As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalo, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5208
Resumo: O desenvolvimento das competências em Tecnologias de Informação e Comunicação para os professores é crucial para a exploração das TICs em sala de aula e para incorporar o digital nos processos de ensino e aprendizagem. Vencer os obstáculos de literacia dos professores, cuja adesão às TICs resulta em grande parte da sua competência e do seu percurso de aprendizagem que, para os mais seniores, decorreu na maior parte das vezes em regime de auto aprendizagem. O tema é relevante e o este relatório apresenta os padrões de competência em TIC para professores, proposto pela UNESCO, em 2008, no seu documento ICT competency standards for teachers: competency standards modules e a sua tradução, em Português, de 2009.
id RCAP_50da9f5f43a209dc7e5e31f9e7968506
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008Ensino e aprendizagemCompetências TICUNESCOO desenvolvimento das competências em Tecnologias de Informação e Comunicação para os professores é crucial para a exploração das TICs em sala de aula e para incorporar o digital nos processos de ensino e aprendizagem. Vencer os obstáculos de literacia dos professores, cuja adesão às TICs resulta em grande parte da sua competência e do seu percurso de aprendizagem que, para os mais seniores, decorreu na maior parte das vezes em regime de auto aprendizagem. O tema é relevante e o este relatório apresenta os padrões de competência em TIC para professores, proposto pela UNESCO, em 2008, no seu documento ICT competency standards for teachers: competency standards modules e a sua tradução, em Português, de 2009.Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRobalo, AnaGouveia, Luis Borges2016-02-22T10:52:23Z2016-02-19T00:00:00Z2016-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:04.736465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
title As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
spellingShingle As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
Robalo, Ana
Ensino e aprendizagem
Competências TIC
UNESCO
title_short As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
title_full As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
title_fullStr As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
title_full_unstemmed As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
title_sort As competências em TIC para professores: estudo da proposta UNESCO de 2008
author Robalo, Ana
author_facet Robalo, Ana
Gouveia, Luis Borges
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Robalo, Ana
Gouveia, Luis Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Competências TIC
UNESCO
topic Ensino e aprendizagem
Competências TIC
UNESCO
description O desenvolvimento das competências em Tecnologias de Informação e Comunicação para os professores é crucial para a exploração das TICs em sala de aula e para incorporar o digital nos processos de ensino e aprendizagem. Vencer os obstáculos de literacia dos professores, cuja adesão às TICs resulta em grande parte da sua competência e do seu percurso de aprendizagem que, para os mais seniores, decorreu na maior parte das vezes em regime de auto aprendizagem. O tema é relevante e o este relatório apresenta os padrões de competência em TIC para professores, proposto pela UNESCO, em 2008, no seu documento ICT competency standards for teachers: competency standards modules e a sua tradução, em Português, de 2009.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-22T10:52:23Z
2016-02-19T00:00:00Z
2016-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5208
url http://hdl.handle.net/10284/5208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130287257419776