A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas. |
id |
RCAP_c1c160b71bf99b942e21b2a21ad42166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do ensino básicoLeitura e escritaIncentivoO presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas.2023-03-01T10:35:14Z2022-09-30T00:00:00Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5841TID:203087933porFerrão, Liliana Isabel Relvasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:12Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:23.423661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico Ferrão, Liliana Isabel Relvas Educação pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Leitura e escrita Incentivo |
title_short |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ferrão, Liliana Isabel Relvas |
author_facet |
Ferrão, Liliana Isabel Relvas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrão, Liliana Isabel Relvas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Leitura e escrita Incentivo |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Leitura e escrita Incentivo |
description |
O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30T00:00:00Z 2022-09-30 2023-03-01T10:35:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 TID:203087933 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 |
identifier_str_mv |
TID:203087933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130945062699008 |