Potencial de utilização de soluções de mobilidade aérea urbana na distribuição de mercadorias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39397 |
Resumo: | O aumento de vendas online e a necessidade da sua distribuição originaram um elevado movimento de carrinhas distribuidoras (vans) nos centros das cidades. O congestionamento, o ruído, a poluição atmosférica e a falta de estacionamento são influenciadas negativamente pelo acréscimo das carrinhas. Há assim uma necessidade de procurar soluções mais eficientes para a logística urbana tornando-a o mais sustentável possível. Algumas das soluções ainda em desenvolvimento são o uso de cargo bikes, robôs autónomos e drones para a entrega na última milha. A presente dissertação analisa o potencial operacional, social e ambiental do uso de drones para a distribuição de mercadorias em centros urbanos, fazendo uma comparação com outras soluções como é o caso das cargo bikes. Para tal, é realizada uma análise sob duas perspetivas: uma do potencial das soluções (cargo bikes e drones) e outra da aceitação pública (drones). A perspetiva do potencial das soluções foi realizada através da simulação de dados reais de tráfego no simulador AIMSUN enquanto que a da aceitação pública baseou-se na realização de um inquérito. O caso de estudo corresponde a uma área comercial na cidade do Porto (Portugal), mais especificamente num troço da Rua de Costa Cabral. A dissertação demonstra que, apesar de haver limitações, a distribuição de mercadorias com recurso a drones e a bicicletas é vantajosa, no que refere à melhoria da mobilidade, embora necessitem de serem bem estudadas para assegurarem uma resposta às necessidades dos cidadãos. Os melhores resultados da rede, para a logística urbana, correspondem a uma substituição de vans em 4% por cargo bikes e 5% por drones. |
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