Ensino da escrita : estratégias de planificação textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Sofia Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1464
Resumo: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5077c829a4c44f69a8e79c265ab3582a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da escrita : estratégias de planificação textualestágiojardim-de infância;1º CEBcompetência de escritaplanificação textualstagekindergartenfirst cycle of basic educationwriting competenceextual planningRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório sintetiza a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo é composto por duas partes. Na primeira, encontra-se a análise dos contextos de estágio e a autoavaliação do percurso de desenvolvimento profissional, bem como uma breve síntese do surgimento do processo investigativo. Na segunda parte do presente trabalho é apresentado e detalhado o percurso investigativo sobre “Desenvolvimento de Competências de Escrita em Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico”, focando a fase da planificação textual. Com o estudo da minha problemática (Identificação de métodos/estratégias para promover o desenvolvimento de competências de escrita em alunos do 1º ciclo, mais concretamente a fase da planificação textual) pretendi compreender/conhecer as formas possíveis de implementar estratégias de competências de escrita em contexto de sala de aula. Para tal, entrevistei um professor para perceber a forma como atua em relação ao tema mencionado anteriormente e qual as suas conceções acerca do mesmo. A par da realização da entrevista contei também com a resposta de 14 professores a um inquérito preenchido pelos mesmos a fim de completar a informação recolhida na entrevista. O presente estudo pretendeu apresentar um forte contributo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, na medida em que todo o seu processo de desenvolvimento contribuiu fortemente para a reflexão e implementação de práticas mais adequadas na minha ação como futura profissional de educação. Em relação à planificação textual a maioria dos participantes no estudo afirma que pede aos alunos que a realizem antes dos mesmos darem início à produção textual, justificando-se, que a visualização em esquema é importante e que a planificação ajuda na organização das ideias, dando maior qualidade às produções escritas dos alunos. Como estratégias perante o tema da planificação textual, os docentes indicam a realização de esquemas, a construção de mapas de conceitos, apontar ideias, as chuvas de ideias, procurar vocabulário e escrita de textos coletivos.This report sumarizes the experience and learning adquired during my master’s degree in early childhood education, as well as during my first cycle of basic education school. In the second part of this work I present and give details regarding the investigative route on the “developement of writing skills in students undergoing the first cycle of basic education”, focusing on the stage of planning textual. By studying this issue (identification methods/strategies to promote the development of writing skills in student in the first cycle, more specifically the phase of textual planning). I have conducted na interview with a teacher to understand how teachers operate. Furthermore, I have spoken to fouteen other teachers, who have completed a survey, in order to complemente the information collected at the interview. This study intends to work as a strong contribution to my personal and professional development, to the extent that all of these procedures have contributed greatly to the reflection and implementation of more apropriate pratices in my future role as a professional in the field of education. Regarding the textual planning most participants in the study claimed that they asks students to perform the planninf before initiating the text production, justifying that visualizing a scheme is importante, and that planning helps to organize ideax, giving higher quality to the students wirtten production. As strategies used for textual planning, teachers indicated the realization of schemes, building concept maps, making notes of ideas, brainstorming ideias, and looking for vocabular and writing in colletive texts.Santos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Ana Sofia Pinheiro2016-05-20T15:33:09Z2015-05-282015-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1464TID:201128578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.963801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
title Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
spellingShingle Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
Ferreira, Ana Sofia Pinheiro
estágio
jardim-de infância;
1º CEB
competência de escrita
planificação textual
stage
kindergarten
first cycle of basic education
writing competence
extual planning
title_short Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
title_full Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
title_fullStr Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
title_full_unstemmed Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
title_sort Ensino da escrita : estratégias de planificação textual
author Ferreira, Ana Sofia Pinheiro
author_facet Ferreira, Ana Sofia Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Sofia Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
jardim-de infância;
1º CEB
competência de escrita
planificação textual
stage
kindergarten
first cycle of basic education
writing competence
extual planning
topic estágio
jardim-de infância;
1º CEB
competência de escrita
planificação textual
stage
kindergarten
first cycle of basic education
writing competence
extual planning
description Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-28
2015-05-28T00:00:00Z
2016-05-20T15:33:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1464
TID:201128578
url http://hdl.handle.net/10400.15/1464
identifier_str_mv TID:201128578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027625582592