Evolução da eletrificação automóvel em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Tiago João Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27138
Resumo: Com o intuito de fazer face às cada vez maiores emissões de gases nocivos à saúde do ser humano e com o propósito de melhorar a qualidade do ar da atmosfera, o Homem tem procurado novas soluções que permitam diluir o penoso efeito das alterações climáticas. Por esta razão, diversos países têm-se aliado à indústria automóvel no sentido de desenvolver novas políticas de incentivo à aquisição de veículos elétricos (VE), adotando medidas nos seus Orçamentos de Estado com vista a tornar o mundo mais verde e ecológico, para que estas viaturas possam ganhar quota de mercado e com isso reduzir o número de viaturas que mais emitem gases com efeito de estufa, os chamados veículos a combustão interna (ICEV). A literatura recente na área revela que a eletrificação tem-se vindo a tornar a principal referência e foco de investimento do setor automóvel. O aumento da autonomia das baterias, redução do tempo de carga, o aumento do seu desempenho e os custos de aquisição atrativos e competitivos tem tornado os VE uma solução cada vez mais viável na mente do consumidor. Como tal, é essencial perceber de que forma esta solução automotiva veio para ficar, analisar como tem evoluído este mercado e como se pode tornar a solução ideal num mundo mais alerta para as questões ambientais e de sustentabilidade. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo primordial analisar a evolução do mercado da eletrificação automóvel em Portugal e analisar se os VE podem ou não passar a ser substitutos dos ICEV. Por fim, intenta-se com este estudo, verificar se barreiras como o preço de aquisição superior face aos ICEV, o tempo de carregamento de baterias e a limitação de autonomia deixaram de ter tanta preponderância na mente do consumidor e se fatores como os maiores incentivos fiscais, os benefícios a médio/ longo prazo com a utilização dos VE, a contribuição para um meio ambiente mais sustentável e o aumento dos seus desempenhos passaram a contribuir para a mudança de comportamento dos consumidores.
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Por esta razão, diversos países têm-se aliado à indústria automóvel no sentido de desenvolver novas políticas de incentivo à aquisição de veículos elétricos (VE), adotando medidas nos seus Orçamentos de Estado com vista a tornar o mundo mais verde e ecológico, para que estas viaturas possam ganhar quota de mercado e com isso reduzir o número de viaturas que mais emitem gases com efeito de estufa, os chamados veículos a combustão interna (ICEV). A literatura recente na área revela que a eletrificação tem-se vindo a tornar a principal referência e foco de investimento do setor automóvel. O aumento da autonomia das baterias, redução do tempo de carga, o aumento do seu desempenho e os custos de aquisição atrativos e competitivos tem tornado os VE uma solução cada vez mais viável na mente do consumidor. Como tal, é essencial perceber de que forma esta solução automotiva veio para ficar, analisar como tem evoluído este mercado e como se pode tornar a solução ideal num mundo mais alerta para as questões ambientais e de sustentabilidade. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo primordial analisar a evolução do mercado da eletrificação automóvel em Portugal e analisar se os VE podem ou não passar a ser substitutos dos ICEV. Por fim, intenta-se com este estudo, verificar se barreiras como o preço de aquisição superior face aos ICEV, o tempo de carregamento de baterias e a limitação de autonomia deixaram de ter tanta preponderância na mente do consumidor e se fatores como os maiores incentivos fiscais, os benefícios a médio/ longo prazo com a utilização dos VE, a contribuição para um meio ambiente mais sustentável e o aumento dos seus desempenhos passaram a contribuir para a mudança de comportamento dos consumidores.In order to cope with the increasing emissions of gases that are harmful to human health and to improve the quality of the air in the atmosphere, man has been seeking new solutions to dilute the painful effect of climate change. For this reason, several countries have joined the automotive industry in developing new policies to encourage the acquisition of electric vehicles (EV), adopting measures in their State Budgets in order to make the world greener and more ecological, where these vehicles may gain market share and thereby reduce the number of vehicles that emit more greenhouse gases, the so-called internal combustion vehicles (ICEV). Current literature reviews reveal that electrification has become the main reference and investment focus of the automotive sector. Increased battery autonomy, reduced charging time, increased performance and attractive and competitive purchase costs have made EVs an increasingly viable solution in the consumer's mind. Therefore, it is essential to understand how this automotive solution is here to stay, to analyse how this market has evolved and how it can become the ideal solution in a world more alert to environmental and sustainability issues. Fos this purpose, this dissertation has the main objective to analyse the evolution of the automotive electrification market in Portugal and to analyse if EVs can become perfect substitutes for ICEVs. Finally, it aims to verify whether barriers such as the higher acquisition price compared to ICEVs, the battery charging time and the range limitation no longer have so much preponderance in the consumer's mind and whether factors such as the higher tax incentives, the medium/ longterm benefits with the use of EVs, the contribution to a more sustainable environment and the increase of their performance contributed to changing consumer behaviour.2023-01-12T10:04:25Z2022-12-28T00:00:00Z2022-12-282022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27138TID:203142179porGarrido, Tiago João Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:14.951500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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