Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinate, Luís Francisco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13330
Resumo: Dissertação de Mestrado em Sociologia
id RCAP_505f46f21609563c840f6c8ae24e6ebf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentesGestão de conflitosEstratégiasProfessoresAlunosConflict ManagementStrategiesTeachersStudentsDissertação de Mestrado em SociologiaTendo em conta o fenómeno atual da conflitualidade escolar no contexto português realizámos um estudo de caso na Escola Profissional Almirante Reis. Os objetivos consistiram em caracterizar os conflitos que ocorrem nas salas de aula; identificar quais as estratégias utilizadas pelos professores e analisar as percepções dos professores sobre o gau de eficácia das estratégias usadas. Foi aplicado um questionário a quarenta professores. Concluiu-se que as situações de conflitualidade na sala de aula, envolvendo professores e alunos, se devem aos alunos assumirem uma postura dissimulada e tentarem agredir fisicamente os professores. Entre alunos, as situações de conflitualidade devem-se a insultos verbais e agressões físicas sem recurso a objectos. Para resolver conflitos entre professores e alunos os professores consideram mais eficaz argumentar com base nos procedimentos da escola ou na lei. Para resolver conflitos entre alunos os professores consideram mais eficaz aceitar sugestões dadas pelos alunos envolvidos, procurar consensos, e chamar à atenção para o cumprimento das regras. No trabalho apresentamos uma proposta de uma ação de formação dirigida aos professores para disseminar as boas práticas de gestão de conflitos.Bearing in mind the current reality of the conflict phenomenon in the Portuguese school context, a case study was developed at Escola Profissional Almirante Reis. The main objectives of the study consisted in typifying conflict inside the classroom; identifying the strategies used by the teachers to solve conflict and analysing their perceptions on the effectiveness of the strategies adopted. In order to answer these questions, a questionnaire was applied to forty teachers. Our research concluded that the conflicts that most determine the situations of conflict in the classroom, involving teachers and students, are mainly explained by the fact that the students take a deceptive attitude toward the teacher or they try to physically assault the teacher. Among students, conflict arises from verbal and physical aggression (no objects involved). When conflicts involve teachers and students, teachers consider more effective to argue based on school procedures or on the law. To settle conflict among students, teachers believe more effective to accept suggestions presented by the students involved, look for consensus and draw student’s attention for the need to abide school rules. We also propose a training course directed to teachers so as to disseminate good conflict management practices in class.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRamos, Rosária Maria PereiraRepositório da Universidade de LisboaSinate, Luís Francisco2017-03-16T16:46:46Z2017-02-072017-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13330TID:201694182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:19.498250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
title Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
spellingShingle Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
Sinate, Luís Francisco
Gestão de conflitos
Estratégias
Professores
Alunos
Conflict Management
Strategies
Teachers
Students
title_short Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
title_full Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
title_fullStr Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
title_full_unstemmed Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
title_sort Conflitos em sala de aula e as estratégias de resolução dos docentes da EPAR: um estudo piloto para a concepção de uma intervenção formativa dirigida aos docentes
author Sinate, Luís Francisco
author_facet Sinate, Luís Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rosária Maria Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sinate, Luís Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de conflitos
Estratégias
Professores
Alunos
Conflict Management
Strategies
Teachers
Students
topic Gestão de conflitos
Estratégias
Professores
Alunos
Conflict Management
Strategies
Teachers
Students
description Dissertação de Mestrado em Sociologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16T16:46:46Z
2017-02-07
2017-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13330
TID:201694182
url http://hdl.handle.net/10400.5/13330
identifier_str_mv TID:201694182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131080167522304