Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luís Francisco Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10509
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_505effd82e235faf490da1e33b5875ae
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRMCRMMarketing RelacionalMarketing InternoCapacidade de CRMCompetênciasRelationship MarketingInternal MarketingCRM CapabilityCompetenciesMestrado em MarketingÉ hoje em dia um dado adquirido que muitos projectos de CRM falham devido à inexistência de condições ao nível da organização, que não possui características de base como a orientação para o cliente. A importância dos colaboradores nas implementações de CRM torna-se assim cada vez mais notória, sendo as competências de relacionamento uma componente bastante importante para a criação e reforço da capacidade de CRM da organização. O marketing interno apresenta-se, neste contexto, como uma solução no sentido de melhorar e reforçar as competências de relacionamento dos colaboradores. Sendo assim, este estudo procurou responder à questão "Como é que o marketing interno pode apoiar a estratégia de CRM"?. Para tanto, um dos objectivos foi "identificar um conjunto de competências que os colaboradores de uma organização envolvida num projecto de CRM devem ter", e para isso recorreu-se a um estudo de caso interpretativista numa Instituição de Ensino Superior Portuguesa, baseado em interacções com os alunos e colaboradores, entrevistas e, por fim, a um inquérito. Os resultados permitiram chegar a uma proposta de competências chave que poderá constituir a capacidade de CRM. A análise destas competências permite, também, chegar à conclusão que o intervalo entre as percepções dos colaboradores e dos clientes indicia a possibilidade de utilização do marketing interno como ferramenta para o reforço da capacidade de CRM da organização, potenciando a obtenção de melhores resultados na implementação de projectos de CRM.It is now an established fact that many CRM implementations fail due to lack of basic features in the organization like customer orientation. The importance of employees in the process of implementation of these projects thus becomes increasingly noticeable, with the relationship competencies being a very important component for the creation and reinforcement of the organization's CRM capability. Internal marketing is presented in this context as a possible solution to improve and strengthen the employees' relationship skills. With this in mind, this study attempted to answer to the question "How can internal marketing support the CRM strategy?". For that, one of the objectives was to identify a set of skills that employees of an organization involved in a CRM project should have, and this led to the design of an interpretive case study in a portuguese higher education institution, based on interactions with students and employees, interviews and finally a survey. The results led to the proposal of key competencies that can form the CRM capability. The analysis of this skills also allows the conclusion that the gap between the perceptions of employees and customers suggests the possible use of internal marketing as a tool for strengthening the CRM organizational capability, leveraging the best results in the implementation of CRM projects.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaDias, Luís Francisco Ferreira2015-12-21T13:51:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10509porDias, Luís Francisco Ferreira (2012). "Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:57.667954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
title Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
spellingShingle Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
Dias, Luís Francisco Ferreira
CRM
Marketing Relacional
Marketing Interno
Capacidade de CRM
Competências
Relationship Marketing
Internal Marketing
CRM Capability
Competencies
title_short Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
title_full Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
title_fullStr Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
title_full_unstemmed Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
title_sort Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM
author Dias, Luís Francisco Ferreira
author_facet Dias, Luís Francisco Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedron, Cristiane
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luís Francisco Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv CRM
Marketing Relacional
Marketing Interno
Capacidade de CRM
Competências
Relationship Marketing
Internal Marketing
CRM Capability
Competencies
topic CRM
Marketing Relacional
Marketing Interno
Capacidade de CRM
Competências
Relationship Marketing
Internal Marketing
CRM Capability
Competencies
description Mestrado em Marketing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-12-21T13:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10509
url http://hdl.handle.net/10400.5/10509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, Luís Francisco Ferreira (2012). "Quebrar barreiras : o marketing interno no apoio ao CRM". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051866456064