A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46864 |
Resumo: | A escrita pode ser um instrumento para comunicar ou para aprender. Cada vez mais a investigação enfatiza a função epistémica da escrita. Neste estudo avalia-se a eficácia de um programa de intervenção em escrita para aprender os conteúdos de Estudo do Meio: analisam-se a construção de conhecimentos em conteúdos de Estudo do Meio e as habilidades desenvolvidas em escrita. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo de controlo (GC) e grupo experimental (GE), realizada no 4º ano de escolaridade num agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) na área da grande Lisboa. Optou-se por uma abordagem de trabalho de projeto no GE, com foco na escrita de textos expositivos. Os resultados mostram que a intervenção foi uma mais-valia em termos de aprendizagem, existindo diferenças significativas entre os alunos do GE e dos GC. As crianças do GE, ao mesmo tempo que aprenderam os conteúdos de Estudo do Meio, desenvolveram competências de escrita – conhecimentos de texto e consciência metatextual-, mas também de trabalho colaborativo. A análise dos resultados apoia a ideia de que escrever para aprender tem efeitos positivos sobre os conteúdos disciplinares, sobre a qualidade de escrita, o saber descrever e explicar e a ortografia. Os resultados têm implicações para as práticas de sala de aula dado que o trabalho realizado mostrou promover competências de literacia, construção de conhecimento e, ainda, favorecer uma maior autonomia, motivação e responsabilidade dos alunos. |
id |
RCAP_50d07c31b136bc53b362049242dce40f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/46864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do MeioEscrever para aprenderTexto expositivoConstrução de conhecimentoTrabalho de projetoA escrita pode ser um instrumento para comunicar ou para aprender. Cada vez mais a investigação enfatiza a função epistémica da escrita. Neste estudo avalia-se a eficácia de um programa de intervenção em escrita para aprender os conteúdos de Estudo do Meio: analisam-se a construção de conhecimentos em conteúdos de Estudo do Meio e as habilidades desenvolvidas em escrita. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo de controlo (GC) e grupo experimental (GE), realizada no 4º ano de escolaridade num agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) na área da grande Lisboa. Optou-se por uma abordagem de trabalho de projeto no GE, com foco na escrita de textos expositivos. Os resultados mostram que a intervenção foi uma mais-valia em termos de aprendizagem, existindo diferenças significativas entre os alunos do GE e dos GC. As crianças do GE, ao mesmo tempo que aprenderam os conteúdos de Estudo do Meio, desenvolveram competências de escrita – conhecimentos de texto e consciência metatextual-, mas também de trabalho colaborativo. A análise dos resultados apoia a ideia de que escrever para aprender tem efeitos positivos sobre os conteúdos disciplinares, sobre a qualidade de escrita, o saber descrever e explicar e a ortografia. Os resultados têm implicações para as práticas de sala de aula dado que o trabalho realizado mostrou promover competências de literacia, construção de conhecimento e, ainda, favorecer uma maior autonomia, motivação e responsabilidade dos alunos.Repositório da Universidade de LisboaCosta Pereira, TeresaFaria, CláudiaSousa, O.2021-03-16T17:40:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46864engCosta-Pereira, T., Faria, C., & Sousa, O. (2019). A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio. Acta Scientiarum Language and Culture, 44(1), 1-13. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.457941983-4683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:53.374353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
title |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
spellingShingle |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio Costa Pereira, Teresa Escrever para aprender Texto expositivo Construção de conhecimento Trabalho de projeto |
title_short |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
title_full |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
title_fullStr |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
title_full_unstemmed |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
title_sort |
A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio |
author |
Costa Pereira, Teresa |
author_facet |
Costa Pereira, Teresa Faria, Cláudia Sousa, O. |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Cláudia Sousa, O. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Pereira, Teresa Faria, Cláudia Sousa, O. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrever para aprender Texto expositivo Construção de conhecimento Trabalho de projeto |
topic |
Escrever para aprender Texto expositivo Construção de conhecimento Trabalho de projeto |
description |
A escrita pode ser um instrumento para comunicar ou para aprender. Cada vez mais a investigação enfatiza a função epistémica da escrita. Neste estudo avalia-se a eficácia de um programa de intervenção em escrita para aprender os conteúdos de Estudo do Meio: analisam-se a construção de conhecimentos em conteúdos de Estudo do Meio e as habilidades desenvolvidas em escrita. Trata-se de uma pesquisa quase-experimental com grupo de controlo (GC) e grupo experimental (GE), realizada no 4º ano de escolaridade num agrupamento TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) na área da grande Lisboa. Optou-se por uma abordagem de trabalho de projeto no GE, com foco na escrita de textos expositivos. Os resultados mostram que a intervenção foi uma mais-valia em termos de aprendizagem, existindo diferenças significativas entre os alunos do GE e dos GC. As crianças do GE, ao mesmo tempo que aprenderam os conteúdos de Estudo do Meio, desenvolveram competências de escrita – conhecimentos de texto e consciência metatextual-, mas também de trabalho colaborativo. A análise dos resultados apoia a ideia de que escrever para aprender tem efeitos positivos sobre os conteúdos disciplinares, sobre a qualidade de escrita, o saber descrever e explicar e a ortografia. Os resultados têm implicações para as práticas de sala de aula dado que o trabalho realizado mostrou promover competências de literacia, construção de conhecimento e, ainda, favorecer uma maior autonomia, motivação e responsabilidade dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2021-03-16T17:40:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/46864 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/46864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa-Pereira, T., Faria, C., & Sousa, O. (2019). A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio. Acta Scientiarum Language and Culture, 44(1), 1-13. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794 https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794 1983-4683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134534869975040 |