Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mónica Raquel Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3160
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_e87e66f5753a15f78d7165ac08bae0d5
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)LeituraLinguagem EscritaPrática EducativaMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.O presente relatório de estágio é o culminar do trabalho realizado nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, pelo Departamento de Ciências da Educação. Nas disciplinas foram realizados estágios no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na definição daquilo que seria este Relatório de Estágio, a prática pedagógica realizada em contexto pré-escolar foi decisiva. Optar por aprofundar no âmbito da linguagem escrita, para além do interesse e curiosidade da estagiária, procurou, em primeiro lugar, colmatar uma lacuna observada neste nível de ensino, onde as crianças não tinham hábitos de escrita, nem apresentavam interesse pela mesma. Sendo assim, este foi o ponto de partida para apostar nesta área, com vista a contribuir, através da conceção e implementação de estratégias diversificadas, mas significativas, para o desenvolvimento e aprendizagem da linguagem escrita nos dois contextos educativos de estágio. O trabalho no âmbito da escrita abrangeu várias estratégias que se consideram fundamentais para a aprendizagem da linguagem escrita mas, destacam-se a aposta no trabalho a partir da escrita do nome e, progressivamente, de outras palavras, para chegar à escrita de textos, com a finalidade de promover a evolução de conhecimentos nesta área por parte das crianças. A partir das diferentes estratégias utilizadas verificou-se uma mudança de comportamento das crianças face ao trabalho de escrita, pois, para além de explorarem esta área sem medos, também se verificou um crescimento significativo nas suas aprendizagens. Para aproximar as estratégias de trabalho aos conhecimentos e níveis de desenvolvimento das crianças e para analisar possíveis resultados das intervenções implementadas, foram realizadas avaliações, no início e no fim dos períodos de intervenção pedagógica, no âmbito da escrita e nos dois contextos educativos. De forma a alargar os conhecimentos sobre o trabalho no âmbito da linguagem escrita que se desenvolve nos contextos Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, foram realizadas entrevistas aos profissionais desta área, tendo-se verificado que estes realizam a abordagem à leitura e à escrita, quer numa perspetiva de preparação ou prontidão para a leitura, quer numa perspetiva de literacia emergente. Finalmente, cabe referir que esta caminhada, decorrente da experiência pedagógica realizada na Prática Educativa Supervisionada I e II, bem como a redação deste relatório de estágio, foi fundamental para o crescimento pessoal e profissional da estagiária.ABSTRACT: The present internship report is a culmination of work accomplished in the subjects of Supervised Educational Practice I and II, of a Master’s in Pre-School and Elementary School Education, ministered at the University of the Azores, by the Educational Sciences Department. Internships in these areas were conducted in the context of pre-school and elementary school education. In defining what this internship report should be, the pedagogical practice acquired in a pre-school context was decisive. By choosing to enhance in the scope of written language, beyond the interest and curiosity of the intern, sought to, in the first place, bridge a gap observed at this level of education, where the children did not have writing habits, nor did they present interest in this. Thus, this was the starting point to invest in this area, with the intent of contributing, through the design and implementation of diversified strategies, but significant to the development and learning of written language in the two educational contexts of the internship. The work in the scope of writing covered various strategies that are considered fundamental to learning written language but, focusing on the emphasis of the work on name writing and, progressively, of other words, to get to writing texts, with the purpose of promoting the evolution of knowledge in this subject by the children. From the different strategies utilized a change in the children’s behavior was verified with regards to written work, because, besides exploring this area without fear, a significant growth in their learning was verified. To approximate the work strategies to the knowledge and levels of the children’s development and to analyze possible results of the interventions that were implemented, evaluations were done, in the beginning and the end of the periods of pedagogical intervention, in the scope of writing and in the two educational contexts. In order to increase the knowledge gained on the work on written language that is developed in the pre-school and elementary contexts, interviews were done with professionals in this area, leading to verification that they approach reading and writing, either in a perspective of preparation or readiness for reading, or in an emergent literacy perspective. To finalize, it should be noted that this journey, arising from the pedagogical experience gained in the Supervised Educational Practice I and II, as well as the elaboration of this internship report, was fundamental to the personal and professional growth of the intern.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresRodrigues, Mónica Raquel Vieira2014-09-01T12:25:55Z2014-06-272014-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3160201406063porRodrigues, Mónica Raquel Vieira. "Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xii, 129 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:05Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:45.162541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Mónica Raquel Vieira
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Linguagem Escrita
Prática Educativa
title_short Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Mónica Raquel Vieira
author_facet Rodrigues, Mónica Raquel Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mónica Raquel Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Linguagem Escrita
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Linguagem Escrita
Prática Educativa
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01T12:25:55Z
2014-06-27
2014-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3160
201406063
url http://hdl.handle.net/10400.3/3160
identifier_str_mv 201406063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Mónica Raquel Vieira. "Da escrita do nome à escrita de textos: estratégias de abordagem à escrita na educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico". 2014. xii, 129 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708492419072