A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão, Liliana Isabel Relvas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas.
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Ferrão, Liliana Isabel Relvas
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