicaçãoEvents ManagementServices MarketingCommunication ToolsMestrado em MarketingO presente trabalho de projecto tem como principal objectivo fundamentar as bases para a elaboração de um Guia de Cliente, enquanto ferramenta de comunicação na Meeting Industry, no âmbito da prestação de serviços de gestão de eventos num negócio business-to-business. O guia foi desenhado para o Centro de Congressos de Lisboa, enquanto produto de uma estratégia de marketing e comunicação assente no marketing de relacionamento, focalização no cliente e nas suas necessidades, bem como na gestão efectiva da rede de marketing, fundamental à integração dos intervenientes no processo de organização de eventos e no sucesso do produto final. Este trabalho parte de um enquadramento teórico para uma aplicação estratégica, terminando num plano táctico e respectiva operacionalização. Optou-se por efectuar uma revisão bibliográfica, bem como uma recolha de informação em estudos e relatórios de associações relacionadas com a Meeting Industry, de modo a fundamentar devidamente os antecedentes e respectiva justificação. O Guia do Cliente, enquanto documento final, exigiu uma pesquisa profunda em diversas áreas do conhecimento, num esforço de antecipação das necessidades, dúvidas e questões dos clientes e potenciais clientes do Centro de Congressos de Lisboa. Não sendo o projecto em si, assume-se como o produto do trabalho de projecto agora apresentado.This project report discusses the bases used for the development of a Customer Guide as a tool of communication in the Meeting Industry, under the services marketing and the business-to-business framework. The guide was designed for the Lisbon Congress Centre, as a product of a Marketing Strategy based on communication and relationship marketing, focused on the customers and their needs and on the effective management of the marketing network, relevant for the integration of all the parts in the process of organizing events and for the success of the final product. This report presents a theoretical framework for a strategic application that resulted in a tactical plan and its implementation. There was the need to carry out a literature review and collect information from studies and reports produced by associations related to the Meeting Industry, in order to provide the background and justification for the project. The Customer Guide, as the final document, required careful consideration of various areas of knowledge in an effort to anticipate the needs, concerns and questions from customers and potential customers of the Lisbon Congress Centre. The guide not being the project itself is assumed to be the product of the project hereby reported.Instituto Superior de Economia e GestãoCastro, Luís Mota deRepositório da Universidade de LisboaVeiga, Catarina Beirão da Veiga Alves da2016-02-11T15:29:09Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10932porVeiga, Catarina Beirão da Veiga Alves da (2012). "Elaboração de um guia do cliente enquanto ferramenta de comunicação na meeting industry : caso prático do Centro de Congressos de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:18.756457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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