As TIC na modernização administrativa do ensino não superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10975 |
Resumo: | Este estudo debruçou-se sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu alinhamento com a Modernização Administrativa das escolas do ensino não superior. Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma referência da Modernização Administrativa, preconizada para a Administração Pública em geral e para as escolas do ensino não superior em particular, na adaptação dos Sistemas de Informação e o seu uso na implementação do Plano Oficial de Contabilidade para a Educação, o estudo procedeu, inicialmente, à análise bibliográfica destes aspetos. Pretendendo analisar se nas escolas não superiores as Tecnologias da Informação e Comunicação têm procurado manter o seu alinhamento com os processos inerentes à Modernização Administrativa aplicou-se uma metodologia de análise baseada num questionário e efetuou-se o tratamento dos dados, com o objetivo de através dos resultados responder ao problema e às questões da investigação. Os resultados que obtivemos permitiram concluir que ao nível das escolas não superiores da DREC, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm conseguido, ao seu ritmo, alinhar-se com os processos inerentes à Modernização Administrativa e que as dificuldades que poderão ocorrer em algumas situações indiciam um esforço notório nesse caminho, por reconhecerem as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de modernização. |
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As TIC na modernização administrativa do ensino não superiorTecnologias da informação e comunicaçãoSistemas de informaçãoModernização administrativaEnsino básicoEnsino secundárioAdministração públicaEste estudo debruçou-se sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu alinhamento com a Modernização Administrativa das escolas do ensino não superior. Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma referência da Modernização Administrativa, preconizada para a Administração Pública em geral e para as escolas do ensino não superior em particular, na adaptação dos Sistemas de Informação e o seu uso na implementação do Plano Oficial de Contabilidade para a Educação, o estudo procedeu, inicialmente, à análise bibliográfica destes aspetos. Pretendendo analisar se nas escolas não superiores as Tecnologias da Informação e Comunicação têm procurado manter o seu alinhamento com os processos inerentes à Modernização Administrativa aplicou-se uma metodologia de análise baseada num questionário e efetuou-se o tratamento dos dados, com o objetivo de através dos resultados responder ao problema e às questões da investigação. Os resultados que obtivemos permitiram concluir que ao nível das escolas não superiores da DREC, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm conseguido, ao seu ritmo, alinhar-se com os processos inerentes à Modernização Administrativa e que as dificuldades que poderão ocorrer em algumas situações indiciam um esforço notório nesse caminho, por reconhecerem as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de modernização.This study focused on the theme of Information Technology and Communication and its alignment with the Administrative Modernization of not-higher education schools. Considering the Information and Communication Technologies as a reference for Administrative Modernization, advocated for the Public Administration in general and for not-higher education schools in particular, the adaptation of information systems and their use in implementing the Official Accounting Plan for Education, the study was initially preceded by the bibliographic analysis of these aspects. Wishing to examine whether in not–higher education schools the Information and Communication Technologies have sought to maintain its alignment with the processes inherent to the Administrative Modernization, an analysis methodology based on a questionnaire was applied followed by data processing, with the goal of using the results to answer the problem and the issues under research. Our results showed that concerning DREC’s not-higher, Information and Communication Technologies have achieved, at their pace, to align with the processes inherent to Administrative Modernization and that the difficulties that may occur in some situations indicate a remarkable effort towards that alignment, by recognizing the potentialities of Information and Communication Technologies in the process of modernization.Universidade de Aveiro2013-09-10T14:12:22Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10975porCampos, Isabel Maria Neves Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:55Zoai:ria.ua.pt:10773/10975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:36.801658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo debruçou-se sobre a temática das Tecnologias da Informação e Comunicação e seu alinhamento com a Modernização Administrativa das escolas do ensino não superior. Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma referência da Modernização Administrativa, preconizada para a Administração Pública em geral e para as escolas do ensino não superior em particular, na adaptação dos Sistemas de Informação e o seu uso na implementação do Plano Oficial de Contabilidade para a Educação, o estudo procedeu, inicialmente, à análise bibliográfica destes aspetos. Pretendendo analisar se nas escolas não superiores as Tecnologias da Informação e Comunicação têm procurado manter o seu alinhamento com os processos inerentes à Modernização Administrativa aplicou-se uma metodologia de análise baseada num questionário e efetuou-se o tratamento dos dados, com o objetivo de através dos resultados responder ao problema e às questões da investigação. Os resultados que obtivemos permitiram concluir que ao nível das escolas não superiores da DREC, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm conseguido, ao seu ritmo, alinhar-se com os processos inerentes à Modernização Administrativa e que as dificuldades que poderão ocorrer em algumas situações indiciam um esforço notório nesse caminho, por reconhecerem as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de modernização. |
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