A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Pereira, Teresa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Faria, Cláudia, Sousa, O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46864
Resumo: A escrita pode ser um instrumento para comunicar ou para aprender. Cada vez mais a investigação enfatiza a função epistémica da escrita. Neste estudo avalia-se a eficácia de um programa de intervenção em escrita para aprender os conteúdos de Estudo do Meio: analisam-se a construção de conhecimentos em conteúdos de Estudo do Meio e as habilidades desenvolvidas em escrita. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo de controlo (GC) e grupo experimental (GE), realizada no 4º ano de escolaridade num agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) na área da grande Lisboa. Optou-se por uma abordagem de trabalho de projeto no GE, com foco na escrita de textos expositivos. Os resultados mostram que a intervenção foi uma mais-valia em termos de aprendizagem, existindo diferenças significativas entre os alunos do GE e dos GC. As crianças do GE, ao mesmo tempo que aprenderam os conteúdos de Estudo do Meio, desenvolveram competências de escrita – conhecimentos de texto e consciência metatextual-, mas também de trabalho colaborativo. A análise dos resultados apoia a ideia de que escrever para aprender tem efeitos positivos sobre os conteúdos disciplinares, sobre a qualidade de escrita, o saber descrever e explicar e a ortografia. Os resultados têm implicações para as práticas de sala de aula dado que o trabalho realizado mostrou promover competências de literacia, construção de conhecimento e, ainda, favorecer uma maior autonomia, motivação e responsabilidade dos alunos.
id RCAP_50d07c31b136bc53b362049242dce40f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do MeioEscrever para aprenderTexto expositivoConstrução de conhecimentoTrabalho de projetoA escrita pode ser um instrumento para comunicar ou para aprender. Cada vez mais a investigação enfatiza a função epistémica da escrita. Neste estudo avalia-se a eficácia de um programa de intervenção em escrita para aprender os conteúdos de Estudo do Meio: analisam-se a construção de conhecimentos em conteúdos de Estudo do Meio e as habilidades desenvolvidas em escrita. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo de controlo (GC) e grupo experimental (GE), realizada no 4º ano de escolaridade num agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) na área da grande Lisboa. Optou-se por uma abordagem de trabalho de projeto no GE, com foco na escrita de textos expositivos. Os resultados mostram que a intervenção foi uma mais-valia em termos de aprendizagem, existindo diferenças significativas entre os alunos do GE e dos GC. As crianças do GE, ao mesmo tempo que aprenderam os conteúdos de Estudo do Meio, desenvolveram competências de escrita – conhecimentos de texto e consciência metatextual-, mas também de trabalho colaborativo. A análise dos resultados apoia a ideia de que escrever para aprender tem efeitos positivos sobre os conteúdos disciplinares, sobre a qualidade de escrita, o saber descrever e explicar e a ortografia. Os resultados têm implicações para as práticas de sala de aula dado que o trabalho realizado mostrou promover competências de literacia, construção de conhecimento e, ainda, favorecer uma maior autonomia, motivação e responsabilidade dos alunos.Repositório da Universidade de LisboaCosta Pereira, TeresaFaria, CláudiaSousa, O.2021-03-16T17:40:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46864engCosta-Pereira, T., Faria, C., & Sousa, O. (2019). A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio. Acta Scientiarum Language and Culture, 44(1), 1-13. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.457941983-4683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:53.374353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
title A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
spellingShingle A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
Costa Pereira, Teresa
Escrever para aprender
Texto expositivo
Construção de conhecimento
Trabalho de projeto
title_short A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
title_full A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
title_fullStr A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
title_full_unstemmed A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
title_sort A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
author Costa Pereira, Teresa
author_facet Costa Pereira, Teresa
Faria, Cláudia
Sousa, O.
author_role author
author2 Faria, Cláudia
Sousa, O.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Pereira, Teresa
Faria, Cláudia
Sousa, O.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrever para aprender
Texto expositivo
Construção de conhecimento
Trabalho de projeto
topic Escrever para aprender
Texto expositivo
Construção de conhecimento
Trabalho de projeto
description A escrita pode ser um instrumento para comunicar ou para aprender. Cada vez mais a investigação enfatiza a função epistémica da escrita. Neste estudo avalia-se a eficácia de um programa de intervenção em escrita para aprender os conteúdos de Estudo do Meio: analisam-se a construção de conhecimentos em conteúdos de Estudo do Meio e as habilidades desenvolvidas em escrita. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo de controlo (GC) e grupo experimental (GE), realizada no 4º ano de escolaridade num agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) na área da grande Lisboa. Optou-se por uma abordagem de trabalho de projeto no GE, com foco na escrita de textos expositivos. Os resultados mostram que a intervenção foi uma mais-valia em termos de aprendizagem, existindo diferenças significativas entre os alunos do GE e dos GC. As crianças do GE, ao mesmo tempo que aprenderam os conteúdos de Estudo do Meio, desenvolveram competências de escrita – conhecimentos de texto e consciência metatextual-, mas também de trabalho colaborativo. A análise dos resultados apoia a ideia de que escrever para aprender tem efeitos positivos sobre os conteúdos disciplinares, sobre a qualidade de escrita, o saber descrever e explicar e a ortografia. Os resultados têm implicações para as práticas de sala de aula dado que o trabalho realizado mostrou promover competências de literacia, construção de conhecimento e, ainda, favorecer uma maior autonomia, motivação e responsabilidade dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2021-03-16T17:40:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46864
url http://hdl.handle.net/10451/46864
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Costa-Pereira, T., Faria, C., & Sousa, O. (2019). A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio. Acta Scientiarum Language and Culture, 44(1), 1-13. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794
https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794
1983-4683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134534869975040