Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43023 |
Resumo: | Na consolidação das democracias ocidentais e na circunstância actual do desenvolvimento dos sistemas educativos no seio das mesmas, especialmente no que a Portugal diz respeito, a Filosofia da Educação enquanto base fundamental da educação filosófica, a qual desde há décadas a UNESCO vem apontando como essencial para o estabelecimento e solidificação desses regimes, teve um papel basilar e constituiu-se como estruturante da política educativa de massas, acrescendo, ainda, que a comunidade portuguesa da Filosofia da Educação, juntamente com a congénere francesa e espanhola, foi determinante para a afirmação deste novo saber. Agora, com a estabilização da democracia e a redefinição das políticas educativas gostaria de reflectir, ainda que brevemente, sobre as seguintes questões: Que Filosofia ou filosofias da Educação tem Portugal privilegiado numa altura de deliberado “apagamento” da educação filosófica em detrimento da educação científica e tecnológica? O que resta e qual a influência da Filosofia da Educação no panorama actual da educação em Portugal? Porque é a Filosofia um veículo privilegiado para o fortalecimento das democracias e após a estabilização das mesmas, acaba por se tornar irrelevante? |
id |
RCAP_507f712d7bdff417a83389adf957d775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamentoEducaçãoFilosofiaPortugalFilosofia da EducaçãoEnsinoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNa consolidação das democracias ocidentais e na circunstância actual do desenvolvimento dos sistemas educativos no seio das mesmas, especialmente no que a Portugal diz respeito, a Filosofia da Educação enquanto base fundamental da educação filosófica, a qual desde há décadas a UNESCO vem apontando como essencial para o estabelecimento e solidificação desses regimes, teve um papel basilar e constituiu-se como estruturante da política educativa de massas, acrescendo, ainda, que a comunidade portuguesa da Filosofia da Educação, juntamente com a congénere francesa e espanhola, foi determinante para a afirmação deste novo saber. Agora, com a estabilização da democracia e a redefinição das políticas educativas gostaria de reflectir, ainda que brevemente, sobre as seguintes questões: Que Filosofia ou filosofias da Educação tem Portugal privilegiado numa altura de deliberado “apagamento” da educação filosófica em detrimento da educação científica e tecnológica? O que resta e qual a influência da Filosofia da Educação no panorama actual da educação em Portugal? Porque é a Filosofia um veículo privilegiado para o fortalecimento das democracias e após a estabilização das mesmas, acaba por se tornar irrelevante?Universidade do Porto. Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras. Gabinete de Filosofia da EducaçãoUniversidade do MinhoManso, Artur20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43023por1646-1959info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:39.685971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
title |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
spellingShingle |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento Manso, Artur Educação Filosofia Portugal Filosofia da Educação Ensino Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
title_full |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
title_fullStr |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
title_full_unstemmed |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
title_sort |
Filosofia da educação e educação filosófica em Portugal: dos anos de afirmação ao actual apagamento |
author |
Manso, Artur |
author_facet |
Manso, Artur |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manso, Artur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Portugal Filosofia da Educação Ensino Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Filosofia Portugal Filosofia da Educação Ensino Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Na consolidação das democracias ocidentais e na circunstância actual do desenvolvimento dos sistemas educativos no seio das mesmas, especialmente no que a Portugal diz respeito, a Filosofia da Educação enquanto base fundamental da educação filosófica, a qual desde há décadas a UNESCO vem apontando como essencial para o estabelecimento e solidificação desses regimes, teve um papel basilar e constituiu-se como estruturante da política educativa de massas, acrescendo, ainda, que a comunidade portuguesa da Filosofia da Educação, juntamente com a congénere francesa e espanhola, foi determinante para a afirmação deste novo saber. Agora, com a estabilização da democracia e a redefinição das políticas educativas gostaria de reflectir, ainda que brevemente, sobre as seguintes questões: Que Filosofia ou filosofias da Educação tem Portugal privilegiado numa altura de deliberado “apagamento” da educação filosófica em detrimento da educação científica e tecnológica? O que resta e qual a influência da Filosofia da Educação no panorama actual da educação em Portugal? Porque é a Filosofia um veículo privilegiado para o fortalecimento das democracias e após a estabilização das mesmas, acaba por se tornar irrelevante? |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43023 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras. Gabinete de Filosofia da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras. Gabinete de Filosofia da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132276406091776 |