A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eugénia Maria Duarte, 1957-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/782
Resumo: Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_509767db5243a0c6c41b758476f56d30
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientadorAdministração educacionalAvaliação externaAuto-avaliaçãoTrabalhos de projectoTrabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008As tendências actuais de reconfiguração do Estado e da acção pública traduzem-se numa mudança de paradigma de governança em todos os níveis da decisão política. Essa mudança assenta em processos de descentralização e de autonomia, que acarretam novas formas de regulação. A auto-avaliação das escolas surge, desta forma, como instrumento de regulação social, e a articulação entre avaliação externa e auto-avaliação como condição imprescindível para o reforço da autonomia das escolas. Neste contexto, face à conjuntura actual, a Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos de Carcavelos decidiu iniciar o processo de auto-avaliação no ano lectivo 2007/2008. Partindo do PAVE (Perfil de Auto-avaliação de Escola), um modelo de avaliação não estruturado, a escola organizou o seu próprio projecto de auto-avaliação de acordo com as suas preocupações e especificidades, assente numa lógica democrática de participação de todos os intervenientes na vida da escola, posta ao serviço da melhoria das aprendizagens dos alunos. O relatório final deste projecto está estruturado em três partes distintas. Numa primeira parte situa-se e enquadra-se teoricamente o estudo a partir de três conceitos centrais: regulação, autonomia e avaliação. Na parte II debruçamo-nos sobre o Projecto de Avaliação desenvolvido na Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos de Carcavelos, os princípios e os pressupostos que lhe estiveram subjacentes, a metodologia seguida assim como as várias fases em que este projecto se desenvolveu. A Parte III corresponde aos resultados alcançados.New trends in the governance of the public sector of today's societies call for new trends in the governance of education systems. Decentralisation and autonomy are key words in these new systems and they are closely related to new forms of regulation. School self-evaluation is being encouraged and promoted and along with external evaluation they will allow schools to develop their autonomy.Thus, Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos de Carcavelos has decided to undertake school self-evaluation from the school year 2007/2008 onwards. The project was based on the SSEP (School Self Evaluation Profile), an open model, which allowed the school to create its own project according to its needs and characteristics, involving key stakeholders such as students, parents and teachers in order to improveAfonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Eugénia Maria Duarte, 1957-2010-07-21T10:52:08Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:32.044442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
title A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
spellingShingle A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
Nunes, Eugénia Maria Duarte, 1957-
Administração educacional
Avaliação externa
Auto-avaliação
Trabalhos de projecto
title_short A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
title_full A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
title_fullStr A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
title_full_unstemmed A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
title_sort A auto-avaliação da escola : o PAVE como instrumento orientador
author Nunes, Eugénia Maria Duarte, 1957-
author_facet Nunes, Eugénia Maria Duarte, 1957-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Natércio, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Eugénia Maria Duarte, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional
Avaliação externa
Auto-avaliação
Trabalhos de projecto
topic Administração educacional
Avaliação externa
Auto-avaliação
Trabalhos de projecto
description Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/782
url http://hdl.handle.net/10451/782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157342769152